A longa vida desta ave, que representada na antiga história Grega como a continuidade da vida depois da morte e a esperança, passou a simbolizar para sempre a imortalidade e o renascimento espiritual.
Conheça a origem desta lenda e saiba como o mito cresceu em várias civilizações.
O nome da enigmática ave veio do Grego do século V a.C., Fênix (phoenix significa palmeira) é considerada em várias civilizações como o símbolo da regeneração, o triunfo, no final, da vida sobre a morte.
Muitos escritores gregos descreveram a Fênix como um pássaro maior que a águia, capaz de carregar sobre o seu corpo o triplo de seu peso. Teria penas brilhantes, douradas e vermelho-arroxeadas, seu ciclo de vida variava entre (500 á 1500 anos).
Esta ave grega, considerada um dos mais belos animais, ao sentir a morte aproximar-se construía a sua própria pira, com ramos de canela, sálvia e mirra, onde ardia em chamas, entrava em autocombustão e passado algum tempo renascia de suas próprias cinzas. Dos seus resíduos corpóreos queimado nascia outra Fénix, e voava até a cidade egípcia de Heliópos, oferecendo os seus restos mortais ao Sol.
Estudiosos da atualidade acreditam que a lenda sobre a Fênix surgiu no Oriente. Os sacerdotes da cidade de Heliópolis encontraram nela a própria representação do sol, com seu diário movimento de morte e renascimento.
“Toda lenda ou mito, nasce de uma verdade que pode ter algumas alterações, mas a sua base é verdade, e como não conhecemos um milésimo do que tem entre o céu e a terra. Acredito que esta é uma verdade com pinceladas mágicas de imaginação.”
Segue abaixo um pouquinho de botânica oculta...
SIGNIFICADO DE CADA ERVA QUE A FÊNIX USAVA NA SUA PIRA DE AUTOCOMBUSTÃO
Canela: favorece a espiritualidade, atrai sorte, sucesso e proteção no amor.
Sálvia: oferece força, sabedoria, clareza nos pensamentos.
Mirra: fortalece e revitaliza o espírito, atrai a paz, proteção e purificação.
Ester de Susan. Aloha!
Querido Irmão de Jornada, se você gostou desse artigo poderá gostar de nosso Manual de Botânica Oculta e medicinal. Clique no livro abaixo.