Universo da Espiritualidade
xMudras para a saúdeMudras Para Atrair RiquezaMudras de ProteçãoMudras Conexão Divina
xManual de MudrasBotânica Medicinal e místicaProsperidade Através dos MantrA Natureza Contra a DepressãoLOJA
xPaz de EspíritoMeditação de Cura
xMantras de CuraMantras para a ProsperidadeMantras para Meditação
xTerapias HolísticasTerapias ChinesasEFTTécnica KarunaReiki
xCuraProteçãoPerdãoProsperidade
xSímbolos de ProteçãoSímbolos de CuraSímbolos de Prosperidade
xBotânica OcultaBotânica Medicinal
xCorpo mente e alma
xTerapias dos Chakras
Plantas>Botânica Medicinal>DESCUBRA OS PODERES DO ALCAÇUZ NA CURA DE VÁRIAS DOENÇAS

DESCUBRA OS PODERES DO ALCAÇUZ NA CURA DE VÁRIAS DOENÇAS

DESCUBRA OS PODERES DO ALCAÇUZ NA CURA DE VÁRIAS DOENÇAS

 

 

Alcaçuz

 

Nome científico: Glycyrrhiza glabra

Nomes populares: Alcaçuz, madeira-doce, licorice, raiz-doce.

 

O alcaçuz é uma planta de grande potencial na medicina natural. Conhecida popularmente por várias nomenclaturas diferentes, como raiz doce, pau doce, salsa e regaliz. Tendo origem na Europa, o uso medicinal desta planta é um dos mais antigos registrados, tendo sido relatado pelos egípcios antigos em seus papiros.

 

Resultado de imagem para alcaçuz planta

 

BENEFÍCIOS MEDICINAIS DO ALCAÇUZ

 

Micróbios: o extrato da raiz de Alcaçuz têm sido eficaz na prevenção de várias bactérias, fungos e vírus. Os exames laboratoriais preliminares sugerem sua eficácia no controle da malária e do vírus influenza. O extrato de Alcaçuz é frequentemente utilizado no tratamento de infecção por herpes e úlceras. Reduz a gravidade de feridas e ajuda a suprimir o vírus da herpes.

 

Imunidade: aumenta a imunidade, aumentando a produção de células brancas do sangue. Também ajuda a proporcionar alívio de alergias relacionadas com a imunidade e doenças autoimunes.

 

Dor: Os fitoquímicos presente na raiz de Alcaçuz, em doses adequadas oferecem um efeito analgésico. A decocção feita a partir da raiz de Alcaçuz juntamente com canela, alivia dores musculares.

 

Anti-inflamatório: o Alcaçuz conta com propriedades anti-inflamatórias. Também é útil no tratamento de inflamações crônicas, tais como a artrite, doença reumática e irritação ocular.

 

Diabetes: Estudos têm sugerido os benefícios do Alcaçuz na redução de açúcar no sangue e tratamento da diabetes.

 

Combate ao Câncer: Os flavonóides que a raiz de Alcaçuz possui têm mostrado resultados promissores no tratamento do câncer em estudos de laboratórios. Os seus poli fenóis demonstraram ter um efeito que causa a morte de células cancerosas.

 

Depressão: Uma pesquisa sugeriu a utilização de ácido glicirrízico, presente na raiz de Alcaçuz, no tratamento da depressão e da ansiedade. A raiz de Alcaçuz ajuda a controlar a secreção de cortisol das glândulas suprarrenais, o que ajuda a aliviar a ansiedade, fadiga e estresse. O Alcaçuz também contém alguns aminoácidos como a asparagina que ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso.

 

Memória: A raiz do Alcaçuz controla as glândulas suprarrenais que, por sua vez, influencia o cérebro. Os flavonóides do Alcaçuz oferecem propriedades antioxidantes e foram considerados com efeito protetor sobre as células do cérebro. O extrato dessa raiz também diminui os efeitos de amnésia.

 

Benefícios Diuréticos: O chá de Alcaçuz tem um efeito diurético, ajudando na retenção de água e acúmulo de toxinas. Também é útil para se livrar de água e sais desnecessários no corpo. Esta propriedade diurética é útil no tratamento de problemas no fígado e nos rins, como cirrose e pedras nos rins.

 

Coração: Estudos sugerem que o Alcaçuz ajuda na redução do  colesterol prejudicial no sangue. A raiz de Alcaçuz tem a capacidade de afetar a secreção de bile que controlam o colesterol no sangue. Ela também reduz a inflamação no sistema cardiovascular e previne os danos dos vasos sanguíneos por radicais livres.

  

Úlcera: Os extratos da raiz de Alcaçuz têm sido muito utilizados no tratamento de úlceras na boca, estômago e intestino. Isto é possível devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do Alcaçuz. Também reduz as secreções gástricas e promove o desenvolvimento de revestimento do muco protetor do estômago.

 

Higiene Oral: Os benefícios do Alcaçuz incluem a capacidade de eliminar o mau hálito. O gargarejo com água da raiz de Alcaçuz ajuda na prevenção da cárie dentária, doenças bucais e para prevenir o mau hálito. Estudos têm demonstrado as propriedades antimicrobianas da raiz de Alcaçuz e a sua utilização na prevenção de doenças dentárias.

 

Sistema Respiratório: O Alcaçuz oferece um excelente uso medicinal no tratamento de doenças do trato respiratório como o resfriado, tosse, inflamação do trato respiratório, dor de garganta, bronquite e asma. Ele ajuda na redução da inflamação no trato respiratório e pulmões. Possui ação expectorante no tratamento da tosse e de estimulação da secreção do muco. O Alcaçuz também pode ser usado no tratamento de rouquidão da voz.

 

Perda de Peso: Uma pesquisa inicial mostrou a indicação do uso da raiz de Alcaçuz para a perda de peso. O consumo regular de Alcaçuz juntamente com uma dieta regular e exercício físico, auxilia na redução do peso. Outro estudo ainda indicou o uso de Alcaçuz na redução da gordura corporal.

 

Fígado: Alcaçuz tem sido usado, na medicina tradicional para o tratamento da icterícia, há décadas. Além disso, ele também oferece propriedades antioxidantes e ajuda a proteger o fígado contra o estresse oxidante de radicais livres e materiais tóxicos. Estudos têm sugerido que o extrato de Alcaçuz inibe danos ao fígado.

 

Pele: A raiz de Alcaçuz oferece propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes, que são muito úteis para a pele. É um dos ingredientes de vários cremes para a pele utilizados no tratamento de dermatite atópica ou eczema. A aplicação da pasta feita do pó da raiz de Alcaçuz ajuda a aliviar inflamações e irritações na pele. As folhas frescas de Alcaçuz também são utilizadas no tratamento de feridas. A Alcaçuz contém ainda fitoquímicos que controlam a secreção de melanina na pele.

 

Cabelo: Alcaçuz é considerado um ótimo agente para evitar a queda de cabelo e reparar os cabelos danificados. Ele oferece propriedades antimicrobianas para manter o couro cabeludo saudável e livre de infecções. Ele é útil também no tratamento de eczema e caspa. O óleo de Alcaçuz está disponível no mercado para o cuidado do cabelo.

 

Benefícios do Alcaçuz Para Mulheres: A raiz de Alcaçuz oferece ao nosso corpo um abastecimento extra de fitoquímicos que trabalham semelhantemente ao hormônio feminino (estrógeno). O Alcaçuz tem sido tradicionalmente utilizado no tratamento de desequilíbrio hormonal nas mulheres, alterações de humor e sintomas associados à menopausa. Também ajuda na produção de cortisol e ajuda no alívio de sintomas pré-menstruais, como cólicas menstruais, náuseas e alterações de humor.  Para as mães que amamentam, o Alcaçuz também ajuda na secreção de leite dos seios. O pó de Alcaçuz é muitas vezes usado tradicionalmente como regulador de hormônios para as mães.

 

Vícios: as raízes do Alcaçuz são mastigadas por pessoas para ajudar a deixar o vício do tabaco, além de ajudar a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue.

 

Atenção! A dose máxima de alcaçuz é de 6 g ao dia - ou corre-se o risco de a pressão sanguínea subir. A espécie é proibida para quem tem problemas cardíacos, é hipertenso ou gestante.

 

Nota: Este artigo refere-se a tratamentos caseiros e naturais. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

 

Namastê! 

Nina Greguer

 

Querido leitor, se você gostou desse artigo, poderá gostar de nosso Manual Completo sobre Botânica Oculta e Medicinal! Clique no livro abaixo:

 

 




APRENDA A FAZER TINTURA DE ARNICA PARA TRATAR TENDINITE, DORES REUMÁTICAS E CONTUSÕES;
RAPÉ DE AÇAFRÃO DA TERRA PARA O SISTEMA NERVOSO;