Inicialmente era muito utilizada para fins ornamentais, como enfeite de jardins, residências e comércios, pois a beleza de suas flores chamava a atenção. Servia para repelir olho grande.
Com o passar do tempo, porém, descobriu-se que além de ser utilizada para fins decorativos e proteção espiritual energética, a planta malva também poderia ser consumida e, ainda, propiciar diversos benefícios ao organismo humano.
A planta malva possui o nome científico Malva sylvestris. Suas flores podem medir entre 0,5 a5 cm, com pétalas brancas ou rosas; suas folhas são palmadas e alternadas.
Originária da Europa, a planta malva foi disseminada primeiramente para locais tropicais e temperados da Ásia e África, posteriormente sendo conhecido em muitos países, como o Brasil.
A Malva é extremamente benéfica, ela possui vitaminas A, B1, B2 e C, flavonoides, mucilagem e carotenos. A Malva é antioxidante, importante para combater os radicais livres, o envelhecimento precoce e o aparecimento de sinais de idade.
A Malva é adstringente, responsável por manter o organismo em constante cicatrização, evitando infecções e outros males; diurética, propriedade que faz o organismo aumentar a quantidade de urina eliminada, o que reduz e evita cistites e infecções do trato urinário.
Malva proporciona uma “limpeza” no organismo, eliminando toxinas e bactérias e reduz o inchaço causado pela retenção de líquido; expectorante, fundamental para o tratamento de doenças respiratórias e pulmonares, combatendo e prevenindo gripes, tosses e resfriados; laxante, propriedade que estimula o bom funcionamento do intestino, também eliminando bactérias e toxinas.
É uma erva emoliente, calmante da pele e tecido, age como anti-inflamatório auxiliando no tratamento de gastrites, úlcera péptica, inflamações de garganta e faringe, aftas e lesões bucais, bronquites e gripes.
Expele catarros, alivia as bronquites, tosses e faringites; Age nas infecções de laringe e garganta; e auxiliar no processo cicatrizante de aftas.
Como preparar o chá de Malva:
Coloque duas colheres de sopa das folhas secas da malva em um litro de água. Quando começar a ferver, desligue o fogo e deixe em infusão por dez minutos. Coe e beba adoçado com mel. Em caso de problemas na boca, o chá deve ser utilizado para bochecho ou gargarejo
Ester de Susan. Aloha!