BENEFÍCIOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE CÚRCUMA E COMO PREPARÁ-LO
A cúrcuma é uma planta perene com raízes ou tubérculos. A curcumina é o ingrediente ativo da cúrcuma. Os benefícios para a saúde da cúrcuma são conhecidos há milhares de anos. Existem várias maneiras de usar a cúrcuma, e usar o óleo essencial de cúrcuma (obtido a partir da raiz) é um deles. Os usos do óleo essencial de cúrcuma são abundantes na medicina tradicional e aromaterapia para benefícios para a saúde e cosméticos.
RECEITA CASEIRA DE ÓLEO ESSENCIAL DE CÚRCUMA
Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de óleo de coco puro;
- Cúrcuma;
Modo de preparo:
1 - Faça uma pasta de cúrcuma e água e utilize 2 colheres desta pasta.
2 - Em uma panela adicione o óleo de coco e aqueça em fogo baixo.
3 - Adicione a pasta de cúrcuma à panela e aqueça por um minuto mexendo continuamente.
4 - Desligue a chama e deixe esfriar.
5 - Lembre-se de não queimar a cúrcuma durante o aquecimento.
6 - Permita que o óleo atinja a temperatura ambiente.
7 - Transfira para uma garrafa limpa e evite o contato com a umidade.
8 - O óleo essencial aromático de cúrcuma caseiro está pronto.
9 - Armazene o óleo essencial de açafrão num local fresco e escuro.
Propriedades nutritivas do óleo essencial de cúrcuma e seus benefícios para a saúde.
1 – Propriedades anticâncer
Tanto a cúrcuma como o óleo essencial de cúrcuma são agora reconhecidos como tendo qualidades anticâncer. O óleo essencial de cúrcuma pode combater os radicais livres no corpo e atuar como um excelente agente antioxidante e anti-inflamatório. O turmerone aromático (ar-turmerone) presente no óleo essencial de cúrcuma, bem como a curcumina, o principal ingrediente ativo da cúrcuma, exibiram capacidade para combater o câncer de cólon.
2 – Anti-inflamatório
O óleo essencial de cúrcuma contêm 60 a 65% de alfa-curcumina. Este também é o principal componente presente na raiz da cúrcuma que dá a cúrcuma suas propriedades anti-inflamatórias. O óleo de cúrcuma tem sido usado com outros óleos essenciais para preparar fórmulas anti-inflamatórias e para alívio da dor.
3 – Para o resfriado comum
Inalar o óleo de cúrcuma: adicione 2 a 3 gotas de óleo de cúrcuma à água quente ou usando um vaporizador - abre as narinas congestionadas imediatamente. Também mata germes que causam o resfriado comum ajudando a curar mais rápido.
4 – Ajuda na digestão
Zingiberene e o 6-gingerol são os principais compostos presentes no óleo de cúrcuma que ajudam a colocar o sistema digestivo em ordem e também interrompe a formação de gases no trato gastrointestinal.
5 – Diabetes
O óleo essencial de cúrcuma diminui os níveis de glicose no sangue e resistência à insulina reversa. A cúrcuma atua como um antidiabético e antioxidante em diabetes, especialmente na diabetes tipo 1, melhora a função metabólica e reduz o risco de acúmulo de placa nas artérias de pacientes com diabetes tipo 2.
COMO USAR O ÓLEO ESSENCIAL
֍ Para alívio do estresse, faça a difusão ou inale de 2 a 3 gotas de óleo essencial de cúrcuma.
֍ Para uso externo, inclusive em inflamações e alívio da dor, crie um óleo de massagem, diluindo 5 gotas de óleo essencial de cúrcuma com outras 5 gotas de um óleo que sirva de veículo (como jojoba ou coco) e aplique nas áreas afetadas.
֍ Para uso interno, adicione uma gota de óleo essencial de açafrão à água ou misture 1 gota do óleo com uma colher de mel, ou então coloque em seu shake.
CONSIDERAÇÕES GERAIS
֍ É considerado um forte relaxante e balanceador.
֍ O óleo já demonstrou que pode combater o câncer de mama, de colo do útero, bem como a leucemia.
֍ O óleo de cúrcuma também mostrou que pode estimular a regeneração de células cerebrais, tornando-o efetivo na melhora de condições como Parkinson, Alzheimer, lesão da espinha dorsal e derrame.
֍ Mostrou potencial como tratamento natural contra a epilepsia.
֍ Estudos reportam que a cúrcuma e o óleo essencial reduzem com sucesso os sintomas gerais da depressão e também funcionam no combate à ansiedade, quando tomados por um período de oito semanas.
֍ O fígado pode se beneficiar muito deste óleo essencial por suas qualidades protetoras e anti-inflamatórias.
֍ O óleo também pode ser utilizado topicamente para ajudar no alívio de dores nas juntas e músculos e em casos de artrite.
֍ O óleo é mais utilizado topicamente, mas também pode ser usado internamente se você tiver um óleo de alta qualidade e consumir em pequenas doses (1 gota de óleo essencial diluída por vez).
Nota: Este artigo refere-se a tratamentos caseiros e naturais. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
Namastê!
Nina Greguer
Fonte pesquisada: noticiasnaturais / oleoessencialcurcuma