Por onde andamos quando sonhamos? O que sabemos realmente sobre este fenômeno?
O sonho é uma experiência que possui significados distintos se colocados à luz de um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a Ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.
Uma pessoa pode ter sonhos com pessoas estranhas, mas como explicar o fato de que várias pessoas de vários países acabaram sonhando com a mesma pessoa?
O MISTERIOSO CASO DO HOMEM INVASOR DE SONHOS
Como este fato pode ter ficado conhecido, considerando que o visitante dos sonhos não era famoso ou bonito? Pela insistência dos sonhos estas pessoas começaram a buscar ajuda psiquiátrica, e estas informações começaram a “viajar” de um estado para outro, de um país para outro... Esta descoberta além de incrível era chocante e amedrontadora.
O espião dos sonhos começa sua incursão em Nova York: A paciente de um conhecido psiquiatra desenha o rosto de um homem que tem, repetidas vezes, aparecido em seus sonhos. Em mais de uma ocasião, o tal homem falou sobre coisas da vida privada daquela mulher. Ela nunca tinha visto aquele homem, aquele rosto.
O retrato ficou esquecido na escrivaninha do médico por alguns dias até que outro paciente notou o desenho e reconheceu o rosto. Disse que aquele homem aparecia frequentemente em seus sonhos; e também este paciente, afirmava que não conhecia aquela pessoa.
Era algo curioso. O psiquiatra decidiu fazer cópias do retrato e enviá-las para vários de seus colegas de profissão. Em poucos meses, quatro pacientes reconheceram o rosto do desconhecido.
Todos o tinham visto em sonhos; e todos se referiam a ele como "Esse Homem".
Desde a primeira divulgação, mais de duas mil pessoas, procedentes de diferentes países reconheceram o homem porque ele esteve em seus sonhos: em Los Angeles, Berlim, São Paulo, Teerã, Beijing, Roma, Barcelona, Estocolmo, Paris, Nova Delhi, Moscou, etc...
Até os dias de hoje nem uma explicação ou relação foi encontrada entre os sonhadores.
Várias teorias foram criadas. Alguns pesquisadores criaram teorias para tentar explicar as misteriosas aparições desse homem no sonho de diversas pessoas pelo mundo todo. Veja abaixo:
Teoria do Arquétipo ─ Fundamenta-se nas idéias do psicanalista K. G. Jung, "This man" seria uma imagem arquetípica, modelo, pertencente ao inconsciente coletivo que pode aparecer em épocas de sofrimento ou dificuldade (problemas emocionais, mudanças dramáticas na vida, circunstâncias estressantes), especialmente nas pessoas mais sensíveis.
Teoria Religiosa ─ Para alguns, "This man" (Homem dos Sonhos) é a imagem do Criador ou uma maneira de Deus se manifestar.
Os sonhadores que acreditam nesta idéia dão grande importância ao que o desconhecido diz em seus sonhos, como se tais palavras fossem conselhos, preceitos ou profecias divinas.
Teoria do Invasor de Sonhos ─ Também chamada de Teoria do surfista de sonhos. "This man" seria, então, uma pessoa real que tem o poder (ou faculdade) de entrar nos sonhos das pessoas por meio de alguma habilidade psíquica específica.
Sua aparência corresponde, portanto, ao que ele é na vida real (no estado de vigília).
Teoria da Imitação ─ Esta teoria psico-sociológica propõe que o fenômeno foi produzido casualmente e desenvolveu-se progressivamente, por imitação.
O desenho que ficou na mesa do psiquiatra em Nova Iorque, foi visto, mas não notado (percebido conscientemente), por vários pacientes que, posteriormente, sonharam com o rosto.
Ao distribuir o retrato entre vários profissionais do mundo, o psiquiatra causou uma espécie de contaminação do inconsciente de outras pessoas que frequentavam consultórios psiquiátricos.
Com a divulgação do fato via internet, outros mais, não pacientes de problemas psiquiátricos também sonharam com o homem.
RELATO DE ALGUMAS PESSOAS SOBRE O SONHO COM O HOMEM MISTERIOSO
1) "Eu tenho tido esse sonho recorrente por anos. Um homem escuro e alto mostra-me um retrato e pergunta se nele, no retrato, eu consigo reconhecer meu pai. O homem no retrato é esse homem que eu nunca vi antes e que em nada se parece com meu pai. Apesar disso, inexplicavelmente eu respondo que reconheço nele o meu pai. Nesse ponto, geralmente, eu acordo me sentindo em paz. Outras vezes, o sonho continua e eu me vejo diante do túmulo de meu pai. Estou colocando flores na sepultura quando me dou conta que o retrato do meu pai desapareceu.”
2) "Eu me apaixonei por ele desde a primeira vez que o vi em meu sonho; embora deva admitir que ele seja realmente feio. E a cada sonho ele me arrebata com seus gestos românticos e palavras doces. Ele me dá flores e jóias; leva-me para jantar ou à praia, para ver o por do sol.”
3) "Eu costumava sonhar frequentemente que estava voando sobre minha cidade e observando meus amigos lá do alto. Mas desde que mudei para uma casa nova comecei a encontrar esse homem enquanto voava. Ele voa comigo, mas nunca fala nada.”
4) "A primeira vez que sonhei com esse homem, eu estava tendo problemas no trabalho. No sonho eu estava perdido em um shopping Center completamente deserto. De repente esse homem apareceu e eu comecei a fugir dele. Ele me perseguiu por um tempo que me pareceu cerca de uma hora, até que me encurralou em uma área infantil de um supermercado. Então, ele sorriu para mim e apontou os caixas da loja. Neste ponto, acordei. Desde esta noite ele tem aparecido em meus sonhos e sempre me mostra direções antes do meu despertar.”
5) “No meu sonho "Esse Homem" estava no meu espelho olhando para mim.
Não disse nada e usava óculos. Não se moveu, era como uma estátua. "
6) “Eu vi "Esse Homem" em três sonhos diferentes. Ele apareceu um pouco diferente do retrato que é divulgado; mas eu o reconheci imediatamente. Apareceu de repente e desapareceu do mesmo jeito. Disse a mesma coisa nos três sonhos: "Tudo está acabado". “Repetiu isso três vezes nos três sonhos.”
Aloha!
Ester de Susan