A borboleta é considerada o símbolo da transformação, da felicidade, da beleza, da inconstãncia, da efemeridade da natureza e da renovação, mas há inúmeros significados atribuídos à simbologia das borboletas.
AS CORES DAS BORBOLETAS
Borboleta azul
Faz referência à metamorfose, portanto, da transformação que os seres humanos passam ao longo da vida, não só física (crescimento), como sociais (mudança de trabalho, casamento, nascimento de um filho, entre outros). A borboleta azul é por muitos considerada a borboleta da sorte.
Borboleta colorida
As borboletas coloridas são mensageiras de alegrias e felicidade.
Borboleta Amarela
Simboliza uma nova vida, numa analogia às flores da primavera, cuja cor predominante é o amarelo.
Borboleta Branca
Por usa vez, a borboleta branca simboliza a serenidade, a calma, a paz.
Borboleta Preta
As superstições acompanham as borboletas pretas desde a antiguidade. Para os egípcios, quando alguém morria o seu espírito abandonava o corpo em forma de uma borboleta preta. Na Europa, ainda nos dias atuais, muitas pessoas acreditam que a borboleta preta seja a alma de uma criança que morreu sem receber o batismo. Para outros povos nórdicos, as bruxas se transformam em borboletas pretas.
A BORBOLETA E O ESPIRITISMO
Uma vez que a borboleta é referência de renovação, para os espíritas, ela simboliza a reencarnação. A reencarnação é o regresso da alma para outro corpo, uma nova vida.
OUTRAS SIMBOLOGIAS DA BORBOLETA
A borboleta é o símbolo do renascimento para a psicanálise moderna, que é representada com asas de borboleta.
No cristianismo a borboleta representa e simboliza a ressurreição.
Na mitologia grega, a personificação da alma é representada por uma mulher com asas de borboleta e segundo as crenças gregas populares, quando alguém morria, o espírito saía do corpo com forma de borboleta.
Por outro lado, no mundo sino-vietnamita a borboleta exprime a longevidade ou está associada ao crisântemo, o qual simboliza o outono, ou seja, a renovação, uma vez que no outono ocorre a queda das folhas.
Para os astecas e os maias, a borboleta simbolizava o deus do fogo Xiutecutli, o qual levava como emblema um peitoral chamado "borboleta de obsidiana" que simbolizava a alma ou o sopro vital que escapa da boca de quem está morrendo.
Os Balubas e os Luluas do Kasai, do Zaire central, também associam a borboleta com a alma. Para eles, o homem segue o ciclo da borboleta desde sua nascença até sua morte.
Na mitologia irlandesa, a borboleta simboliza a alma liberta de seu invólucro carnal, da mesma maneira que na simbologia cristã.
No feng shui, o uso de borboletas é considerado o mesmo que o uso simbólico de pássaros. Ambos, pássaros e borboletas, estão a voar livremente, e isto comunica com o desejo humano de uma vida livre e feliz perto do Paraíso. Uma vez que o Amor é o sentimento mais significativo que faz as pessoas "voar", a borboleta é o símbolo mais comum usado como cura para o Amor e Romance no Feng Shui.
A imagem da borboleta também pode ser usada como cura temporária para qualquer área da vida que precise de transformação. Quando se enfrenta dificuldades em áreas especificas da vida, o ideal é tentar trazer a energia da borboleta para a área correspondente da casa ou quarto. A Borboleta bordada em toalhas é o presente perfeito para casais novos.
Namastê!
Nina Greguer
Fontes: dicionariodesimbolos / borboleta
Querido Irmão de Jornada, se você gostou deste artigo poderá gostar de nosso Curso sobre Chakras. Clique na imagem abaixo: