A tireoide é uma pequena glândula localizada no pescoço de homens e mulheres.
Tem o formato de uma borboleta e é responsável por um monte de coisas em nosso corpo: metabolismo, temperatura e batimentos cardíacos.
Este órgão importantíssimo produz um hormônio, o TH, e qualquer desequilíbrio na produção dele pode causar uma verdadeira bagunça em nosso organismo – assim como provocar doenças.
Com a correria do dia-a-dia, nós mulheres tendemos a ignorar os sinais que nosso corpo nos manda.
Pode ser apenas cansaço, ou uma alergia… Mas pode não ser.
Portanto, fique atenta aos sintomas abaixo e procure um médico. Uma tireoide saudável proporciona uma melhora incrível na qualidade de vida!
Ela é esse órgão vermelho representado na figura acima. Quando a tireoide produz muito hormônio, diz-se que a pessoa tem hipertireoidismo ; quando produz pouco hormônio, é o hipotireoidismo.
Seja trabalhando demais – ou de menos, a tireoide afeta o humor quando não funciona adequadamente. Pouco hormônio da tireoide afeta os níveis de serotonina – um outro hormônio responsável pelo nosso humor. Nesse caso, a pessoa se sente repentinamente triste ou deprimida.
Por outro lado, muito TH pode causar ansiedade, inquietação e irritabilidade.
Se seu intestino ficou preguiçoso e nada que você tenha tentado resolveu, pode ser a tireoide. Na verdade, segundo os médicos, este é um dos sintomas mais comuns.
Se sair da cama parece impossível e você se sente como uma tartaruga durante todo o dia, ir ao médico pode ser uma boa ideia. A culpa, provavelmente, é de uma tireoide preguiçosa.
Pele seca mesmo no verão? Cabelos caindo e unhas quebradiças? Mais uma vez, a tireoide preguiçosa pode ser a culpada. Neste caso, o metabolismo fica mais lento alterando a hidratação natural do corpo e interrompendo o ciclo de crescimento dos cabelos.
Aumento de peso muito repentino, sem mudanças na alimentação e mesmo praticando exercícios pode ser motivo de preocupação.
Pouco hormônio da tireoide no organismo significa pouco desejo sexual. Isso, associado aos outros sintomas citados também podem causar a queda da libido.
Dores durante um novo exercício físico, por exemplo, são normais. Mas se você sente dor muscular repentina e “fisgadas” nos músculos sem motivo aparente, pode ser a tireoide preguiçosa atacando novamente. A falta do TH afeta os nervos que enviam os sinais de dor para o cérebro.
Sabe aquela sensação de que o coração “pula” batidas? É disso que estamos falando. Dá inclusive para perceber medindo o pulso em pontos diferentes do corpo. É o excesso de hormônio da tireoide correndo nas veias.
Falta de concentração repentina, lentidão para pensar, esquecimentos… não é apenas a idade que causa esses sintomas. Pode ser tireoide também, principalmente se os sintomas surgem repentinamente.
Pressão alta e nenhum remédio parece resolver, mesmo com alimentação saudável e exercícios? Peça a seu médico para examinar a tireoide. Quando a glândula trabalha pouco, os níveis do mau colesterol no sangue sobem, podendo elevar a pressão sanguínea.
A comida mudou de gosto de repente? Pode ser tireoide preguiçosa. Por outro lado, o hipertireoidismo causa aumento de apetite – e não importa o quanto você coma, não há ganho de peso. E você não consegue parar de comer. Pode ser o sonho de muita gente comer sem engordar, mas nesse caso, é bom procurar um médico.
Como a tireoide fica no pescoço, dor nessa região pode significar problemas com a glândula. Mudanças no tom de voz e até bócio podem ter sua causa na tireoide.
Examine seu pescoço em busca de qualquer alteração ou inchaço no pescoço. Experimente jogar a cabeça para trás e engolir um gole de água enquanto põe a mão no pescoço: se você sentir alguma saliência ou inchaço, procure o médico.
Prestar atenção ao seu próprio corpo é fundamental para uma vida saudável!
Namastê!
Equipe Universo da Espiritualidade
Fonte: littlethings.com
Querido leitor, se você gostou desse artigo poderá gostar de nosso Manual Completo sobre Botânica Oculta e Medicinal! Clique no livro abaixo: