Deepak Chopra nos diz que podemos reverter o processo de envelhecimento até 15 anos, sentindo-nos muito mais vitais e rejuvenescidos.
Conforme pesquisas recentes, enquanto o corpo humano é aparentemente constituído por matéria, na verdade é um campo de energia e inteligência conectado à mente. A mente influencia todas as células do corpo. Pode acelerar, desacelerar e até mesmo reverter-se.
1) Mude a percepção do seu corpo e envelhecimento:
A percepção é um ato seletivo de atenção e interpretação. O que você experimenta como "realidade", incluindo seu corpo físico e seu próprio envelhecimento, é moldado por seus hábitos de percepção. Enquanto a maioria das pessoas está acostumada a ver seu corpo como uma máquina biológica estática, você pode começar a vê-lo como um campo de energia, transformação e inteligência que constantemente se renova.
Comece a notar tanto o seu diálogo interno quanto o modo como você se expressa sobre o seu corpo e seu envelhecimento. Se você encontrar-se dizendo coisas como: "Eu estou chegando à idade em que preciso de óculos para ler", "Eu sou muito velho para fazer yoga" (ou alguma outra atividade) "Eu herdei problemas de coluna do meu pai" ou alguma outra frase semelhante - tome a decisão consciente de mudar a perspectiva e como você fala sobre seu corpo e idade.
Tenha em mente que suas células sabem o que você está dizendo, então, a menos que você queira ter as costas de seu pai ou qualquer outra coisa que seja da "família", não alimente essa semente de intenção em sua consciência.
Uma afirmação poderosa que você pode usar é: "Todos os dias, de todas as maneiras, estou aumentando minha capacidade física e mental".
2) Reduza o estresse e medite:
A meditação é uma ferramenta simples e poderosa que nos leva a um estado de relaxamento profundo, pois dissolve a fadiga e o estresse acumulado, desacelerando dessa forma o processo de envelhecimento. Durante a meditação, a respiração se torna mais lenta, a pressão arterial e a freqüência cardíaca diminuem, assim como os níveis de hormônio do estresse. Por sua própria natureza, a meditação acalma a mente e, quando a mente está em um estado relaxado de consciência, o corpo também relaxa.
Pesquisas mostram que aqueles que meditam regularmente têm uma tendência menor a hipertensão, doenças cardíacas, ansiedade e outras doenças relacionadas ao estresse que aceleram o processo de envelhecimento. Além disso, novos estudos descobriram que a meditação literalmente restaura o cérebro.
3) Tenha um sono tranquilo:
Conseguir um sono reparador é essencial para mantê-lo saudável e vital. Isso é muitas vezes negligenciado e menosprezado. Existe até uma tendência em algumas pessoas para se vangloriar de como elas podem sobreviver com tão poucas horas de sono. Na verdade, a falta de sono reparador altera o equilíbrio natural do corpo, enfraquece o sistema imunológico e acelera o processo de envelhecimento.
Os humanos geralmente precisam de seis a oito horas de sono reparador todas as noites. O sono repousante significa que você não precisa tomar medicação para dormir, mas consegue dormir profundamente quando se deita. Se você se sentir energizado e vibrante quando acordar, terá tido um sono tranquilo e repousante; Se você se sentir cansado e sem entusiasmo, você não o teve.
Você pode obter a mais alta qualidade de sono, mantendo seus ciclos de sono em sintonia com os ritmos do Universo, conhecidos como ritmos circadianos. Isso significa ir para a cama às 10 horas da noite e acordar às 6 horas da manhã.
4) Nutrir seu corpo com alimentos saudáveis:
Existem alimentos "mortos" que aceleram o processo de envelhecimento e outros que renovam e revitalizam o corpo. Alguns alimentos que precisam ser eliminados e minimizados incluem enlatados, congelados, preparados no microondas e processados. Concentre-se em comer uma variedade de alimentos frescos e preparados na hora.
Uma maneira simples de garantir uma dieta balanceada é incluir fibras e gorduras saudáveis em cada refeição.
5) Exercício:
Inúmeras vantagens tanto nos aspectos fisiológicos quanto psicológicos. O exercício regular é uma das formas mais importantes de rejuvenescer e viver mais tempo. O exercício não apenas mantém o corpo jovem, como também preserva a mente viva e promove o bem estar emocional.
O importante é começar devagar, e encontrar as atividades físicas que lhe agradam e fazê-las regularmente. Se o máximo que você puder fazer agora for percorrer o quarteirão, faça-o! Você ficará surpreso com a rapidez com que sua força e entusiasmo aumentarão para se mover e respirar.
6) Amor e amizade:
Dar e receber amor fará você se sentir feliz e radiante, além de fortalecer seu sistema imunológico e alcançar maior vitalidade. É a expressão máxima do ser. Quando você está sintonizado com essa frequência, tudo está bem e você sente alegria. O isolamento e a solidão criam as condições para um envelhecimento rápido.
A solução é ficar conectado e aberto a novos relacionamentos ao longo da vida. Resista ao impulso de permanecer no semi-isolamento. A perda de amigos ou de um parceiro é uma parte inevitável do envelhecimento, e muitas pessoas não conseguem encontrar um substituto ou não têm motivação para fazê-lo. Por "substituição" não quero dizer um novo parceiro e família (embora seja uma possibilidade), mas vínculos emocionais que significam algo para você e dão sentido à sua existência. Nenhuma quantidade de leitura ou televisão substitui o contato humano que abriga amor e cuidado.
7) Mantenha uma mente jovem:
"Infinita flexibilidade é o segredo da imortalidade". Quando cultivamos a flexibilidade em nossa consciência, nos renovamos a cada momento e invertemos o processo de envelhecimento. As crianças oferecem a expressão mais clara de abertura e flexibilidade. Elas brincam e riem livremente e se maravilham com as menores coisas. Elas são infinitamente criativas porque não construíram as camadas de condicionamento que criam limitações e restrições.
Para manter uma mente jovem, escreva duas ou três coisas que você pode fazer que são totalmente infantis. Pense em algo que evoca sua infância, coma um cone de neve, vá a um parquinho, faça um desenho, pule uma corda, construa um castelo de areia. Encontre algo que traga de volta o senso de humor que você tinha quando era criança, mesmo que ache que cresceu. Escolha uma dessas atividades e comece a praticá-la ainda hoje.
Enquanto você realiza a atividade de sua infância, deixe-se levar pelo arquétipo despreocupado e inocente da criança. O sentimento que você está procurando não é um retorno à infância, mas algo mais profundo. Ao revivermos nossa natureza infantil, não apenas cultivamos uma mente jovem, mas nos conectamos com a parte de nós que nunca morrerá: nossa essência espiritual.
Através da meditação e da Yoga poderemos canalizar essa energia, obtendo maior serenidade diante da adversidade. Busque sua paixão, seja prestativo, ame todos os seres vivos do planeta e seja respeitoso. Felicidade é seu direito não é uma opção.
Namastê!
Fonte Pesquisada:
https://consejosdelconejo.com/2016/07/19/7-consejos-espirituales-no-envejecer/ Publicado por: Aleja