O segundo chakra também chamado esplênico, sacro ou do baço, é responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo. Quando esse chakra é estimulado, propicia uma boa captação energética.
Tem como localização a região umbilical (dois cm. abaixo do umbigo), entre o osso púbico e o umbigo - acima dos genitais, também alinhado com a coluna e abre-se para frente.
A faixa de ação está nos genitais até abaixo da boca do estômago. O Mantra pelo qual afina-se e vibra com grande energia é o VAM.
Em suas funções são elaboradas as questões do cotidiano. Desse chakra partem a manutenção do ser humano: desejos, sensualidade, paixão e apegos materiais.
A cor é Laranja, a cor da profundidade, elevando as energias que fluem - é a cor da estimulação e renovação, da liberdade de padrões emocionais cristalizados, dos sentimentos de valorização e do despertar da alegria do prazer sexual.
Tem ligação com fluídos, líquidos, contínuo movimento; tem como elemento base a Água; tem como profunda representação a flor de Lótus de seis pétalas.
Sua principal função é a reprodução criativa do ser, visando a continuidade. Sua principal função dos sentidos é o Paladar. Suas Glândulas correspondentes são as Glândulas sexuais: ovário, próstata e testículos. Seus hormônios correspondentes são: Estrógeno e Testosterona.
Sob o ponto de vista anatômico os órgãos associados a esse centro energético são: os quadris, ovários, útero, as tubas uterinas, a pélvis a região lombar, os rins, a bexiga, o intestino grosso, tudo que é líquido como o sangue, a linfa, os sucos digestivos, o esperma.
Está relacionado com as necessidades básicas associadas à sexualidade e auto-estima, ser entendido, fazer parte do contexto ao qual pertence, sentimento de ser e fazer parte do mundo; dá acesso ao corpo emocional em seu nível mais próximo do corpo físico; abriga a nossa criança interior.
As imagens de nossa existência, de vidas passadas e traumas ficam guardadas nesse Chakra. A capacidade de dissipar antigas emoções é também desenvolvida por meio deste chakra - as principais energias fecundantes e acolhedoras que permeiam toda a natureza partem de um processo de criação contínuo, que se expressa em nós mesmos por intermédio de sentimentos e ações criativas.
Se expressa no plano físico pela ação desintoxicante e eliminadora dos rins e da bexiga. No nível psíquico é vivenciado através do desprendimento e do livre fluxo dos sentimentos através dos quais estamos prontos a experimentar a vida original e sempre nova.
É ativado pela vogal “o” fechado, como na palavra sono. A vogal “o” liberta um momento circular, desperta a profundeza dos sentimentos levando à totalidade circular nas quais as energias masculinas e femininas alcançam a unidade - um harmonioso e cíclico e evolutivo jogo de forças conjuntas.
Busca contato com a natureza de maneira pura. Busca expressões como luar e água límpidas.
Ester de Susan
Querido Irmão de jornada, se você gostou deste artigo e deseja saber mais sobre técnicas e terapias de cura, clique no livro abaixo: