O fígado é o principal órgão responsável pela remoção e limpeza de toxinas que entram no corpo e desempenha um papel muito importante na saúde global de nosso corpo. O fígado é um agente desintoxicante, metabolicamente essencial na quebra de gorduras dos alimentos.
Devido a grande importância do funcionamento deste órgão, é essencial mantê-lo limpo. Existem muitas ervas que podem ajudar com a limpeza e hoje apresentaremos 5 delas:
RAIZ DE CHICÓRIA
Raiz de chicória é uma erva conhecida para tratar problemas como icterícia, vesícula biliar, cálculos biliares, pedras urinárias, constipação, indigestão, depressão e dores de cabeça.
Esta erva medicinal também é usada desde os tempos antigos para a sua capacidade de limpar.
Como usar:
Chá da Raiz da Chicória: Coloque 30g da raiz seca e triturada em um litro de água. Leve ao fogo e deixe ferver. Desligue o fogo e deixe repousar por 15 minutos. Tome uma xícara antes do café, após o almoço e após o jantar.
DENTE-DE-LEÃO
A raiz de dente-de-leão estimula o fluxo de bile do fígado, e é muitas vezes usada para ajudar a combater a gordura no fígado, cirrose, dominância de estrogênio, e até acne.
Como Usar:
Sumo das folhas: folhas novas são usadas em saladas; as folhas velhas, refogadas e comidas como verdura; Flores: fritas, em saladas, maioneses e geléias.
CÚRCUMA
A raiz cúrcuma é um poderoso protetor e até mesmo regenera as células deste órgão. Também ajuda a estimular as enzimas responsáveis por limpar toxinas (incluindo agentes cancerígenos conhecidos) do corpo, e em uma pesquisa descobriu-se que a cúrcuma é capaz de combater os efeitos cancerígenos.
Como usar:
INGREDIENTES
Água fervente
2 colheres (chá) de açafrão
100 ml de água de coco
2 colheres (chá) de mel orgânico
2 colheres (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de gengibre picado
1 pitada de pimenta-do-reino
MODO DE PREPARO
Encha meia copo de água fervente e coloque o gengibre e o açafrão. Em seguida, mexa, adicione o mel, cubra o copo e deixe descansar por cerca de 10 minutos.
Feito isso, acrescente a canela e a pimenta.
Termine de encher o copo com água de coco.
Beba esta infusão 3 ou 4 vezes por dia, durante uma semana.
Procure repetir o procedimento 6 meses depois.
FOLHAS DE HORTELÃ
A hortelã estimula o fluxo de bile e relaxa os ductos biliares, o que ajuda a quebrar as gorduras. Também ajuda a reduzir o colesterol ruim, o que torna o trabalho de toxinas de filtragem muito mais fácil. A hortela também inibe bloqueios nos rins e vesícula biliar, além de ajudar na digestão.
Como usar:
INGREDIENTES:
Um punhado de hortelã
1 litro de água
Meio copo de suco de limão
Meio copo de suco de laranja
MODO DE PREPARO:
Adicione a água e a hortelã numa panela e leve para ferver por 5 minutos.
Depois, desligue o fogo e deixe descansar.
Feito isso, encha um copo com os sucos e mexa bem.
Em seguida, misture o suco com a infusão de hortelã.
Coe para que fique apenas o líquido
QUEBRA-PEDRA
Os benefícios desta planta maravilhosa foram descobertos a pouco tempo, porém sabe-se que é realmente eficaz para prevenir e melhorar os problemas que possam aparecer no fígado e rins, principalmente.
Esta planta não deve ser utilizada por mulheres grávidas ou lactantes, e deve-se consumir com cuidado se for diabético ou hipertenso.
Como preparar o chá
Para preparar o chá de quebra-pedra, deve-se utilizar 4 g de folhas ou 1 colher de sobremesa para cada xícara de água. Durante o preparo, deve-se adicionar a quebra-pedra na água em ponto de fervura, tampar o recipiente por 5 a 10 minutos, coar e tomar a bebida morna, de preferência sem utilizar açúcar.
IMPORTANTE:
Escolha apenas um dos tratamentos de desintoxicação;
A desintoxicação do fígado deve ser feita a cada 6 meses.
Nota: Este artigo refere-se a tratamentos caseiros e naturais. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
Querido leitor, se você gostou desse artigo poderá gostar de nosso Manual Completo sobre Botânica Oculta e Medicinal! Clique no livro abaixo:
Namastê!
Nina Greguer
Fonte: remediosparaelalma