Universo da Espiritualidade
xMudras para a saúdeMudras Para Atrair RiquezaMudras de ProteçãoMudras Conexão Divina
xManual de MudrasBotânica Medicinal e místicaProsperidade Através dos MantrA Natureza Contra a DepressãoLOJA
xPaz de EspíritoMeditação de Cura
xMantras de CuraMantras para a ProsperidadeMantras para Meditação
xTerapias HolísticasTerapias ChinesasEFTTécnica KarunaReiki
xCuraProteçãoPerdãoProsperidade
xSímbolos de ProteçãoSímbolos de CuraSímbolos de Prosperidade
xBotânica OcultaBotânica Medicinal
xCorpo mente e alma
xTerapias dos Chakras
Plantas>Botânica Medicinal>AROMATERAPIA: ÓLEOS ESSENCIAIS QUE PODEM MUDAR SUA VIDA

AROMATERAPIA: ÓLEOS ESSENCIAIS QUE PODEM MUDAR SUA VIDA

 

AROMATERAPIA: ÓLEOS ESSENCIAIS QUE PODEM MUDAR SUA VIDA

 

As terapias alternativas vão ganhando a cada dia mais e mais adeptos, quer para tratar ou mesmo para prevenir alguns males. Descubra todos os benefícios da Aromaterapia e encare a vida de forma mais positiva

 

A Aromaterapia consiste na utilização de óleos essenciais com fins terapêuticos, de forma a ajudar no tratamento de problemas físicos ou de ordem espiritual. Para obter estes chamados óleos essenciais estudam-se as plantas e recolhem-se os componentes mais adequados para cada situação.

 

 

 

 

A designação “óleos essenciais” deve-se ao fato de serem extremamente concentrados, conseguindo aproveitar todas as propriedades positivas existentes nas plantas a partir das quais são feitos, em benefício da saúde e do bem-estar. Os métodos de extração são simples, para que o óleo seja puro e o seu efeito seja mais intenso.

 

Esta terapia apresenta muitos benefícios e pode ser utilizada no tratamento de vários problemas, conseguindo que o organismo esteja em equilíbrio, e obtenha a paz e bem-estar de que tanto precisa. A Aromaterapia pode ser utilizada como um complemento de outras técnicas.

 

 

Como se utiliza a Aromaterapia?
Os óleos essenciais obtidos a partir das plantas atuam no organismo através da aplicação na pele. Tanto podem ser aplicados em massagens ou no banho, como ser usados como perfumes e ambientadores. As propriedades químicas destes óleos são absorvidas pela pele ou através do olfato e são levadas para o fluxo sanguíneo, que por sua vez se encarrega de as distribuir pelo corpo, promovendo uma sensação de bem-estar a todo o organismo.

 

Que óleos são mais adequados?
De uma forma geral, alguns dos principais óleos utilizados pela Aromaterapia e respetivas características terapêuticas, são os que aqui apresento.

 

Alecrim: fortifica o cérebro e desta forma ajuda a resolver problemas de concentração. É muito benéfico para estimular a criatividade e ajuda no bom desempenho profissional, pois também é estimulante. Quando é utilizado em massagens promove o relaxamento muscular. Não deve ser usado durante a gravidez sem consultar um técnico especializado.

 

Camomila: tem propriedades calmantes e facilita a expressão de sentimentos. Pode ser utilizada para ajudar no tratamento de problemas emocionais, e também em tratamentos dermatológicos.

 

Eucalipto: promove a circulação sanguínea, descongestiona as artérias e é ótimo para ajudar no tratamento de problemas respiratórios. A nível psíquico ajuda a afastar a tristeza e os sentimentos de solidão.

 

Flor de Laranjeira: transmite alegria de viver. Ajuda a ter um sono tranquilo e a melhorar o descanso, sendo eficaz no tratamento de insônias. Também é benéfica para ajudar a resolver situações de depressão ou stress.

 

Lavanda: é excelente para superar problemas emocionais, pois transmite equilíbrio, paz e tranquilidade. Torna o pensamento mais claro, ajuda a melhorar a concentração e a memória. Fortalece o organismo, criando-lhe mais defesas.

 

Jasmim: é o óleo indicado para ajudar a melhorar a vida amorosa, pois desenvolve o romantismo e a sensualidade. Facilita o equilíbrio entre os chacras, contribuindo para uma maior sensação de bem-estar.

 

Gengibre: tem propriedades estimulantes, transmite alegria e fomenta a criatividade. Desenvolve o amor-próprio e a valorização pessoal, ajuda a pessoa a adquirir confiança em si própria. A nível físico, ajuda no tratamento de problemas respiratórios. Facilita a digestão e ajuda a reduzir o cansaço.

 

Rosa: desenvolve a vida emocional, pois desbloqueia as emoções. Fomenta o amor e desperta o romantismo, atraindo a beleza e a criatividade. Ajuda a tratar problemas no aparelho reprodutivo e facilita a circulação do sangue.

 

Sândalo: favorece a concentração e ajuda a desenvolver a força interior. Promove uma sensação de tranquilidade e conforto, reduzindo o medo e a ansiedade. É um afrodisíaco bastante eficaz, especialmente para os homens.

 

Namastê! 

Nina Greguer

Fonte: lifestyle

 

Querido leitor, se você gostou desse artigo, poderá gostar de nosso Manual Completo sobre Botânica Oculta e Medicinal! Clique no livro abaixo: