Universo da Espiritualidade
xMudras para a saúdeMudras Para Atrair RiquezaMudras de ProteçãoMudras Conexão Divina
xManual de MudrasBotânica Medicinal e místicaProsperidade Através dos MantrA Natureza Contra a DepressãoLOJA
xPaz de EspíritoMeditação de Cura
xMantras de CuraMantras para a ProsperidadeMantras para Meditação
xTerapias HolísticasTerapias ChinesasEFTTécnica KarunaReiki
xCuraProteçãoPerdãoProsperidade
xSímbolos de ProteçãoSímbolos de CuraSímbolos de Prosperidade
xBotânica OcultaBotânica Medicinal
xCorpo mente e alma
xTerapias dos Chakras
Cura espiritual>Corpo mente e alma>CÓDIGOS PARA REPROGRAMAÇÃO MENTAL

CÓDIGOS PARA REPROGRAMAÇÃO MENTAL

 

     Este método serve para se induzir um estado maior e mais profundo de relaxamento na vida, na mente e no corpo para que possamos iniciar a exploração das camadas mais profundas da mente a fim de remover a causa raiz dos desequilíbrios.

 

 

   É um método que provê fundações firmes para a Reprogramação Mental efetiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

Reprogramando a mente

 

  Isto é definitivamente possível, pelo menos em certa medida. O conteúdo de nossa mente se deve as interações que tivemos com nosso meio ambiente desde o nascimento.

 

 

 

 

   Nosso programa mental tem sido escrito em resposta às situações que enfrentamos na vida. Ele está continuamente sendo atualizado e modificado sob a luz das novas experiências.

 

   Neste sentido, é possível influenciar a direção de nossa mente conscientemente, desenvolvendo atitudes como as que  serão sugeridas a seguir:

 

   O processo de desenvolver conscientemente atitudes positivas perante a vida é o passo inicial para total limpeza da mente. Isso sim traz relaxamento profundo e vida nova. A escolha é nossa: podemos fazer a diferença agora, fazendo deste mundo um paraíso na terra, ou permanecermos como estamos.

 

 

 

 

Códigos para reprogramação mental

 

    Os códigos são sugestões para que você comece a alterar conscientemente sua atitude perante as situações da vida. Eles têm o objetivo de fazê-lo relaxar profundamente, para que possa explorar sua mente através das práticas meditativas, desenterrando os aspectos mais negativos de sua natureza mental. Se preocupe em lembrar destes códigos durante seu dia-a-dia, de modo que alguma mudança aconteça de dentro para fora.

 

 

 

 

Código 1

 

    Faça um esforço para aceitar todas as pessoas como elas são. Tente aceitar as pessoas em concordância com o condicionamento mental delas. O que você vê nelas é apenas uma manifestação de seu programa mental. Neste sentido, elas não são diferentes de você, exceto pelo programa que há em suas mentes. Você se encontra consciente agora da sua dependência de seus condicionamentos mentais. Talvez os outros ainda não tenham percebido isso. De qualquer maneira, na medida em que começar a aceitar os outros, gradativamente os outros lhe aceitarão também da forma como você é.

 

 

Código 2

 

   Aceite a si mesmo. Perceba que suas ações são o resultado de sua maquiagem mental. Por esta razão, não se preocupe com suas deficiências e problemas. Aceite suas limitações. Mas ao mesmo tempo, sinta a necessidade de limpar a mente de seus conflitos. É a inabilidade de aceitar a nós mesmos que causa angústia na vida.

 

 

Código 3

 

   Observe suas reações habituais às pessoas e aos lugares. Observe como o seu apego aos acontecimentos do exterior lhe causam descontentamento. Tente reduzir a necessidade que possui de procurar a felicidade nas trivialidades da vida. Não que você não tenha que se envolver com o mundo, pois isso resultaria em supressão, o que causa tensão. Se algo acontece e você não atinge a meta esperada, aceite a situação com desapego.

 

 

Código 4

 

   Esteja consciente de suas maiores necessidades, apegos, desejos etc. Seja o mais crítico possível. Um método eficaz para descobrir seus apegos mais profundos é traçar a causa raiz de sua raiva, de sua infelicidade, dessa maneira irá encontrar a causa mental ou emocional que o perturbou. Mantenha atenção nas reações que sente ao ver pessoas que não gosta. Estas pessoas de que não gosta irão ajudá-lo, por este processo de aprofundamento, a reconhecer e eventualmente remover o problema. Veja tudo e todos como professores.

 

 

Código 5

 

   Viva no agora. Não viva no passado se preocupando com o que aconteceu ou revivendo experiências prazerosas. Não antecipe o futuro. Planos podem ser feitos, mas faça dos planos extensões do presente, não como acontecimentos futuros. Tente viver cada momento devotando toda sua atenção ao agora. Dessa maneira você começa a viver plenamente. Quando fizer alguma coisa, de se vestir a se alimentar, de varrer o chão a meditar, tente não pensar em quando irá terminar. Aproveite de cada atividade a cada segundo que a executa. Sinta que você existe e que cada expressão de sua existência se mostra nas suas atividades.

 

 

Código 6

 

   Não se identifique completamente com suas ações, com seu corpo ou sua mente. Mesmo que esteja lutando para mudar sua mente, ela é só um aspecto seu. Ela não é sua consciência – a testemunha que vê todos os eventos que ocorrem em sua vida. Temos a tendência de nos identificar com a mente e com o corpo. Nos esquecemos que é a consciência que brilha atrás de tudo o que fazemos. Na medida em que purificamos o corpo e a mente começamos a ver e a identificar nós mesmo com esta consciência.

 

 

Código 7

 

   Tente ser mais aberto a outras pessoas. Expresse seus sentimentos mais profundos o máximo que puder. Quando tentamos ser o que não somos, quando tentamos impressionar as pessoas e quando nós ocultamos nossos sentimentos mais profundos, imediatamente experienciamos tensão mental. Isso intensifica o sentimento de eu contra o mundo.

 

 

Código 8

 

   Lembre-se que todas as pessoas são capazes de adquirir altos níveis de consciência. Todas as atitudes do homem em relação ao meio ambiente e em relação a si mesmo estão conectadas ao seu programa mental. Seu presente estilo de vida é temporário e ele irá mudar e se tornará mais harmonioso na medida em que o homem começa a compreender a si mesmo. Todos nós temos um potencial oculto pronto para ser realizado. Tente ver este potencial em todas as pessoas, não importando o quão difícil isso possa ser.

 

 

Código 9

 

   Não evite situações difíceis. Normalmente, tentamos viver nossa vida da maneira que possamos interagir o mínimo possível com pessoas que não gostamos. Tentamos sempre nos associar a pessoas que estão em concordância com nossos padrões mentais. Neste caminho vivemos de maneira a satisfazer e reforçar as atitudes que dificultam nosso despertar. Trate as dificuldades e as pessoas de que não gosta como grandes professores. São estas pessoas e dificuldades que irão lhe mostrar de forma clara como seu programa mental opera. São estes inimigos os responsáveis por desenterrar conflitos emocionais e padrões mentais. São poucas as pessoas que estão conscientes de seu programa e condicionamentos mentais. Na medida em que os reconhecemos, podemos lidar melhor com eles.

 

 

Código 10

 

   Tente se colocar no lugar de outras pessoas. Ao invés de reagir cegamente conforme seus padrões mentais. Tente ver o ponto de vista do outro. Lembre-se sempre: sua reação é puramente automática.

 

Namastê!  

 Nina Greguer

 

Fonte Pesquisada: Texto extraído dos livros «A Systematic Course in the Ancient Tantric Techniques of Yoga and Kriya», Yoga Publications Trust, 2004 e «Meditations from the Tantras», Yoga Publications Trust, 2005.