Em nossa existência humana conseguimos ter uma evolução a nível físico, mental e espiritual mediante a interpretação dos sinais que a natureza nos emite.
A referência à Natureza é entender a conexão entre vida, evolução e sensações através dos quatro elementos. Esta compreensão é parte integrante da estrutura do ser, do planeta, partindo de um eco que vibra através do espaço e tempo, abrangendo os muitos planos da existência do Ser Humano.
A interpretação e a ligação com cada elemento é a própria consciência da evolução que só coexiste mediante a parceria com a natureza. Terra, Ar, Fogo e Água são essenciais para que possa existir vida e que a mesma se desenvolva.
Elemento Terra: É a representação estrutural do corpo físico e respectivas sensações; oferece-nos a sua estrutura, o planeta, a matéria da qual o corpo se constitui; O Elemento Terra é símbolo da fertilidade, abundância, equilíbrio, conexão e renovação.
Elemento Água: Está relacionado com a bioquímica, às emoções e os sentimentos; O movimento constante das águas cria à energia vital, o crescimento, a regeneração, reprodução, a visão cristalina - é a transcendência da barreira invisível.
Elemento Ar: Eleva o ser humano além do mineral e do vegetal, recordando-nos que a terra é tão mais fértil, quanto mais arejada pelos ventos que nela circulam. O ar é o elo entre os mundos visível e invisível. No homem, programa o movimento de renovação: o processo de respiração que transporta o oxigênio, essencial à sobrevivência e reprodução das células. Quanto mais renovado, mais capacidade funcional tem o plano mental (idéias, criatividade, imaginação). Na realidade só podemos criar, quando nos libertamos do velho e já estabelecido, para aceitar as novas formas de pensar, ser e estar.
Elemento Fogo: o indivíduo entende que é o calor do sol que faz germinar e crescer as plantas e as árvores. É a mesma energia que aquece os seus processos físicos e eleva o seu entusiasmo, levando-o a vivenciar emoções como alegria ou explosões de raiva, a necessidade de intervenção no próprio meio ou de superar-se a si mesmo. Ao simbolizar a vertente espiritual do ser humano, o fogo como agente transformador é o representante de que somos os únicos seres que alcançam a consciência perante sua existência.
Ester de Susan. Aloha!
Querido leitor, se você gostou desse artigo, poderá gostar de nosso Manual Completo sobre Botânica Oculta e Medicinal! Clique no livro abaixo: