Universo da Espiritualidade
xMudras para a saúdeMudras Para Atrair RiquezaMudras de ProteçãoMudras Conexão Divina
xManual de MudrasBotânica Medicinal e místicaProsperidade Através dos MantrA Natureza Contra a DepressãoLOJA
xPaz de EspíritoMeditação de Cura
xMantras de CuraMantras para a ProsperidadeMantras para Meditação
xTerapias HolísticasTerapias ChinesasEFTTécnica KarunaReiki
xCuraProteçãoPerdãoProsperidade
xSímbolos de ProteçãoSímbolos de CuraSímbolos de Prosperidade
xBotânica OcultaBotânica Medicinal
xCorpo mente e alma
xTerapias dos Chakras
Terapias>Terapias Holísticas>SAIBA COMO USAR AS CORES, PARA RESTABELECER O EQUILÍBRIO FÍSICO, EMOCIONAL E ESPIRITUAL

SAIBA COMO USAR AS CORES, PARA RESTABELECER O EQUILÍBRIO FÍSICO, EMOCIONAL E ESPIRITUAL

 

 

Cromoterapia é a prática de utilizar cores na cura de doenças, a qual vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações —Egito antigo, Índia, Grécia e China — com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis. 

 

A Cromoterapia nada mais é do que uma prática que utiliza as cores para fins terapêuticos, restabelecendo o equilíbrio físico, psíquico e emocional.

 

 

A Cromoterapia pode ser aplicada de várias formas

 

Aplicação das Cores através de lanternas ou lâmpadas coloridas:
A cor ou conjunto de cores é aplicada, geralmente através de uma lanterna, acima da pele do indivíduo. A cor é aplicada em sessões que podem durar de 20 minutos a uma hora. As lâmpadas coloridas também podem ser usadas no ambiente, conforme a necessidade. Por exemplo, em casos de insônia, pode-se deixar uma lâmpada azul acesa no abajur durante a noite.

 

 

 

 

Mentalização/Visualização das cores:
Se você tiver uma certa facilidade em visualizar mentalmente as cores, poderá ser feita essa mentalização no respectivo local ou órgão pelo prazo de 30 segundos duas vezes ao dia.

 


 

 

Água solarizada:
Para fazer a água solarizada você pode usar garrafas ou copos coloridos, pintados com tinta vitral ou revestidos com papel celofane. Coloque a garrafa no sol para que a água possa ser energizada por 2 horas. O Ideal é fazer a água solarizada todos os dias, pois algumas cores deterioram-se em pouco tempo. Por exemplo as cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) deterioram-se em 2 dias; as cores frias, podem durar até uma semana se guardadas na geladeira.

 


 

 

Janelas coloridas:
Nas janelas, onde os raios de sol penetram (de preferência no período da manhã), você pode colocar papel celofane, na cor necessitada. Sente-se sob a projeção da luz. Tempo de exposição aproximadamente 5 a 10 minutos.

 


 

 

Roupas:
A Cromoterapia pode e deve ser utilizada em seu dia-a-dia. Ás vezes não percebemos, mas as cores das roupas que escolhemos para aquele dia podem nos transmitir paz, tranquilidade e atrair energias. Use e Abuse das cores conforme as propriedades listadas abaixo para criar ou transmiltir a vibração que você deseja.

 


 

 

Ambientes:
A cor há muito tempo é utilizada nos ambientes, tanto para criar determinados climas na decoração da casa quanto conseguir alguns efeitos em ambientes comerciais, instituições, templos e hospitais (verde e azul para tranquilizar, vermelho amarelo e laranja para abrir o apetite, amarelo em locais de estudo, azul e violeta em templos). A cromoterapia hoje já é utilizada em alguns hospitais, clínicas, spas e hotéis com grandes resultados!

 


 

 

Aliadas a outras técnicas como massagem, terapia floral, tearapia analítica:
A cromoterapia pode ser utilizada em conjunto com diversas outras técnicas para potencializar os resultados: aliada à Terapia Floral, à massagem e reiki, e mesmo em terapias psicoterapêuticas para auxiliar no tratamento das queixas dos pacientes.

 

 

 

Propriedades das cores

 

 

Vermelho: O vermelho é representado pelo chakra básico, localizado no baixo ventre, e que comanda a coluna vertebral. É uma cor quente, mais forte e intensa, que simboliza movimento. Ela impulsiona, dilata, estimula e expande. Ela ativa a circulação e estimula o sistema nervoso, fazendo superar a depressão e o cansaço. Indicado nos casos de anemia, paralisia, má circulação, pressão baixa, e depressão. Por ser uma cor intensa, deve haver precauções no seu uso, pois em excesso pode provocar nervosismo e ansiedade. O vermelho é contraindicado para temperamentos irritadiços e coléricos, febre alta e hipertensão.

 

 

Laranja: É representado pelo chakra esplênico, localizado sobre o baço. Dentre as cores quentes, é a mais usada na Cromoterapia.  Representa coragem, decisão e simboliza as pessoas aventureiras, com capacidade de elevar a autoestima e o otimismo. Trabalha a ousadia, para as tomadas de decisões, e a força extra, para enfrentar os desafios do dia-a-dia. Estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Possui ação antiespasmódica, alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao stress. Indicada nos casos de problemas com o baço, rins, cálculos biliares, artrites, reumatismo, bursite, obesidade, torceduras e problemas respiratórios (Asma, bronquite e pulmões).

Do ponto de vista psicológico, o laranja ajuda a remover repressões e inibições. É uma cor alegre e antidepressiva: rejuvenesce e melhora o metabolismo e o sistema digestivo. Pode elevar a pressão sanguínea. O laranja é contraindicado para pessoas com insônia.

 

 

Amarelo: Está ligada ao chakra do Plexo Solar que rege o estômago e corresponde ao poder pessoal e satisfação.  Representa vivacidade, além de estimular e trabalhar a mente, a criatividade, a inteligência e a concentração. Símbolo de dinamismo e habilidade de expressão. Indicada para Indigestão, hepatite, icterícia, fígado, vesícula-biliar, pâncreas, rins, intestinos, espinhas e afecções da pele. Atua nos sistemas nervoso central e autônomo simpático, vitaliza os neurônios cerebrais, favorecendo o raciocínio e a memória. Favorece a defesa imunológica do organismo. É uma cor inspiradora por isso pode provocar alguma distração e perda do foco. O amarelo é contraindicado para insônia, excitação mental, nervosismo, diarreia, gastrite e alcoolismo.

 

 

Verde: É representada pelo chakra cardíaco, comanda o coração e o sistema circulatório. Está entre as cores quentes e frias, simboliza prosperidade e equilíbrio. O verde também combate o stress e é indicado para quem sofre de insônia, pois acalma a raiva e tensões do dia. É uma cor neutra e revela uma pessoa com grande senso analítico e equilibrada. É a cor da natureza, do equilíbrio, da paz, da harmonia e da saúde. O verde acalma e descongestiona.

 

Do ponto de vista psicológico, o verde traz um sentimento de renovação e vida nova. Indicado para baixar a pressão alta, baixar a febre, insônia, problemas emocionais, ativar o crescimento das crianças, vitalizar os órgãos do sistema digestivo, problemas sanguíneos, feridas, infecções e cistos mamários; vitaliza os órgãos do sistema urinário. O verde não possui contraindicação, mas devemos usar o verde com prudência e não exagerar.

 

 

Azul: O azul é representado pelo chakra laríngeo, localizado na região da garganta, gerenciando a expressão verbal. Atua no sistema respiratório e faz a gestão da expressão verbal. É a primeira das cores frias. Simboliza calma, serenidade e tranquilidade. A cor representa pessoas prestativas, intuitivas, sensíveis, centradas e harmoniosas. Suaviza as tensões diárias, ajudando a manter o controle das situações.Possui propriedades antissépticas, é refrescante e adstringente. Vitaliza as glândulas tireoide e paratireoides, além dos órgãos da garganta e do sistema respiratório.

Do ponto de vista psicológico, o azul pode trazer relaxamento, paz e quietude.O azul é contraindicado para tremores de frio, depressão e fadiga.

 

 

Índigo: É representada pelo chakra frontal, localizado no centro da testa e que controla o sistema nervoso. É a cor da intuição, da compreensão, da noção da amplitude das situações. Possui propriedade calmante e relaxante. É uma cor anestésica, anti-inflamatória, anti-hemorrágica e cicatrizante. Atua no sistema nervoso central, trazendo calma e paz para a mente. Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos. Do ponto de vista psicológico, clareia, limpa as correntes psíquicas do corpo e estimula a intuição. Indicado para o tratamento de todas as dores, afecções dos olhos, ouvidos e nariz, insônia, dor de dente, eczema e acne. Inflamações dos olhos, catarata, glaucoma, cansaço ocular, sangramento nasal e nevralgias. O índigo não apresenta contraindicações.

 

 

Violeta: O chakra correspondente é o coronário, localizado no alto da cabeça e que está relacionado com a concentração e espiritualidade. É a última cor fria, cor que transmuta, que nos conecta com a nossa própria alma, com as esferas superiores. É o nutriente vibracional do sistema nervoso central, aumenta a concentração e a elevação espiritual. É sinal de paz e nobreza. A cor violeta aumenta o magnetismo pessoal. Atua de modo mais tranquilizante no sistema nervoso simpático, exerce efeito calmante no coração e purifica o sangue, estimula o metabolismo do cálcio e atua na formação hormonal. É anti-inflamatório, desinfeccionante, anti-estressante. É a cor da transmutação de energias.

Do ponto de vista psicológico, o violeta possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose. O violeta não apresenta contraindicações.

 

 

Rosa: É uma nuance do vermelho, uma cor feminina, que sugere a afetividade. Em geral, é usada por pessoas mais emotivas e carinhosas. O rosa tem o poder de energizar e harmonizar os órgãos reprodutores femininos, estimulando os ovários e as mamas. Além disso, é representado pela glândula timo. Cor que vibra o amor. Indicado para desintoxicar o centros nervosos, tonificar e vitalizar os nervos, favorecer a circulação de todas as cores. O rosa não apresenta contraindicações.

 

 

NOTA: A cromoterapia não dispensa o uso de medicamentos e nem os tratamentos médicos.

 

Namastê! 

Fonte: wikipedia /terapeutamagica

 

Querido Irmão de Jornada, se você gostou deste artigo poderá gostar de nosso Curso sobre Chakras. Clique na imagem abaixo: