A matéria de hoje traz o antigo conhecimento sobre a alquimia e sobre os símbolos alquímicos mais importantes e de que forma utilizá-los em sua vida.
A alquimia é considerada a antiga química praticada na era medieval, que utilizava noções de química, física, astrologia, artes, misticismo e medicina.
A alquimia baseia-se na transformação de qualquer metal em ouro. Porém, a verdade é que o seu conceito vai muito mais além. A grande transmutação que os seus seguidores pretendem é a espiritual.
Mesmo não sendo considerada uma ciência nos tempos de hoje, a alquimia é vista como uma disciplina ancestral da química que é usada para a busca da perfeição.
SÍMBOLOS ALQUÍMICOS
Aleph
Com origem na tradição secreta da cabala, o Aleph é a primeira letra do alfabeto hebraico, representando a raiz espiritual de toda a harmonia.
Caduceu
Representado com uma figura de duas serpentes enroladas com um bastão no meio, o Caduceu é símbolo do mercúrio e pode ser entendido como a unidade e o equilíbrio do corpo, bem como um símbolo para a cura. As duas serpentes representam a polaridade e a dualidade.
Cubo
Representa em si uma fonte de possibilidades sobrenaturais, e assenta na simbologia do número quatro, uma vez que o cubo tem quatro lados e que é na verdade a raiz de todas as coisas que acontecem no nosso planeta.
Ergon
Visa em si a eternidade, simbolizando para a Alquimia, o olho direito da alma, absorvendo as vibrações espirituais. Define ainda a natureza infinita da nossa alma e a capacidade que o ser humano tem de explorar a infinidade do Universo.
Fogo
Representa a energia divina, as almas purificadas, a revelação do Universo e a transformação total.
Lua
Para a alquimia este símbolo representa em si a prata. A Lua simboliza a fertilidade, o renascimento, a vida eterna, o poder oculto e a intuição. É considerada pelos alquimistas como uma propriedade feminina que deve ser conjugada com o Sol - que concentra em si a propriedade masculina - para que o Universo se mantenha em total equilíbrio.
Pena de Pavão
A representação espiritual do pavão simboliza a transformação final na alquimia. A sua diversidade de cores transmitia todos os metais fundidos para qualquer processo alquímico e quando essas multicores sobressaíam na experiência simbolizavam que todas as partes voláteis do processo tinham sido ultrapassadas.
Pentagrama
Era usado entre os alquimistas como um símbolo de proteção e do conhecimento sagrado. De uma forma geral, o pentagrama representa a saúde, a harmonia e a junção do Céu e da Terra.
Quincôncio
Na antiga alquimia, representava o todo, significando que qualquer ser humano tem a capacidade de possuir os quatro níveis de matéria física (pedra, vegetal, animal e homem) e que a partir desses quatro elementos se consegue chegar ao quinto: a divindade.
Sol
Os alquimistas utilizaram o símbolo do Sol como o poder central de toda a sua prática, pois representava em si o ouro. Este astro sempre foi adorado em muitas culturas e concentra em si todo o processo de criação.
Utilize os símbolos alquímicos para atrair para a sua vida muita sorte, felicidade, amor, saúde ou fortuna. Carregue sempre junto com você, um ou mais destes símbolos da alquimia.
Desenhe uma destas figuras em papel ou tecido e guarde-o na sua carteira ou bolsa.
Namastê!
Nina Greguer
Fonte: mariahelena
Querido leitor, se você gostou desse artigo, poderá gostar de nosso Manual Completo sobre Botânica Oculta e Medicinal, o qual traz um conhecimento incrível sobre a ALQUIMIA DAS PLANTAS. Clique no livro abaixo: