Todos sabem que uma análise de urina pode revelar vários aspectos da nossa saúde. É inclusive um exame básico, sempre pedido pelos médicos, mas a sua cor, também pode nos revelar muita coisa e isso nós mesmos podemos analisar em casa.
O cheiro, a textura e a cor da urina são analisados não apenas para entender o que comemos ou, qual é o nosso grau de hidratação, mas também, em alguns casos, nos faz suspeitar da presença de certas doenças.
A urina é composta principalmente de água (pelo menos 95%), mas o resto é de uma complexidade surpreendente de substâncias que incluem ureia, cloreto, sódio, potássio, creatinina e outros íons dissolvidos, bem como vários compostos inorgânicos e orgânicos.
A cor mais comum da urina, amarelo, é causada pela presença de urobilina, um produto de descarte bioquímico gerado pela quebra de velhos glóbulos vermelhos.
A urina tem cores que geralmente variam do amarelo transparente ao amarelo escuro, mas alguns fatores externos podem afetar a sua cor, como por exemplo, o uso de determinados medicamentos.
Se você notar alguma diferença na cor da tua urina, no entanto, não se apavore, pergunte a um especialista se as variações percebidas são normais e ele poderá pedir uma análise laboratorial.
Vamos descobrir agora as várias possíveis cores da urina:
Quando a urina é muito clara ou transparente simplesmente significa que você está bebendo muita água. Se você reduzir o consumo de água notará uma diferença em sua cor. Saiba que uma hidratação excessiva, embora não seja tão perigosa como a desidratação, pode criar um desequilíbrio químico no sangue.
Quando a urina é de cor amarelo pálido, isso indica um bom grau de hidratação do corpo e uma boa saúde em geral.
Mesmo um tom mais claro que o amarelo palha é sinal de boa saúde.
Exceto se for a primeira urina do dia, mais concentrada, na maioria dos casos, urina amarelo escuro sinaliza a necessidade de beber mais água.
A urina que tende ao amarelo mel ou âmbar é demasiado concentrada. É, pois, necessário beber muito mais água.
Quando a urina toma uma cor acastanhada, “amarronzada”, isso pode indicar uma severa desidratação ou a presença de alguma doença no fígado. Se, depois de beber pelo menos um litro e meio ou dois de água por dia, a cor não mudar, você deve consultar um médico.
Se você tiver consumido alimentos como beterraba e amoras não se preocupe, é apenas o resíduo da cor destes alimentos. Se não, é melhor investigar, pois pode haver infecções urinárias ou problemas na próstata, mas esta cor também pode ser indicadora de doenças mais graves, tais como doença renal ou tumores. Mulheres antes de se assustarem, verifiquem se não seria menstruação a caminho.
A urina cor de laranja também deve ser analisada, pois pode revelar simplesmente uma escassez de água, como a presença de uma doença hepatobiliar. Melhor verificar sempre com o seu médico.
Comer aspargos pode, em algumas pessoas, fazê-las produzir urina que tende ao verde (com cheiro característico). Mesmo alguns medicamentos e corantes alimentares também podem deixar a urina esverdeada, mas urina desta cor pode também ser sinal de uma infecção bacteriana. O mesmo vale para a urina, que tende para o azul: frequentemente uma consequência da utilização de certos fármacos ou corantes e, só em casos raros, de distúrbios metabólicos. Por segurança, é melhor sempre consultar seu médico.
Se a sua urina é espumosa, isso pode indicar o consumo de muita proteína em sua dieta ou um problema renal. Se aparece espuma frequentemente, fale com seu médico.
Por favor note que a cor da urina pode dar uma indicação geral. Para verificar a presença ou não de problemas, é necessário consultar um médico e fazer uma análise laboratorial.
Consulte sempre o seu médico se notar que além de cores suspeitas, há ainda odores muito fortes, queimação ou aparecimento de sangue.
Namastê
Equipe Universo da Espiritualidade
Fonte: greenme