O velho paradigma dos sistemas de crenças que controlam a vida e que manipulam a mente, alienaram multidões, para que finalmente se percebesse que essas pessoas têm vivido numa realidade artificial criada por pessoas egoístas em viagens de poder.
Isso levou a uma situação em que muitos estão vagando, tentando encontrar seu próprio caminho em um mundo sem muitos líderes verdadeiros. Como resultado disto, desenvolveu-se um novo mercado que tenta mostrar respostas a essas pessoas que se desiludiram com os antigos sistemas dogmáticos.
No entanto, nos dias atuais nos deparamos com muitos que exercem o domínio da orientação espiritual contemporânea, mas que estão tirando vantagem das pessoas e criando circunstâncias que variam muito pouco do velho paradigma que foi simplesmente polido e deram a ilusão de que é outra coisa.
Há um influxo de "mestres iluminados do universo" que permeiam a esfera espiritual nos dias de hoje. Gurus e professores espirituais estão surgindo à esquerda e à direita. Muitos deles oferecem uma maneira fácil para acabar com o vazio que muitas pessoas sentem em suas vidas. E, como resultado, esses gurus e professores fazem quantias maciças de dinheiro, às custas da boa fé de seus seguidores.
Não são poucos àqueles que de dentro do “palco espiritual” olham somente para os aspectos quantitativos, enquanto visualizam uma fabulosa oportunidade de ganhar vultuosas somas de dinheiro, ou uma maneira de ter poder sobre os outros.
Isso é muito perigoso, pois pode afetar negativamente a percepção da legitimidade de toda a comunidade espiritual e de tudo o que ela engloba. O que acontece é que os verdadeiros professores espirituais acabam sendo desconsiderados, ou confundidos com os falsos mestres.
Estar ciente de que existem tais “esquemas espirituais”, pode nos ajudar a buscar orientação longe dos falsos gurus e procurar os verdadeiros professores que realmente desejam ajudar as pessoas e a consciência global da humanidade. É evidente que às vezes fica difícil ver através da fachada espiritual que alguns criam como uma frente para esconder sua verdadeira natureza e intenções, que é tão somente o dinheiro e a fama.
ABAIXO APRESENTAREI 9 MANEIRAS DE IDENTIFICAR UM FALSO MESTRE/GURU
1) GRANDES QUANTIAS DE DINHEIRO
As ações falam infinitamente mais alto que as palavras. Qualquer um pode proclamar coisas magníficas e maravilhosas, mas essas palavras vivem de acordo com a forma como a pessoa vive e se expressa em sua vida diária?
Diariamente nos deparamos com novos gurus que se autonomearam professores espirituais, ou qualquer outro título, e do dia para a noite passam a cobrar grandes quantias por orientações, conhecimentos ou “direcionamento”, ao contrário dos sábios e verdadeiros mestres que cobram pouco ou nada e que buscam respostas através da meditação e outras práticas espirituais.
2) TÍTULOS EXTRAVAGANTES
Quando se olha para um potencial professor espiritual, precisamos observar se esse indivíduo proclama títulos magníficos, ou se refere a si mesmo como sendo mestre iluminado, cristo cósmico, iogue autorrealizado ou um santo, (um dos delírios finais de grandeza, seguindo o complexo do
cristo narcísico). Uma pessoa iluminada não encontra nenhuma necessidade de elevação do ego.
Aqueles que experimentaram a Realidade Absoluta não se gabam continuamente de como alcançaram a iluminação e de como são melhores do que os outros. Eles são na verdade muito humildes. Eles entendem que não há nenhum benefício para si ou para seus alunos, fazer tais declarações baseadas nas realizações que eles tiveram sobre a Realidade.
Não há necessidade de estabelecer um quadro hierárquico entre professores e alunos, já que somos todos passageiros do mesmo trem. Todos nós estamos indo na mesma direção, em última análise.
3) INCAPACIDADE DE RECEBER CRÍTICAS
Outro ponto a ser observado é se a pessoa é capaz de receber críticas ou não.
Aqueles que não são professores espirituais genuínos ficarão ofendidos e defensivos em relação a críticas feitas em relação a eles, ao invés de olhar para dentro e levar em consideração o que essas críticas significam, pois afinal ninguém é perfeito.
Afinal, como se atreve um mortal não-iluminado criticá-los!
4) CONCENTRADO DEMAIS NO OBJETIVO FINAL
Até o reverenciado Buda não alcançou a iluminação de um dia para o outro. A menos que um professor espiritual lhe mostre uma maneira realista de alcançar a iluminação (como por meio de uma meditação particular ou técnica de expansão da consciência), do contrário você estará melhor sem a ajuda dele. Sem contar que você manterá o seu suado dinheiro também.
5) COMPORTAMENTO HIPÓCRITA
Cuidado com os hipócritas!
Este é talvez um dos métodos mais simples de identificar os falsos mestres espirituais. Observe se eles praticam o que eles pregam. Se eles ensinam sobre como você deve meditar diariamente para promover o seu crescimento espiritual, observe se eles meditam diariamente.
Eles estão liderando pelo exemplo? Quando eles falam sobre irradiar amor e luz interior e tudo o que é bonito - eles estão fazendo isso? Ninguém gosta de um hipócrita, especialmente se esse hipócrita está prometendo a iluminação espiritual.
6) DESEJOS EGOCÊNTRICOS
Um aspecto especialmente importante de um guru ou professor espiritual que devemos observar é o seu investimento nos aspectos materiais da vida. Eles estão exibindo um comportamento que é indicativo de ser um convertido no caminho espiritual? Ou será que eles se concentram excessivamente em dinheiro, sexo e poder?
Para um mestre espiritual é necessário que haja uma vida equilibrada. Mas, quando a dependência e o abuso começam a emergir e se infiltrarem na mente, então há um problema.
7) MATERIALISMO ESPIRITUAL
O materialismo espiritual é algo que se tornou mais um problema nos últimos anos.
O foco crescente no materialismo espiritual é problemático. Todos os cursos, ensinamentos, livros e oficinas que se concentram em usar a Lei da Atração para nos trazer riquezas e abundância mantêm desejos materialistas em seu núcleo e não refletem mensagens reais de crescimento espiritual.
Embora o crescimento espiritual possa atrair todo tipo de abundância em função da imensa positividade que projetamos para fora, atrair riqueza somente material não é o propósito do verdadeiro buscador espiritual. Essas mensagens que usam a dinâmica da atração não são ruins em si mesmas, mas quando são mal representadas como sendo um caminho rumo à espiritualidade mais elevada, então é quando devemos ser cautelosos em prosseguir.
Não se percam na ilusão que a falsa espiritualidade cria.
8) COMPORTAMENTO EGOÍSTA
A abnegação deve ser a qualidade dominante na alma espiritualmente avançada, não o egoísmo.
Espiritualidade não tem lugar para superstars e glamour. Não é o próprio professor espiritual que deve ser o foco, mas sim as mensagens e os ensinamentos espirituais.
Como podemos atingir nossa própria autorrealização se nossa posição de consciência estiver focada externamente no professor, e não internamente no Self?
9) PROMETENDO UM CAMINHO RÁPIDO PARA A AUTORREALIZAÇÃO
Não há nada de errado nos workshops espirituais. Mas quando você vê um professor espiritual dando um curso espiritual que custa milhares de reais e que duram alguns dias ou mesmo semanas, não espere alcançar a iluminação apenas por completar tal oficina.
Todos nós temos vidas ocupadas e sentimos como se não tivéssemos tempo suficiente para nos dedicarmos ao nosso crescimento espiritual. Mas, vamos ser realistas: é altamente improvável que você se torne totalmente autorrealizado em 3 semanas em um retiro em Bali.
Os processos de crescimento espiritual, autorrealização e esclarecimento podem levar anos ou uma vida inteira (alguns até dizem múltiplas vidas). Diz-se que há somente uma pessoa na história registrada que alcançou a iluminação em uma vida - (Milerapa), que alcançou o estado iluminado através da devoção fiel, zelo ilimitado, paciência monumental, perseverança sobre-humana e autorrealização.
Todos nós gostaríamos de acreditar que há uma via rápida para essas coisas, mas este não é o caso. É claro que sempre há exceções e alguns chegam ao topo da montanha mais rápido do que outros, mas como um todo, é um processo que inclui muita dedicação e tempo.
E para encerrar...
Estas são as várias formas em que você pode detectar um falso guru, ou mestre espiritual. E, em nosso tempo, onde há milhares dos chamados “gurus”, temos que ter cuidado com quem escolhemos ouvir, porque se cometemos o erro de seguir alguém que é ego-centrado em suas intenções, então vamos perder tempo, dinheiro e custos de oportunidade (entre outras coisas).
Espero que este artigo possa ajudá-lo a discernir entre o verdadeiro mestre que deseja ajudar os outros a experimentar a felicidade espiritual e aqueles que proclamam que farão essas coisas por você, mas na realidade estão apenas esvaziando a sua conta bancária.
Namastê!
Nina Greguer