Muitos se perguntam se os genes são mesmo o destino. A descoberta de que você tem um gene "ruim" pode assustar ou chatear você, mas você é o contador de histórias e você não precisa viver de acordo com os ditames de uma história escrita para você pelo seu DNA, suas experiências e ações passadas, ou seu condicionamento cultural. Há muito que você pode fazer para mudar a história da sua saúde, incluindo o uso da conexão mente/corpo e fazer mudanças de estilo de vida para tentar reprogramar qualquer gene de doença para que não se expresse.
Por um lado, você pode dizer:
"Eu venho de uma família onde a maioria das mulheres morreu de doença cardíaca antes dos 60 anos. Eu sou uma mulher, e esse será provavelmente o meu destino. Não há muito o que posso fazer sobre isso, especialmente porque a doença cardíaca está em meus genes.”
Considere como essa história pode ter uma influência enérgica sobre você.
Então, pense em quanto melhor a influência energética pode ser se você escreveu esta história em vez disso:
"Eu venho de uma família onde muitas das mulheres morreram antes de terem 60 por doenças cardíacas, mas não serei uma dessas estatísticas. Eu vou me exercitar mais, gerenciar melhor o meu estresse e melhorar a minha dieta, o que me ajudará a superar essas chances e me dará uma melhor chance de viver além dos 60. Eu escolho fazer o que posso para que quaisquer genes de doença cardíaca não se expresse”.
Ainda estamos aprendendo os mecanismos que podem explicar as bem documentadas e poderosas correlações entre otimismo e melhores resultados de saúde e sintomas reduzidos de doenças e condições. No entanto, sabemos que pensamentos e emoções podem afetar nossos corpos positivamente e negativamente. Por exemplo, pensamentos que fazem você rir têm o poder de gerar endorfinas, neurotransmissores que reduzem a dor e desencadeiam uma resposta ao estresse biológico que leva ao reparo de células danificadas. É possível que as mesmas forças energéticas que desencadeiam esta reação em cadeia afetem positivamente o seu estado físico e até a sua expressão genética, e não há desvantagem ao usar essas informações em seu próprio benefício.
Tente escrever e contar uma nova história de sua saúde, independentemente da história que seus genes parecem sugerir. Fale sua história em voz alta. Escreva-a. Observe como você se sente ao contar a nova história e considere se as emoções que você gera podem realmente contribuir para que você traga à vida essa nova e melhor história. Seja o contador de histórias e observe o que acontece com seu estado de saúde e bem-estar.
Namastê!
Equipe Universo da Espiritualidade
Fonte: spiritualityhealth / Carl Greer, PhD, PsyD
Use o Poder dos Mudras para curar a si próprio e aos outros. Clique na imagem abaixo: