Universo da Espiritualidade
xMudras para a saúdeMudras Para Atrair RiquezaMudras de ProteçãoMudras Conexão Divina
xManual de MudrasBotânica Medicinal e místicaProsperidade Através dos MantrA Natureza Contra a DepressãoLOJA
xPaz de EspíritoMeditação de Cura
xMantras de CuraMantras para a ProsperidadeMantras para Meditação
xTerapias HolísticasTerapias ChinesasEFTTécnica KarunaReiki
xCuraProteçãoPerdãoProsperidade
xSímbolos de ProteçãoSímbolos de CuraSímbolos de Prosperidade
xBotânica OcultaBotânica Medicinal
xCorpo mente e alma
xTerapias dos Chakras
Plantas>Botânica Medicinal>CONHEÇA OS PODEROSOS BENEFÍCIOS DA SÁLVIA

CONHEÇA OS PODEROSOS BENEFÍCIOS DA SÁLVIA

 

Há muitas plantas e ervas que conseguem capturar os corações de pessoas em todo o mundo e é isso que a sálvia tem feito. 

O nome científico da planta já diz muito: Sálvia, o que se traduz do latim como ser salvo ou cura.

 

 

SÁLVIA, BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

 

 Aqui estão algumas das maravilhas que a sálvia faz:

 

  1. Melhora a memória e a função cerebral

 

Vários estudos mostram que a sálvia pode alterar as capacidades cognitivas de uma pessoa e pode ter potencial no tratamento de desordens neurológicas, tais como a doença de Alzheimer. Isto confirma a antiga sabedoria e filosofias da medicina chinesa e ayurveda.

 

  1. Sálvia como um tratamento para a doença de Alzheimer

 

Alguns desenvolvimentos interessantes estão em andamento na área de pesquisa de Alzheimer. Um ensaio clínico publicado no Journal of Clinical Pharmacology and Therapeutics mostrou que os pacientes com forma ligeira a moderada da doença melhoraram suas habilidades cognitivas e experimentaram menos turbulência após tomar sálvia por quatro meses.

 

Os cientistas explicam que os efeitos positivos sobre o cérebro provavelmente tem a ver com uma combinação de produtos químicos que também inibem uma enzima chamada acetilcolinesterase (AChE), que altera a função do neurotransmissor em pacientes com doença de Alzheimer. 

 

  1. Efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios

 

Esta erva contém muitos compostos anti-inflamatórios e anti-oxidantes. Tem sido sugerido que os indivíduos que sofrem de condições inflamatórias, incluindo a artrite e a asma, devem fazer uso da sálvia.

 

Tal como alecrim, a sálvia também contém ácido rosmarínico, que é facilmente absorvido e controla a resposta inflamatória do corpo. Além disso, as folhas da planta e o caule também são abundantes em enzimas antioxidantes, que previnem o estresse oxidativo que pode levar a muitas doenças crônicas, incluindo câncer.

 

  1. Sálvia e a saúde do fígado

 

Alguns estudos em animais mostraram que os antioxidantes contidos na sálvia podem promover a saúde do fígado. Quando usada em forma de chá, os níveis de antioxidantes no fígado aumentam, como foi relatado no estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology em 2005.

 

  1. Sálvia pode prevenir diabetes

 

Os estudos foram realizados principalmente em animais de laboratório e mostraram que o extrato de sálvia bloqueia a liberação de glicose armazenada no fígado reduzindo assim os níveis de açúcar no sangue dos animais.

Quando a erva foi comparada com um medicamento comum de diabetes, a metformina, constatou-se que a sálvia poderia desempenhar um papel importante na prevenção da diabetes de tipo 2. Um pequeno estudo publicado em Teorias de cortesia no Medicine mostrou que a sálvia também reduz os níveis de glicose em jejum em pacientes com diabetes.

 

  1. A sálvia reduz os sintomas da menopausa 

 

A sálvia pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas incômodos da menopausa. Segundo a pesquisa, o chá feito com folhas de sálvia secas é particularmente eficaz contra as ondas de calor nas mulheres. Deve ser usado em forma de chá no início de um desses episódios, como uma medida preventiva. A sálvia pode reduzir a frequência e intensidade do calor em até dois dias.

Em 2011, um estudo publicado na revista Advances in Therapy mostrou que havia uma redução significativa das ondas de calor em mulheres na pós-menopausa após tomar suplementos de folhas de sálvia.

 

  1. Sálvia ajuda nos processos de ansiedade

 

A sálvia também pode melhorar o bem-estar mental. Quando os voluntários de um estudo tomaram extrato de folha de sálvia ou um placebo de açúcar, houve uma diferença significativa entre os dois grupos. Aqueles que tomaram a sálvia tiveram uma melhora no humor e diminuição dos níveis de ansiedade durante todo o teste.

 

Obs.: Este artigo refere-se a tratamento natural e não tem a pretensão de substituir a consulta médica.