ESTA PLANTA É UM VERDADEIRO TESOURO!
BELDROEGAS
Portulaca oleracea, também conhecido como beldroega comum, baldroega, onze-horas, caaponga e salada-de-negro é um arbusto de folhas suculentas e flores coloridas da família Portulacaceae. Na Índia é silvestre, e consumida há milhares de anos.
Beldroegas é uma planta poderosa de cura. Esta planta tem componentes nutricionais benéficos que ajudam no tratamento de doenças mortais, como o câncer.
Ela tem ácidos graxos ômega 3 e vitamina A, também tem altos níveis de cálcio, ferro, vitamina B, riboflavina, magnésio, cálcio e poderes antioxidantes.
Esta planta é usada principalmente como laxante, diurético e anti-helmíntico. Beldroegas melhora o trânsito intestinal. Também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Agora que conhecemos os seus muitos benefícios, vamos descobrir as diferentes maneiras de usá-la sem perder seus nutrientes e componentes.
INFUSÃO:
Coloque uma colher de sopa da planta fresca em um copo de água fervente.
USO EXTERNO:
Aplica-se de forma tópica sobre feridas, furúnculos e abscessos.
NA MEDICINA POPULAR, a beldroega também é usada para tratamento de casos de vômitos, diarreia e no combate às hemorroidas. O seu emplastro de folhas frescas é muito útil para aliviar as picadas de insetos e também contra a acne, por sua ação antiinflamatória e purificante tópica.
NA COZINHA pode-se usar todas as partes aéreas da beldroega, cozidas ou cruas. As folhas, ricas em mucilagem, tem sabor levemente ácido e salgado e podem ser usadas em saladas variadas, combinada com tomate cereja e pepino.
Em receitas mais elaboradas, a beldroega compõe bem na preparação de sopas, molhos para massas e na substituição de espinafre, quando refogada.
Namastê!
Nina Greguer
Fontes: greenme / tumundodesalud
Querido Irmão de Jornada, se você gostou desse artigo, poderá gostar de nosso Manual Completo sobre Botânica Oculta e Medicinal! Clique no livro abaixo: