URTIGA:
Esta planta é muito conhecida e utilizada no tratamento de todas as doenças respiratórias, como pneumonias, problemas de garganta, asma e alergias. Recentemente, sua eficácia foi descoberta para o tratamento de hiperplasia prostática.
A urtiga contém um grande número de aminoácidos, glicídios, vitamina B5, ácido fólico e clorofila. Também contém vitamina A, C, B2, E e K, beta-caroteno, ferro, cálcio, magnésio, silício, fosfato, etc.
Devido a esses compostos, a planta tem propriedades diuréticas antianêmicas, antidiabética e hemostática.
Esta planta desinflama a próstata, reduz diabetes e previne o câncer.
De acordo com estudos recentes sobre o aumento da próstata, foi demonstrado a eficácia da urtiga na redução deste aumento. Neste caso foi usado 120 mg de raiz de urtiga em cápsulas 2 vezes por dia.
A urtiga é uma planta diurética e ajuda a tratar os rins e infecções urinárias, ajudando a eliminar fluídos através da urina, expulsando assim as bactérias do ducto urinário. Também pode ser usada para prevenir pedras nos rins.
A urtiga pode ser uma grande ajuda para aqueles que sofrem de diabetes, uma vez que reduz o açúcar no sangue e o nível de glicemia.
COMO PREPARAR UMA INFUSÃO DE URTIGA
Muitas vitaminas são encontradas nas flores jovens da planta, porém, as suas substâncias ativas encontram-se nas flores secas e nas raízes.
Como preparar o chá?
Para preparar o chá de urtiga, adicione uma colher de sopa em um litro de água. Deixe ferver por aproximadamente 3 ou 4 minutos, contando a partir do início da ebulição. Após esse período, retire do fogo e deixe repousando, em um recipiente tampado, por 10 minutos. Coe e beba, de duas a três xícaras ao dia.
Cuidados e contraindicações
O contato direto com as folhas frescas da urtiga deve ser evitado, pois elas podem causar irritação na pele. A planta não deve ser usada em caso de edemas causados por doenças cardíacas ou função renal prejudicada.
Nota Importante: Este artigo refere-se a tratamentos caseiros e naturais. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
Namastê!