Universo da Espiritualidade
xMudras para a saúdeMudras Para Atrair RiquezaMudras de ProteçãoMudras Conexão Divina
xManual de MudrasBotânica Medicinal e místicaProsperidade Através dos MantrA Natureza Contra a DepressãoLOJA
xPaz de EspíritoMeditação de Cura
xMantras de CuraMantras para a ProsperidadeMantras para Meditação
xTerapias HolísticasTerapias ChinesasEFTTécnica KarunaReiki
xCuraProteçãoPerdãoProsperidade
xSímbolos de ProteçãoSímbolos de CuraSímbolos de Prosperidade
xBotânica OcultaBotânica Medicinal
xCorpo mente e alma
xTerapias dos Chakras
Mudras>Mudras para a saúde>MUDRAS BÁSICOS E SEUS BENEFÍCIOS

MUDRAS BÁSICOS E SEUS BENEFÍCIOS

 

Os Mudras são capaz de nos levar a diferentes estados de consciência. De acordo com seus praticantes, cada Mudra tem qualidades específicas que ajudam o praticante que utilizam a prática em si mesmo. No hinduísmo considera-se que há 24 mudras principais. Junto com as asanas (posturas), os Mudras são usados em meditação budista e na yoga Hindu.

 

MUDRAS BÁSICOS E SEUS BENEFÍCIOS

 

Também conhecida como yoga das mãos, os Mudras são amplamente utilizados na Yoga para restaurar o fluxo de energia vital ou prana por todo o corpo. Isto é possível devido a grande concentração de terminações nervosas que estão nas mãos, assim como em comparação com as do pé, e a partir da junção e posicionamento dos dedos de uma maneira particular, os circuitos de alimentação, permitem a estimulação do elemento em desequilíbrio, criando as condições necessárias para a uma completa recuperação.

 

Para atingir este objetivo, deve ser entendido que cada dedo tem uma função para a realização dos Mudras, representando cada um dos elementos, e por conseguinte, controlar as várias partes e funções do corpo, para determinar qual o dedo a usar e como, durante a prática da Mudra, atingir a condição particular que se deseja.

 

Os Mudras são praticados com uma leve pressão dos dedos para sentir um fluxo de energia através do corpo, enquanto as mãos estão relaxadas.

 

SIGNIFICADOS DOS DEDOS NOS MUDRAS:

Polegar: Representa o elemento Fogo, atribuindo funções no pulmão, a lógica e a força de vontade.

Indicador: Representa a Ar e controla o estômago, o pensamento e a mente.

Médio: ele é associado com o elemento éter e beneficia a circulação do sangue e o funcionamento da vesícula biliar.

Anelar: Representa o elemento Terra e representa o desempenho do fígado, vitalidade e boa saúde.

Mínimo: Representa o elemento Água e está ligado diretamente ao coração, a sexualidade, a comunicação e aos relacionamentos.

 

PRINCIPAIS MUDRAS E SEUS BENEFÍCIOS:

 

MUDRAS BÁSICOS E SEUS BENEFÍCIOS

 

1) Anjali Mudra (oração): Com as mãos no chakra do coração, pressione suavemente os dedos, segure as palmas das mãos com uma pequena cavidade. É um excelente exercício para induzir a meditação, reduz o estresse e a ansiedade, proporcionando harmonia e calma.

 

2) Buddhi Mudra ou Bhudi (equilíbrio): Com as duas mãos juntar as pontas do polegar e dedo mínimo pressionando suavemente. Os outros dedos permanecem relaxados. Ajuda a comunicação, recupera o equilíbrio das emoções, melhora o funcionamento dos rins e da bexiga, aumenta o sentido do paladar.

 

3) Passivo Gyan Mudra (consciência e conhecimento): Usando as duas mãos, as pontas dos polegares tocam as pontas do indicador. Este Mudra atua em seu nível psíquico e espiritual, ajudando a acalmar a capacidade de resposta, melhorando os estados de tensão.

 

4) Ativo Gyan Mudra: Com ambas as mãos, as pontas do indicador tocam a primeira articulação do polegar colocando pressão sobre a unha do indicador.

 Estas duas primeiras posições (Passivo Gyan Mudra; Ativo Gyan Mudra), são as mais conhecidos em yoga e agem no nível psíquico e corporal, simbolizando a harmonia da consciência.

 

5) DhrmChakra: Equilibra a nossa energia interior para o nosso ambiente físico e espiritual. Desenvolve o nosso potencial espiritual. Liga-nos ao mundo espiritual, permitindo-nos obter ajuda de outros seres no universo. Ajuda nos a ouvir a voz da divindade; descobrir nossa missão na vida, revelando nossas vidas passadas.

 

6) Ganesh Mudra (decisão e firmeza): Mãos sobre o peito, a palma da mão esquerda para fora e a palma da mão direita voltada para o corpo. Inspirar e puxar as mãos na direção oposta por alguns segundos, várias vezes. Em seguida, mude a posição da mão. Fortalece sua área do peito, estimula a atividade do coração e fortalece a confiança.

 

Publicado em 12/08/2015

Fonte: Livro "Curso de Mantras e Mudras".