Universo da Espiritualidade Tratamento com Mudras na reduo da dor e no controle da presso arterial
Mudras>Mudras para a saúde>Tratamento com Mudras na redução da dor e no controle da pressão arterial

Tratamento com Mudras na redução da dor e no controle da pressão arterial

Mudras são gestos sagrados que levam o praticante à elevação espiritual, proporcionam equilíbrio físico e emocional, atraem sorte e atuam como poderosos escudos de proteção contra diversos males.

 

Tratamento com Mudras na redução da dor e no controle da pressão arterial

 

Os efeitos terapêuticos dos Mudras são pouco conhecidos no ocidente, porém são muito utilizados na Índia em hospitais ayurvédicos.

Na visão ayurvédica, o corpo humano é percorrido por milhares de meridianos de energia, denominados nadis, sendo que um grande número destes começa ou termina nas mãos.

 

Estes canais de energia foram fisicamente identificados e são denominados dutos de Bonghan. Estes dutos foram mapeados e foi confirmada a existência de uma rede de canais correspondente aos meridianos de energia.

A prática dos Mudras permite unir as pontas destes meridianos, estabelecendo um circuito contínuo para que a energia possa fluir de forma equilibrada no corpo.

 

Assim, os Mudras permitem a eliminação de bloqueios de energia, trazendo saúde e bem estar ao seu praticante. Dependendo das partes das mãos e dos dedos que se tocam, um ou mais meridianos são ativados, promovendo alívio ou melhoria em um aspecto específico da saúde. 

 

O trabalho sobre Mudras Terapêuticos elaborado pela Padma Yoga e Terapias e MahaDevi Yoga foi apresentado no 3o Simpósio de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas realizado na UNIFESP nos dias 22 e 23 de junho. O trabalho foi considerado um dos três melhores apresentados no Simpósio e foi premiado.

 

O trabalho foi coordenado pela Doutora em Física, terapeuta Reiki e instrutora de Yoga e Mudras, Miriam Regina Xavier de Barros, para a avaliação do efeito do Mudra Mukula na redução da dor e de desconfortos físicos e do Mudra ApanaVayu no controle da pressão arterial. Foram selecionados pacientes que manifestavam algum tipo de dor e portadores de hipertensão arterial.

 

O Mudra Mukula foi aplicado pelo terapeuta ou pelo próprio paciente na região dolorida. A dor foi avaliada em uma escala de 1 a 5 antes e depois da aplicação. O tempo de aplicação foi determinado pelo paciente, até melhoria dos sintomas. Para avaliação do Mudra ApanaVayu, os pacientes hipertensos realizaram o Mudra e a pressão foi medida antes e após a prática. 

 

Resultados: Todos os 23 pacientes relataram redução ou supressão da dor após a aplicação do Mukula. O tempo de aplicação não excedeu 15 minutos. No uso do ApanaVayu em hipertensos, houve redução da pressão em 15 vezes que foi utilizado para os 4 pacientes avaliados, chegando sempre a um nível normal de pressão. A redução foi de até 30 mmHg. 

 

Conclusão: O equilíbrio dos fluxos de energia no corpo através da prática dos Mudras é um método efetivo para alívio da dor e redução da pressão arterial, além de trazer um aumento da tranquilidade ao paciente. A prática de mudras promove o autocuidado e o aprimoramento da autopercepção.

 

APANA VAYU

Tratamento com Mudras na redução da dor e no controle da pressão arterial

 

TÉCNICA:

O dedo indicador dobra-se para tocar a base do polegar, enquanto a curva do dedo médio e anelar tocam a ponta do polegar. O dedo mindinho permanece esticado.

Execute este Mudra no mínimo cinco minutos, podendo ir aumentando até chegar a quinze minutos.

 

MUKULA MUDRA

Tratamento com Mudras na redução da dor e no controle da pressão arterial

 

TÉCNICA:

Sentar sobre as pernas em local confortável. Unir os quatro dedos (indicador, médio, anular e mindinho) com o dedo polegar de maneira a formar um botão, semelhante ao botão da flor de lótus. Pode ser praticado com uma ou ambas as mãos.

 

Fontes:

SWAMI Satyananda Saraswati, Asana Pranayama Mudra

BANDHA, Yoga Publications, Trust, 4ª edição, 2008.

mudrasterapeuticos

MUDRA PARA ELEVAR A AUTO ESTIMA;
ESTE MUDRA É USADO PARA A ELIMINAÇÃO DE TOXINAS, TANTO FÍSICAS COMO MENTAIS. ;

Conheça nossos info produtos.

Desenvolvido por