Universo da Espiritualidade
xMudras para a saúdeMudras Para Atrair RiquezaMudras de ProteçãoMudras Conexão Divina
xManual de MudrasBotânica Medicinal e místicaProsperidade Através dos MantrA Natureza Contra a DepressãoLOJA
xPaz de EspíritoMeditação de Cura
xMantras de CuraMantras para a ProsperidadeMantras para Meditação
xTerapias HolísticasTerapias ChinesasEFTTécnica KarunaReiki
xCuraProteçãoPerdãoProsperidade
xSímbolos de ProteçãoSímbolos de CuraSímbolos de Prosperidade
xBotânica OcultaBotânica Medicinal
xCorpo mente e alma
xTerapias dos Chakras
Plantas>Botânica Oculta>EQUILIBRANDO OS CHAKRAS COM O PODER DAS ERVAS

EQUILIBRANDO OS CHAKRAS COM O PODER DAS ERVAS

EQUILIBRANDO OS CHAKRAS COM O PODER DAS ERVAS

O uso de ervas, plantas e aromas é a forma mais antiga e fundamental de medicina da Terra, e tem sido feito pela população mundial de forma muito significativa nos últimos tempos.

 

As ervas e plantas são usadas desde a Antiguidade para os mais diversos fins e sob os mais diversos meios; já os óleos essenciais naturais são compostos aromáticos voláteis e atuam também de várias maneiras no nosso organismo, física e psicologicamente.


 

 

São inúmeras as formas de utilização conhecidas e atestadas da Fitoaromaterapia nos dias de hoje, mas em sua grande maioria elas são subdivididas pelo uso olfativo (inalação), uso cutâneo (absorção) e uso interno (ingestão).

 

A Fitoaromaterapia trabalha seu corpo de uma maneira natural e holística, tendo por objetivo auxiliar o ser humano no tratamento de determinados problemas de saúde ao nível físico, emocional, mental e espiritual. Tantos os óleos essenciais como as ervas utilizadas atuam no corpo gentilmente, restaurando nossas energias curativas e proporcionando o balanceamento entre corpo, mente e espírito.



A Fitoaromaterapia completa as outras terapias, tanto as convencionais ou alternativas, que buscam a cura do ser em sua totalidade, atuando de forma simples e direta no corpo humano.

 


Usada com a terapia chákrica, as ervas podem auxiliar no balanceamento e equilíbrio de nossos centros energéticos e, assim sendo, de nós mesmos.

 

Conheça abaixo alguns coringas fitoaromaterápicos que podem ser usados em cada um dos chakras principais:

 

 

Chakra Básico

ARTEMÍSIA (Artemisia Vulgaris)

A planta possui desde a Antiguidade a reputação de regular os ciclos menstruais femininos e era considerada também uma planta mágica, à qual se conferiam poderes psíquicos. Psicoemocionalmente, a artemísia atua na emoção, na mente e nos sonhos; dá alento, ânimo e força a quem a trouxer consigo junto do corpo, como em um amuleto. Bebida junto ao vinho branco, tira o cansaço de quem a ingere. É importante lembrar que, em doses elevadas, a artemísia é abortiva.



A artemísia deve ser usada por pessoas que constantemente precisam de uma limpeza energética e quando há necessidade de uma limpeza profunda de toxinas físicas e energéticas. Um dica: por estar ligada as forças da Terra, que trazem firmeza e sustentação, quando for fazer uma longa caminhada experimente colocar algumas fibras de artemísia em seu calçado: verá que se desenvolve com mais leveza e quase não se cansa! Outras dicas: os escalda-pés com artemísia evitam doenças renais e, para quem sofre da coluna, nada melhor do que um bom banho de imersão com bastante artemísia.


 

Chakra Esplênico

JASMIM (Jasminum officinalis)

Utilizado há milênios, desde a antiga Arábia, o jasmim é considerado afrodisíaco. Seu perfume doce e envolvente inspirava ardentes canções dos poetas árabes e era considerado insdispensável pelas mulheres dos haréns dos sultões. Na Índia, representa o amor desde os tempos mais remotos; ainda hoje é uma flor muito usada nas grinaldas nupciais. 



Magicamente, o jasmim é o símbolo da Lua e dos mistérios da noite e é extremamente útil para a sexualidade e para o amor, sendo considerado um aroma maravilhosamente evocativo. Na forma de amuleto, suas fibras tem o poder de preservar os amores. Seu óleo essencial pode ser usado tanto em homens como em mulheres que buscam a solução de distúrbios sexuais e a superar a falta de confiança sexual, e suas propriedades afrodisíacas podem ajudar tanto na impotência como na frigidez.

 





Chakra Plexo Solar

JUNÍPERO (ZIMBRO) [Juniperus communis)

O junípero ou zimbro é uma árvore pequena, cujas bagas são esmagadas e, a partir disso, o óleo é destilado a vapor. É o principal óleo essencial purificador usado para a massagem e é ideal para limpar os bloqueios do Chakra do Plexo Solar. O junípero limpa o corpo e age quase como um tônico; também ajuda na digestão. 



No passado, o junípero foi largamente utilizado como desinfetante corporal em tempos de epidemias e era considerado uma planta mágica, sendo queimado para afastar os maus espíritos e os animais selvagens. Até hoje, pode e deve ser usado em composições de amuletos de proteção, purificação e cura. É o óleo clássico para desintoxicação de mente e corpo; é depurativo, com afinidade especial com o sistema excretório. 

 

 

Chakra Cardíaco
VERBENA (Verbena Officinalis)

A verbena produz um óleo essencial muito agradável, que acrescenta uma fragância fresca e cítrica a qualquer combinação; seu uso mais indicado é em difusores. Ela também é um dos principais ingredientes nos amuletos de proteção. Suas folhas secas, transformadas em pó e salpicadas em volta da casa ou na roupa, trazem paz e harmonia.


 

 

Chakra Laríngeo
ALECRIM (Rosmarinus officinalis)
O alecrim atua na comunicação, pois traz autoconfiança, organização e planejamento. Ele não se restringe ao local da garganta: também ativa e revitaliza todo o plano mental, desenvolvendo a autocrítica, a programação e a conscientização da vida material e social. Desde muito tempo é usado para reanimar, fortalecer e dar coragem, estimulando bons pensamentos. Sabe-se que foi usado por estudantes gregos em forma de grinalda, para melhorar sua memória quando se preparavam para exames. 



No plano espiritual, o alecrim promove a limpeza e restaura as habilidades criativas da autoajuda e da autocura. Antes de consultar qualquer oráculo, devem se queimar folhas secas de alecrim e aspirar sua fumaça: a leitura do oráculo virá mais clara e a sua intuição, por sua vez, estará intensamente ativada. No plano físico, o alecrim fresco é excelente para infusões de chá quente, e o óleo essencial da planta é recomendado para inalações, mas não se deve usar nem uma forma nem em outra em casos de gravidez e de hipertensão. 


 

Chakra Frontal
MANJERICÃO (Ocimum basilicum)

Vaporizar seu óleo essencial é excelente para limpar a cabeça e dar força, ajudando a equilibrar os chakras da cabeça. É um óleo útil em misturas para encorajar a felicidade e a paz, uma vez que ele estimula a mente consciente. 



Era muito valorizado nos tempos medievais: eficaz para distúrbios nervosos, memória fraca, falta de concentração e dores de cabeça causadas por congestão. O chá de manjericão é recomendado para tornar sóbrio alguém em estado de embriaguez leve, clareando a mente. O manjericão estimula a clareza de raciocínio e a sentir plenamente as sensações sutis do dia-a-dia, aliviando a mente e o coração conturbados.

 

 

 

Chakra Coronário
ALFAZEMA (Lavandula officinalis)

Muito usada em banhos, a alfazema é uma das mais úteis e versáteis ervas que fornecem óleos essenciais para terapêutica. Refrescante e purificadora, é incluída em fórmulas de saúde, amor e paz. É recomendada para todos os males da cabeça, cérebro  e nervos. Algumas gotas podem ser adicionadas sem problemas na água do banho ou em óleo de massagem e usadas em estado puro na pele, como perfume.



As flores da alfazema na forma de incenso propiciam sono tranquilo. Se o ambiente da casa estiver tomado pela depressão, salpique gotas de água de alfazema no chão e queime suas fibras. Passe-o no rosto ou borrife-o no quarto para neutralizar a má influência da insônia, das infecções respiratórias, das alergias, dos desmaios, das dores de cabeça, das enxaquecas, da gripe, da histeria e das tensões.

 

Namastê!

Nina Greguer

Fonte: eyeofperegrine