O fígado é um dos órgãos de desintoxicação mais importantes do corpo e mantê-lo saudável é um fator chave para o bem estar físico e mental.
Através de estudos realizados na Índia, descobriu-se que o alecrim aumenta o fluxo biliar do seu corpo (o que é essencial para o metabolismo da gordura e a desintoxicação) e reduz as enzimas hepáticas plasmáticas (que tem sido associada ao diabetes tipo II).
O Alecrim contém muitos óleos voláteis. Um dos principais óleos voláteis encontrado no alecrim é o limoneno. O mesmo limoneno que se encontra nas cascas de frutas cítricas. O limoneno ajuda a reduzir os agregados gordurosos no fígado (fígado gordo).
O alecrim limpa as gorduras do organismo, estimulando o fígado e isso se deve em parte ao limoneno, que ajuda a aumentar as enzimas responsáveis pela desintoxicação do fígado.
Os compostos do alecrim podem ajudar a regular o gene CYP1A1 que ajuda na desintoxicação de estrogênios e xenoestrógenos nocivos.
O alecrim também pode ajudar a aumentar a absorção de outras ervas. Usar alecrim juntamente com outras ervas benéficas ao fígado pode ajudá-las a ser mais eficazes. O alecrim aumenta os efeitos anti-inflamatórios do açafrão, que também é de grande ajuda para a desintoxicação do fígado.
Fonte: Livro, Alecrim & Cura e Magia (Clique no título e saiba mais)