Universo da Espiritualidade
xMudras para a saúdeMudras Para Atrair RiquezaMudras de ProteçãoMudras Conexão Divina
xManual de MudrasBotânica Medicinal e místicaProsperidade Através dos MantrA Natureza Contra a DepressãoLOJA
xPaz de EspíritoMeditação de Cura
xMantras de CuraMantras para a ProsperidadeMantras para Meditação
xTerapias HolísticasTerapias ChinesasEFTTécnica KarunaReiki
xCuraProteçãoPerdãoProsperidade
xSímbolos de ProteçãoSímbolos de CuraSímbolos de Prosperidade
xBotânica OcultaBotânica Medicinal
xCorpo mente e alma
xTerapias dos Chakras
Terapias>Terapias Holísticas>TERAPIA HOLÍSTICA QUE TRATA A DEPRESSÃO, HIPERTENSÃO E ESTRESSE CRÔNICO

TERAPIA HOLÍSTICA QUE TRATA A DEPRESSÃO, HIPERTENSÃO E ESTRESSE CRÔNICO

TERAPIA HOLÍSTICA QUE TRATA A DEPRESSÃO, HIPERTENSÃO E ESTRESSE CRÔNICO 

Coerência cardíaca é um processo sistêmico que utiliza técnicas orientadas e personalizadas, que ajudam o indivíduo a controlar os seus batimentos cardíacos, quando esses se encontram desregulados. Consiste numa técnica de respiração que promove a comunicação equilibrada entre o coração e o cérebro, ajudando a evitar o acúmulo de estresse, por exemplo.

 

 

A prática da coerência cardíaca traz para si muito da sabedoria milenar, das técnicas tradicionais usadas em ioga: atenção, meditação e relaxamento.

 

COERÊNCIA CARDÍACA: TRATA A DEPRESSÃO, HIPERTENSÃO E ESTRESSE CRÔNICO

 

BENEFÍCIOS DA COERÊNCIA CARDÍACA

 

1-Para controlar situações de estresse crônico, para o tratamento da hiperatividade e déficit de atenção, hipertensão, depressão e transtornos do sono.

2-Redução de estresse e ansiedade.

3-Aumento das atividades cognitivas.

4-Equilíbrio dos estados emocionais do indivíduo.

5-Redução dos comportamentos depressivos e agressivos.

6-Diminuição da fadiga.

7-Diminuição dos transtornos do sono.

8-Promove a ação de atitudes positivas.

9-Diminuição dos fatores de risco para a saúde, como colesterol, triglicerídeos e pressão alta.

10-Promove o bem-estar e o equilíbrio hormonal.

11-Melhora a atenção e a memória.

12-Melhora a qualidade de vida.

 

COMO PRATICAR A COERÊNCIA CARDÍACA

 

Primeiro estágio:

 -Sente-se confortavelmente;

-Volte a sua atenção para o interior. Antes de tudo, você deve pôr de lado suas preocupações, por alguns minutos. Você tem de estar disposto a se manter a margem dessas preocupações para poder dar ao seu coração e ao seu cérebro um tempo para que possam recuperar o equilíbrio e a intimidade. A melhor maneira de fazer isso é começar inspirando, profundamente, duas vezes.

 

-Para maximizar o efeito, sua atenção deve permanecer focalizada na respiração até que tenha terminado de exalar, e, então, você deve ficar sem respirar durante alguns segundos antes de inspirar novamente. A questão é deixar sua mente se mover com a expiração até que ela se torne leve e suave dentro do peito.

 

-Para maximizar a coerência cardíaca, é melhor centrar sua atenção na região do coração durante dez a quinze segundos depois que a respiração se estabiliza.

 

Segundo estágio:

-Imagine que você está respirando através do coração (ou do centro do seu peito. Enquanto continua respirando lenta e profundamente (mas sem esforço), visualize - e realmente sinta – cada inspiração e cada expiração passando por essa parte-chave de seu corpo. Imagine que cada tomada de oxigênio nutre seu corpo e cada expiração o livra dos resíduos de que ele não mais precisa.

 

-Imagine o movimento lento e dócil da inspiração e da expiração, que banham o corpo com esse ar purificador e calmante. Imagine que elas estão ajudando seu corpo a usufruir da dádiva da atenção e da pausa que ele está recebendo de você. Você pode visualizar seu coração como uma criança em um banho de água morna em que bóia e brinca livremente, à vontade, sem restrições ou obrigações.

 

Terceiro Estágio:

Tomar consciência da sensação de calor e expansão que está se desenvolvendo em seu peito, e em cuidar dela e encorajá-la com seus pensamentos e sua respiração.  Após anos de maus-tratos emocionais, o coração é como um animal acordando de uma longa hibernação. No início ele sente os primeiros sopros quentes do ar primaveril.

 

Uma maneira de encorajar o coração é se apegar a um sentimento de reconhecimento e gratidão e deixá-lo encher o peito. O coração é particularmente sensível à gratidão, a quaisquer sentimentos de amor, quer sejam por outro ser humano, um objeto, ou mesmo pela idéia de um universo benevolente. Durante esse exercício, as pessoas às vezes notam um sorriso manso surgir nos lábios, como se ele tivesse se espalhado a partir de uma luz dentro do peito. Esse é um simples sinal de que a coerência foi estabelecida.

Outros sinais incluem a sensação de leveza, calor ou expansão dentro do peito.

 

Namastê!

Nina Greguer

Fonte: Livro: Curar o stress, a Ansiedade e a Depressão sem Medicamento, nem Psicanálise. (Dr. David Servan Schreiber 

 

Querido Irmão de Jornada, se você gostou deste artigo, poderá gostar de nosso Manual de Mudras. Clique na imagem abaixo: