Universo da Espiritualidade
xMudras para a saúdeMudras Para Atrair RiquezaMudras de ProteçãoMudras Conexão Divina
xManual de MudrasBotânica Medicinal e místicaProsperidade Através dos MantrA Natureza Contra a DepressãoLOJA
xPaz de EspíritoMeditação de Cura
xMantras de CuraMantras para a ProsperidadeMantras para Meditação
xTerapias HolísticasTerapias ChinesasEFTTécnica KarunaReiki
xCuraProteçãoPerdãoProsperidade
xSímbolos de ProteçãoSímbolos de CuraSímbolos de Prosperidade
xBotânica OcultaBotânica Medicinal
xCorpo mente e alma
xTerapias dos Chakras
Símbolos>Símbolos de Cura> O PODER DO SRI YANTRA: UM MISTÉRIO A SER DESVENDADO

O PODER DO SRI YANTRA: UM MISTÉRIO A SER DESVENDADO

A cultura hinduísta é repleta de símbolos e rituais com significados muito interessantes. Sri Yantra é considerado o yantra mais importante e sagrado na cultura hinduísta. Acredita-se que se meditarmos concentrados nesta figura entraremos em contato com nossos aspectos interiores e, também, com os aspectos mais universais de maneira intensa.

 

 

Yantra significa o instrumento com o qual controlamos a energia contida em nosso ser. Originária do sânscrito, esta palavra significa: instrumento usado para controlar.

 

Tra = instrumento

Yam = controlar

 

 

O yantra pode servir como representação do aspecto do divino, ou também pode ser um modelo para adoração interior e imediata de uma divindade.

 

É um símbolo que contém elementos dinâmicos, o que estimula o movimento da energia contida em nosso ser. Ele faz refrear as forças psíquicas, estimulando as visualizações internas, meditações e vivências.

 

 


A geometrização dinâmica sugere uma contínua expansão do centro da figura em direção à circunferência, requerendo certo tempo para seu percurso e, por outro lado, deve ser compreendida como uma hierarquia perene ou uma gradação de estágios que são manifestados simultaneamente. Em seu centro está localizado o valor supremo Absoluto, de onde tudo emana e para onde tudo se concentra.

 

As visualizações, meditações e vivências advindas do yantra devem ser consideradas como reflexos da essência divina na sua criação do universo e ao mesmo tempo como emanações da psique de quem a está visualizando. Elementos antagônicos são evocados, quando o observamos: criação e destruição, feminino e masculino, evolução e involução do mundo, a compreensão do eu interior até o eu universal.

 

Na figura há nove triângulos que se interpenetram. Os triângulos voltados para baixo são considerados símbolo do feminino, ou seja, representam a deusa Shakti, e os que estão voltados para cima são os masculinos, representando o deus Shiva.

 

O Sri Yantra simboliza a vida, simultaneamente - o universal e individual, como uma incessante interação de opostos cooperantes.

 

Os cinco triângulos femininos em expansão ascendente e os quatro masculinos que emergem em sentido contrário significam o processo contínuo de criação. Como uma sucessão ininterrupta de raios luminosos, eles se fundem uns nos outros e espelham o momento eterno da geração. Esta figura é a representação de aspectos antagônicos, um dinamismo representado por uma figura estática.

 

 

SRI YANTRA é o símbolo do Universo e sua Causa. 

 

Estes dois jogos de triângulos estão sobrepostos para demonstrar a união de Shiva e Shakti. Assim unidos criam a figura dentro das oito pétalas de lótus no Yantra pleno. Fora dessas oito pétalas há outras dezesseis pétalas. Algumas linhas e um contorno com quatro portais ou portas, que se encontram em todos os Yantras e se chama Bhúpura e serve para os fins do que em Magia se chama Barreira.

 

 

Este Yantra tem nove Chakras, ou compartimentos, formados pela interseção dos triângulos.

 

Namastê!

Equipe Universo da Espiritualidade

Fonte: radiovivazen

 

 

Querido Irmão de jornada,  se você gostou deste artigo e deseja saber mais sobre técnicas e terapias de cura, clique no livro abaixo: