Universo da Espiritualidade
xMudras para a saúdeMudras Para Atrair RiquezaMudras de ProteçãoMudras Conexão Divina
xManual de MudrasBotânica Medicinal e místicaProsperidade Através dos MantrA Natureza Contra a DepressãoLOJA
xPaz de EspíritoMeditação de Cura
xMantras de CuraMantras para a ProsperidadeMantras para Meditação
xTerapias HolísticasTerapias ChinesasEFTTécnica KarunaReiki
xCuraProteçãoPerdãoProsperidade
xSímbolos de ProteçãoSímbolos de CuraSímbolos de Prosperidade
xBotânica OcultaBotânica Medicinal
xCorpo mente e alma
xTerapias dos Chakras
Símbolos>Símbolos de Cura>OS GUARDIÕES DOS PORTAIS OU OS QUATRO AVÔS

OS GUARDIÕES DOS PORTAIS OU OS QUATRO AVÔS

 

 

O LOBO

 


 

O Avô Lobo é o Totem que guarda a Direção Sul. Conectar-se com ele é incorporar as energias do professor que busca constantemente o Conhecimento e a Sabedoria, lealdade, espiritualidade, além de assumir uma consciência muito forte sobre a importância da coesão do grupo e da família. Seu momento de maior poder reside no ciclo da Lua Cheia.

 

Este animal é capaz de rastrear as causas das enfermidades e devorar as entidades malignas nos corpos do paciente, velando por sua recuperação. Muitos xamãs invocam este Totem nas cerimônias e rituais de cura por sua força e poder. Na Grande Nação das Estrelas, ele é representado pela Estrela Sírius, considerada a morada de nossos ancestrais.

 

 

URSO

 

 

 

O Urso é um símbolo e um poderoso Totem para quem busca a Medicina da Terra, a cura pelas plantas e ervas para males e doenças. Ele está sentado no Oeste, o Outono, que representa a preparação para a longa hibernação do Inverno. O longo sono traz os sonhos do Inverno, ou sonhos do Urso, considerado em muitas tribos como uma poderosa medicina. O conhecimento sobre ervas, plantas, frutos e raízes pode ser transmitido nesta dimensão.

 

Quando o Urso, o Avô Guardião do Oeste, se apresenta repetidas vezes nos sonhos, ele pode estar querendo revelar um remédio especial. O grande Avô Urso também possui uma simbologia astrológica, dando nome a algumas constelações, como a Ursa Maior.

 

 

BÚFALO

 

 

 

Este animal significa para muitos povos a provisão, proteção, gratidão. A Dança do Sol, um dos sete rituais sagrados, é realizada para agradecer ao Grande Espírito pelas dádivas deste Guardião e a abundância que ele sempre representa. A visão de um Búfalo ainda hoje é sinal de que as orações estão sendo ouvidas, as tradições honradas e as promessas cumpridas.

 

Ele traz as energias da beleza, nutrição, partilha, reverência pelo sagrado, integridade e dignidade. O Búfalo nos ensina que para alcançarmos a abundância precisamos manter relações harmoniosas com todos os seres da Criação. A abundância é uma dádiva do Grande Espírito para aqueles filhos que escolhem trilhar o caminho que lhes é destinado, em equilíbrio e graça.

 

 

ÁGUIA

 

 

Este pássaro é muito honrado pelos povos indígenas, tanto que matar uma Águia em uma caçada é indício de má sorte para o guerreiro. A Águia é uma ponte de ligação entre o Pai Céu (onde voa) e a Mãe Terra (onde vem buscar o seu alimento).

 

Se uma Águia lhe aparecer ou voar em círculo sobre sua cabeça ou em uma área próxima, diz a tradição que é o momento de parar para honrar sua presença como uma grande bênção, pois este guardião é uma visão especial que o Grande Espírito lhe oferece com carinho.

 

Fonte: Livro: Magia Xamânica RODA DE CURA - Derval Gramacho e Victória Gramacho