Universo da Espiritualidade
xMudras para a saúdeMudras Para Atrair RiquezaMudras de ProteçãoMudras Conexão Divina
xManual de MudrasBotânica Medicinal e místicaProsperidade Através dos MantrA Natureza Contra a DepressãoLOJA
xPaz de EspíritoMeditação de Cura
xMantras de CuraMantras para a ProsperidadeMantras para Meditação
xTerapias HolísticasTerapias ChinesasEFTTécnica KarunaReiki
xCuraProteçãoPerdãoProsperidade
xSímbolos de ProteçãoSímbolos de CuraSímbolos de Prosperidade
xBotânica OcultaBotânica Medicinal
xCorpo mente e alma
xTerapias dos Chakras
Plantas>Botânica Medicinal>CONHEÇA OS SURPREENDENTES USOS E BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE ALECRIM

CONHEÇA OS SURPREENDENTES USOS E BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE ALECRIM

CONHEÇA OS SURPREENDENTES USOS E BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE ALECRIM

 

O alecrim é uma das ervas mais poderosas no meio vegetal e produz um dos óleos essenciais mais ricos do planeta. Ele serve tanto para a cura de condições de saúde quanto para a purificação de ambientes.

 

 

ÓLEOS BASE, ONDE O ÓLEO DE ALECRIM DEVE SER DILUÍDO

*Para muitos dos usos do óleo essencial de alecrim, é aconselhado que ele seja diluído em um óleo base.

*Os óleos considerados base servem como um veículo de transporte para o óleo essencial, já que este é extraído de forma concentrada e deve ser usado apenas em pequenas quantidades. Um óleo base é usado para diluir o óleo essencial para que seu uso se torne mais seguro.

Algumas das opções de óleos base são: óleo de coco, de abacate, prímula, de macadâmia, de semente de rosa mosqueta, azeite de oliva, entre outros.

 

 

NUNCA UTILIZE O ÓLEO ESSENCIAL PURO

Para massagens: use sempre um óleo base. Adicione 2 gotas de óleo essencial para cada colher de chá de óleo de base ou água.

Para inalação, você pode ferver água, colocar em uma xícara e pingar 2 ou 3 gotas e respirar profundamente. Outra opção é utilizar um aromatizador (à venda em casas especializadas).

Para utilizar no banho: adicione de 3 a 5 gotas aos sais de banho ou à uma colher de chá de óleo de base e despeje a mistura na água. Misturar o óleo essencial com um óleo de base antes de adicioná-lo à água do banho evitará o contato direto com a pele, o que poderia causar irritações.

 

 OS MELHORES USOS DO ÓLEO DE ALECRIM

Antienvelhecimento: Apresenta um efeito instantâneo, sendo melhor do que qualquer creme no mercado. Além disso, relaxa a pele e permite que as células da derme se hidratem, melhorando nosso aspecto em minutos. Traz frescor, elasticidade e brilho, proteção celular, devido às suas altas doses de antioxidantes.  

Dicas de uso: Misture 2 gotas do óleo de alecrim em uma colher de chá de óleo de coco e depois aplique na pele.

 

Afecções da pele: O óleo de alecrim também serve para matar as bactérias, fungos e vírus na pele, o que o torna ideal para uso em pequenas feridas e queimaduras, ou para tratar dermatites, acne, eczema ou psoríase.

 

Propriedades Calmantes e Antiinflamatórias: É uma boa alternativa para reduzir as inflamações produzidas pela artrite, reumatismo ou hemorroidas.

 

Antisséptico e Antibiótico: Pode ser usado quando existem feridas superficiais, cortes domésticos, etc. O óleo não permitirá que as bactérias ou a sujeira entrem na lesão e causem uma infecção.

 

Cicatrizante: Acaba com os micro-organismos para que a pele possa se regenerar. As feridas fecharão muito mais rapidamente, a região ficará perfeita e sem marcas.

 

Alivia os sintomas de gripe e resfriado: A ação antisséptica traz benefícios para tratar diversas infecções respiratórias e para ajudar a aliviar os sintomas de resfriado ou de gripe como nariz entupido, tosse e congestão nasal.

Dica de uso: Faça massagem com 2 gotas de óleo de alecrim diluído em óleo base, de côco, amêndoas ou azeite de oliva, no peito e na garganta a cada três horas.

 

Aumentar a circulação sanguínea: O óleo de alecrim é uma das maneiras mais fáceis para melhorar a circulação no corpo. Ele ajuda a tratar cãibras musculares, mãos e pés frios e dores musculares.

Dica de uso: Faça massagem com 2 gotas de óleo de alecrim diluído em óleo de coco, na áreas comprometidas regularmente.

 

Ajuda a curar dores de cabeça: Há benefícios do óleo de alecrim quando aplicado à pele, melhorando a circulação e tratando a dor, aliviando a enxaqueca ou a dor de cabeça latejante. Se a dor de cabeça estiver relacionada ao estresse, o uso do óleo irá aliviar inclusive a causa da dor.

Dica de uso: Aplique uma gota do óleo de alecrim diluído em óleo base, nas têmporas, ou nas partes doloridas da cabeça. Você também pode esfregá-lo nas mãos e coloca-las sobre a boca e o nariz por até um minuto para inalar as propriedades curativas do alecrim.

 

Ajuda a tratar estrias e celulite: O óleo de alecrim melhora a circulação, elimina as toxinas e por isso é um óleo ideal para banir a celulite. Ele também é um dos melhores óleos essenciais para a remoção de estrias, especialmente quando misturado com óleo de coco, outro remédio incrível para tratar estas marcas tão indesejadas. 

Dica de uso: Adicione duas gotas de óleo essencial de alecrim e duas gotas de óleo essencial de erva-doce a três colheres de chá de um óleo base como azeite, óleo de coco ou de amêndoa. Massageie a mistura diariamente.

 

Inalar óleo de alecrim diminui a liberação do hormônio do estresse: Inalar por alguns minutos o óleo de alecrim, melhora a atividade de eliminação de radicais livres e reduz os níveis de cortisol, levando à proteção do corpo de doenças crônicas devido ao estresse oxidativo. Combate o estresse e a depressão, reduz as tensões e a ansiedade, entre outros. Melhora o humor e também aumenta os níveis de energia das pessoas.

Dicas de uso: Fazer o vapor aromático, que deve ser inalado por cerca de 10 minutos (6 a 8 gotas de óleo essencial por litro d’água).

 

Fortalece o sistema imunológico: Graças às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas, o óleo essencial de alecrim é importante para fortalecer o sistema imunológico principalmente em temporadas com muita variação de temperatura.

Dicas de uso: Relaxar em um banho com óleo essencial de alecrim. O banho irá ajudar o sistema imunológico através da redução do estresse, uma das principais causas da baixa imunidade.

 

Nota: Este artigo refere-se a tratamentos caseiros e naturais. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

 

 Namastê! 

Nina Greguer

 

Querido leitor, se você gostou desse artigo, poderá gostar de nosso Manual Completo sobre Botânica Oculta e Medicinal! Clique no livro abaixo: