Em todas as tradições espirituais ao redor do globo encontramos mestres despertos que dedicaram suas vidas inteiras iluminando as pessoas através de seus ensinamentos, com a intenção de transformar o mundo em um lugar melhor, onde as pessoas viveriam amorosamente e em paz uns com os outros e com a natureza.
Aqui eu quero apresentar-lhe seis das lições mais poderosas que todos os grandes mestres espirituais iluminados do Oriente e do Ocidente ao longo da história pretenderam nos ensinar:
1) A separação é uma ilusão
Tudo na existência está ligado a tudo o mais. Nada existe independentemente ou isoladamente do seu ambiente. Toda dualidade não é mais que uma ilusão e, a menos que nos libertemos dela, nunca seremos capazes de viver em harmonia com nós mesmos e com o mundo.
2) Simplicidade é fundamental
Viver com simplicidade é o caminho para encontrar foco e clareza. Aqueles que complicam suas vidas tendem a ter um estado de espírito confuso e desperdiçar seu tempo e energia envolvidos em coisas que não contribuem para o seu desenvolvimento. Uma pessoa sábia joga fora o que não é essencial e mantém em seu coração apenas o que é de verdadeira importância.
3) O apego traz sofrimento
Tudo o que existe e possuímos um dia se desvanecerá. Em outras palavras, tudo é temporário, incluindo nossa presença neste mundo. Portanto, quanto mais ligados estivermos, quer sejam pessoas, posses ou circunstâncias, mais somos obrigados a sofrer, uma vez que todos eles serão tirados mais cedo ou mais tarde de nós.
4) A dor é um mensageiro
As pessoas geralmente têm medo da dor e fazem qualquer coisa para evitar escutá-la. A verdade, no entanto, é que a dor está lá para nos ensinar algo importante, e a menos que prestemos muita atenção a ela, nunca seremos capazes de aprender e crescer.
5) Compaixão cria a paz
Viver compassivamente significa viver em paz com os outros. Quando a compaixão se perde no mundo, a competição, o conflito e a guerra inevitavelmente surgem. Compaixão é a única coisa que pode ajudar as pessoas a se unirem e trabalharem juntas para criar um mundo mais bonito para todos os seres existentes.
6) A liberdade anda de mãos dadas com a responsabilidade
Quanto mais assumimos a responsabilidade em nossas mãos, mais seremos capazes de moldar nossas vidas. Aqueles que optam por lançar a responsabilidade sobre os ombros dos outros, não percebem que eles estão jogando sua liberdade também. Responsabilidade pode às vezes ser um fardo pesado para carregar, mas é a única maneira de viver conscientemente e livre.
Essas lições esclarecedoras podem, a princípio, parecer fáceis de entender, mas na verdade precisam de uma grande mudança na consciência para realizá-las. Com a meditação e uma aplicação consciente dessas lições, você mais cedo ou mais tarde conseguirá incorporá-las em sua vida cotidiana e experimentar seu imenso poder e importância.
Namastê!
Nina Greguer
Fonte: spiritual-growth
Tradução e adaptação: Nina Greguer