O significado da flor de lótus começa em suas raízes – literalmente!
A flor de lótus é um tipo de lírio d’água, cujas raízes estão fundamentadas em meio à lama e ao lodo de lagoas e lagos.
O lótus vai subindo à superfície para florescer com notável beleza. O simbolismo está especialmente nesta capacidade de enfrentar a escuridão e florescer tão limpa, tão bonita e tão ESPECIAL!
À noite as pétalas da flor se fecham e a flor mergulha debaixo d’água. Antes de amanhecer, ela levanta-se das profundezas novamente, até ressurgir novamente à superfície, onde abre suas pétalas novamente.
O lótus tem sido um símbolo de pureza desde antes do tempo de Buda, e floresce profusamente na arte e literatura budista. Suas raízes estão em água enlameada, mas a flor de lótus sobe acima da lama para florescer, limpa e perfumada.
Na arte budista, uma flor de lótus totalmente florescente significa iluminação, enquanto um botão fechado representa um tempo antes da iluminação. Às vezes, uma flor é parcialmente aberta, com seu centro escondido, indicando que a iluminação está além da visão comum.
A lama que alimenta as raízes representa nossas vidas humanas desajustadas. É dentro de nossas experiências humanas e nosso sofrimento que procuramos nos libertar e florescer. Mas enquanto a flor sobe acima da lama, as raízes e o caule permanecem na lama, onde vivemos nossas vidas. Um verso Zen diz: "Que possamos existir em água lamacenta com pureza, como um lótus".
Subir acima da lama para florescer requer muita fé em si mesmo, na prática e nos ensinamentos do Buda. Assim, juntamente com a pureza e iluminação, um lótus também representa a fé.
O Buda histórico usou o simbolismo de lótus em seus sermões. Foi perguntado se ele era um deus. Ele respondeu,
"Assim como um lótus vermelho, azul ou branco - nascido na água, crescido na água, subindo acima da água - fica sem manchas da água, da mesma forma que eu - nascido no mundo, crescido no mundo, tendo vencido o mundo - vivo sem mancha do mundo.
OUTROS USOS DO LÓTUS COMO UM SÍMBOLO
A flor de lótus é um dos oito símbolos auspiciosos do budismo. Segundo a lenda, antes do nascimento do Buda, sua mãe, a rainha Maya, sonhava com um elefante branco carregando um lótus branco em sua tromba.
Budas e bodhisattvas muitas vezes são retratados sentados ou de pé sobre um pedestal de lótus.
O conhecido mantra Om Mani Padme Hum se traduz em "a jóia no coração do lótus".
Na meditação, a posição do lótus requer dobrar as pernas para que o pé direito esteja descansando na coxa esquerda e vice-versa.
SIGNIFICADO DA COR
Na iconografia budista, a cor de um lótus transmite significado particular.
Um lótus azul geralmente representa a perfeição da sabedoria. Em algumas tradições budistas, o lótus azul nunca está em plena floração, e seu centro não pode ser visto.
Um lótus de ouro representa a iluminação realizada de todos os Budas.
Um lótus cor-de-rosa representa o Buda e a história e sucessão de Budas.
No Budismo, um lótus púrpura é raro e místico e pode transmitir muitas coisas, dependendo do número de flores agrupadas.
Um lótus vermelho está associado com a compaixão. Também está associado ao coração e à nossa natureza original e pura.
O lótus branco significa um estado mental purificado de todos os venenos.
Namastê!
Nina Greguer
Fonte pesquisada: thesymbolofthelotus