O médico japonês Shigeaki Hinohara, especialista em longevidade, faleceu recentemente aos 105 anos. Ainda trabalhando, deixou suas 12 mais importantes dicas concretas para vivermos uma vida boa e longeva.
Nascido em 1911, Hinohara se tornou um dos médicos a dedicar mais tempo à saúde e à felicidade de seus pacientes no mundo. E o termo “felicidade” aqui não é usado por acaso: o médico foi um pioneiro no trato mais pessoal e individual dos pacientes e, mesmo depois de sua morte, segue como inspiração para melhorarmos a qualidade de nossas vidas.
1) Coma direito
“Todo mundo que vive uma longa vida, independentemente de nacionalidade, raça ou gênero, dividem uma coisa em comum: alimentação saudável.
2) Não pegue atalhos
“Para permanecer saudável, sempre suba de escadas e carregue suas próprias coisas. Eu subo de dois em dois degraus, para exercitar meus músculos”
3) Redescubra sua energia juvenil
“Energia vem de sentir-se bem. Todos nos lembramos quando éramos crianças e estávamos nos divertindo, como esquecíamos de comer ou dormir. Eu acredito que podemos manter essa atitude enquanto adultos. É melhor não cansar o corpo com regras demais como hora de comer e hora de dormir”.
4) Mantenha-se ocupado
“Sempre se planeje com antecedência.”
5) Mantenha-se trabalhando
Mesmo após a aposentadoria, continue trabalhando em algo que você goste!
6) Siga contribuindo com a sociedade
“Mesmo depois de uma certa idade, devemos nos esforçar para contribuir com a sociedade.
7) Espalhe seu conhecimento
“Divida o que você sabe”.
8) Entenda o valor de diferentes disciplinas
“A ciência sozinha não consegue curar ou ajudar as pessoas. Cada pessoa é única, e as doenças estão conectadas com seus corações. Para entender as doenças e ajudar as pessoas, precisamos de artes livres e visuais, não somente de medicina”.
9) Siga seus instintos
“Ao contrário do que se imagina, os médicos não conseguem curar tudo e todos. Então pra quê causar uma dor desnecessária como, por exemplo, uma cirurgia, em certos casos? Eu acho que a música e a terapia animal podem ajudar pessoas mais do que os médicos imaginam!”
10) Resista ao materialismo
“Não enlouqueça pelo acúmulo de coisas materiais. Lembre-se: você não sabe quando será sua vez, e nós não levaremos nada daqui”.
11) Tenha modelos de vida e inspirações
“Encontre alguém que te inspire para procurar ir ainda mais longe”.
12) Não subestime o poder da diversão
“A dor é algo misterioso, e divertir-se é a melhor maneira de esquecê-la. Se uma criança está com dor de dentes e você começa a brincar com ela, ela imediatamente esquece a dor. Hospitais precisam oferecer as necessidades básicas dos pacientes: nós todos queremos nos divertir. No St. Lukes (hospital que dirigiu e trabalhou até o fim da vida), nós temos música, terapia animal e aulas de arte”.
Shigeaki Hinohara
Namastê!
Equipe Universo da Espiritualidade
Fonte: hypeness
Querido leitor, se você gostou desse artigo poderá gostar de nosso Manual Completo sobre Botânica Oculta e Medicinal! Clique no livro abaixo: