Universo da Espiritualidade
xMudras para a saúdeMudras Para Atrair RiquezaMudras de ProteçãoMudras Conexão Divina
xManual de MudrasBotânica Medicinal e místicaProsperidade Através dos MantrA Natureza Contra a DepressãoLOJA
xPaz de EspíritoMeditação de Cura
xMantras de CuraMantras para a ProsperidadeMantras para Meditação
xTerapias HolísticasTerapias ChinesasEFTTécnica KarunaReiki
xCuraProteçãoPerdãoProsperidade
xSímbolos de ProteçãoSímbolos de CuraSímbolos de Prosperidade
xBotânica OcultaBotânica Medicinal
xCorpo mente e alma
xTerapias dos Chakras
Plantas>Botânica Medicinal>ORA-PRO-NOBIS: ESTA PRECIOSA PLANTA É ALIMENTO, REMÉDIO E RESPOSTA DE UMA ORAÇÃO

ORA-PRO-NOBIS: ESTA PRECIOSA PLANTA É ALIMENTO, REMÉDIO E RESPOSTA DE UMA ORAÇÃO

 

Ora-pro-nobis: Esta magnífica planta é uma resposta às orações de pessoas que com fome pediram, e foram atendidas.

 

Planta originária do continente americano, a ora-pro-nobis, de nome científico Pereskia aculeata, é encontrada em abundância na região Sudeste do Brasil e muito usada na culinária. Do latim, seu nome significa “rogai por nós”, e segundo tradições, esse nome foi dado por algumas pessoas que a colhiam no quintal de um padre enquanto ele rezava em latim.

 

 

 

 

De fácil cultivo e alto valor nutricional, a planta pode ser usada como ornamento e alimento. Esta planta além de ser magnífica, tem propriedades curativas e nutritivas. Ela é uma belíssima trepadeira e se adapta facilmente a diversos climas e tipos de solo. Sua floração ocorre no período de janeiro a abril. Possui flores pequenas e perfumadas de coloração branca.

 

A produção de seus frutos ocorre de junho a julho apenas, e são amarelos e redondos.  Muito usada como cerca viva, a planta pode chegar aos 5 metros de altura e possui ramos repletos de espinhos, ajudando a proteger ambientes.

 

Benefícios e propriedades

Popularmente usadas para aliviar processos inflamatórios e na recuperação da pele queimada, a planta possui muitas propriedades devido ao seu alto valor nutricional.

 

 

Pode ser usado em forma de chá, como depurativa do sangue e tônica, e por isso é eficaz no tratamento de cistite, úlceras, queimaduras, problemas de pele e processos inflamatórios.

 

A planta é rica em vitaminas A, B, C, fibras, ferro e fósforo, além da mucilagem; a planta auxilia no bom funcionamento intestinal, no aumento da imunidade, e pode ser usada na produção de mel.

 

Estudos realizados na Universidade Federal de Lavras constataram que os princípios da planta podem ajudar na prevenção de doenças como varizes, câncer de colon, hemorróidas, tumores intestinais e diabetes, além de diminuir o nível de colesterol ruim, tratar furúnculos e sífilis.

 

Como consumir: Suas folhas, secas, moídas ou frescas são a parte comestível, e podem ser usadas em receitas como sopas, omeletes, tortas e refogadas, ou ainda cruas em saladas. È muito usada para dar valor nutritivo a farinha, massas e pães.

 

As folhas, in natura, podem ser usadas ainda misturadas na ração de animais devido ao alto teor de proteína. A planta é fácil digestão. Uma excelente sugestão de uso da planta é triturá-la com água no liquidificador e, em seguida, adicionar à massa do pão ou macarrão. As folhas são ainda ótimas para enriquecer as saladas, e outros pratos comuns no cardápio diário dos brasileiros.

 

Esta maravilhosa planta não tem contra indicações.

 

Namastê!

Equipe Universo da Espiritualidade

Fonte Pesquisada: Livro Ora-Pro-Nobis a Carne dos Pobres/ João Felix Vieira

 

Querido Irmão de Jornada, se você gostou desse artigo poderá gostar de nosso Manual de Botânica Oculta  e medicinal. Clique no livro abaixo.