Símbolos serviram como pontos de foco para os celtas e os ajudaram a alcançar a iluminação. Eles criaram um equilíbrio entre interno e externo daqueles que os praticaram.
Aqui estão os três símbolos celtas mais famosos e poderosos ainda predominantes nos tempos atuais:
Símbolos celta
Nó Celta
O nó celta é um dos mais poderosos símbolos celtas, persistindo através dos tempos. Sua prevalência em múltiplas formas de arte se deve principalmente à sua universalidade.
Os nós variam em sua complicação e o significado básico associado aos nós celtas é a interconexão. Isso decorre da fé dos celtas de que a vida estava entrelaçada inadvertidamente com a eternidade.
Quando você se concentrar em um nó celta, siga como ele flui e poderá fazer conexões intuitivas com sua própria jornada de vida. Este símbolo celta também reforça a tradição dos celtas de estarem interconectados com seus ancestrais.
Árvore da Vida
A Árvore da Vida é uma mandala celta icônica. As árvores eram altamente respeitadas e admiradas pelos celtas e envolviam árvores em muitas de suas tradições de símbolos. Devido à sua abundância nas imediações das ilhas, os carvalhos foram particularmente valorizados.
Os druidas realizavam suas lições nos bosques de carvalhos, pois as palavras celtas correspondentes a sabedoria e madeira eram semelhantes, e não deixaram de notar isso como um símbolo também.
Na fé celta, a Árvore da Vida era uma representação de todo o Universo. As raízes profundas a fundamentam na natureza, enquanto os galhos alcançam os céus.
A vida de todos os seres deveria estar protegida na Árvore da Vida e, portanto, acreditava-se ser a Mãe que tudo nutre. O entrelaçamento dos galhos da Árvore significa a natureza cíclica da vida.
Símbolo Triquetra
O símbolo Triquetra de três pontas geralmente significava a Santíssima Trindade do Pai, Filho e Espírito Santo.
Mas esse símbolo também foi interpretado em muitas outras trifectas: mente, espírito e corpo; presente, futuro e passado; pai, mãe e filho; preservação, destruição e criação, etc.
O infinito das linhas pode ser lido como o infinito de nossas vidas. O círculo que é frequentemente traçado ao redor do Triquetra é a proteção que o Divino fornece a toda a vida. Você pode fazer suas próprias conexões espirituais com as trifectas mencionadas e canalizar a energia para enriquecer sua vida.
Os nós estão em um ciclo infinito e, portanto, são considerados símbolos da eternidade, especialmente quando se trata de amor, amizade e lealdade.
Namastê!
Por Marta Rodrigues
Fonte: https://soultravelrules.com/2019/09/01/the-mystery-of-the-celts-3-most-powerful-celtic-symbols-and-their-hidden-meanings/