6 PROPOSTAS EFICAZES PARA AUMENTAR NATURALMENTE A DOPAMINA E AFASTAR A DEPRESSÃO
Dependemos da química do nosso incrível cérebro para levar uma vida, pelo menos ideal. Essa complexa rede de neurônios, transmissores, sinapses faz a diferença em nossa existência. Hoje falaremos sobre um neurotransmissor fundamental, a dopamina e a importância de manter níveis adequados.
Dopamina
A dopamina é um neurotransmissor fundamental para a motivação, foco e produtividade. Ela desempenha um papel em vários distúrbios mentais, incluindo depressão, dependências, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e esquizofrenia. Está intimamente relacionada a sensações prazerosas, mas também ao relaxamento. Assim, uma vida estressada nos deixa com o mínimo de dopamina e, inversamente, manter os níveis corretos de dopamina nos ajuda a relaxar e lutar contra o estresse.
É também fundamental em outros processos cognitivos, como aprendizado, memória, tomada de decisão e, principalmente, motivação.
Muitos dos sintomas comuns da deficiência de dopamina são semelhantes aos da depressão:
- Falta de motivação
- Fadiga
- Apatia
- Procrastinação
- Incapacidade de sentir prazer
- Baixa libido
- Problemas de sono
- Mudanças de humor
- Desespero
- Perda de memória
- Incapacidade de se concentrar
Como vemos, é de fundamental importância conhecer as formas naturais de aumentar nossos níveis de dopamina. Apresentaremos a você a seguir 7 propostas eficazes para aumentar de forma natural seus níveis de dopamina.
1) Nós somos o que comemos:
Nosso cérebro alquimista é responsável por extrair e transformar aminoácidos dos alimentos que ingerimos naquilo que precisamos. Para que nosso cérebro seja capaz de produzir dopamina, devemos fornecer-lhe alimentos que contenham esses aminoácidos:
Alimentos com L-fenilalanina: amêndoas, nozes, sementes de gergelim ou sementes de girassol.
Alimentos com tirosina: sementes de gergelim, maçãs, abacate, bananas, beterrabas, cacau, favas, vegetais de folhas verdes, feijão, farinha de aveia, vegetais marinhos, gergelim, sementes de abóbora, cúrcuma, melancia, gérmen de trigo
Alimentos com quercetina: maçãs.
Alimentos com betaína: beterraba.
Alimentos com L-theanine: chá verde.
Alimentos ricos em probióticos naturais, como iogurte natural, kefir, e chucrute cru também podem aumentar a produção da dopamina natural. De forma peculiar, a saúde de sua flora intestinal afeta sua produção de neurotransmissores.
2) Suplementação:
Na fitoterapia, podemos encontrar uma série de suplementos naturais que nos ajudarão a aumentar nossos níveis de dopamina:
- Suplementos de chá verde
- Cúrcuma
- Ginko Biloba
- L-tirosina
3) Exercícios físicos:
Uma das maneiras mais rápidas e saudáveis de aumentar os níveis de dopamina e sentir seus efeitos é o exercício físico.
4) Música:
A música é remédio para a alma, mas é também para o corpo. Em relação à dopamina, ouvir músicas das quais gostamos produz uma elevação desse neurotransmissor imediatamente.
5) Amor e gratidão
O amor, a gratidão e outras altas vibrações emocionais são maravilhosos geradores de dopamina.
6) Meditação
Os benefícios da meditação têm sido comprovados em mais de 1.000 estudos. Meditadores regulares experimentam elevada capacidade de aprender, aumento da criatividade, e relaxamento profundo. Tem sido demonstrado que a meditação aumenta a dopamina, melhorando o foco e a concentração.
Namastê!
Fontes:
https://triskelate.com/7-eficaces-propuestas-aumentar-forma-natural-la-dopamina
Querido Irmão de Jornada, se você gostou desse artigo poderá gostar de nosso Manual de Botânica Oculta e Medicinal. Clique no livro abaixo: