A etimologia da palavra “aromaterapia” remete à “cura pelo cheiro”. Uma medicina natural, alternativa, preventiva e também curativa.
Quase todas as culturas antigas fizeram uso dos óleos essenciais, nos perfumes, rituais de cura e incensos. Mas, somente no século XX foi reconhecido o poder de cura da aromaterapia.
Os óleos essenciais são substâncias químicas produzidas pelas plantas, podendo ultrapassar 300 componentes químicos dependendo do óleo. São considerados a alma da planta. São extraídos de suas raízes, flores, frutos e ramos.
O processo é mágico. A atuação é tão rápida que impressiona: das narinas, passa para células receptoras do cheiro e simultaneamente para o bolbo olfativo, dando passagem para o centro cerebral. A atuação é tão magnífica que, do sentido olfativo até a reação do Cérebro leva menos de 2 segundos. Uma verdadeira magia da natureza!
Os óleos essenciais podem afetar nosso humor de uma forma positiva e balanceada. O tratamento pode ajudar em situações como insônia, estresse, ansiedade, dor e depressão. Nos óleos essenciais também encontramos propriedades cicatrizantes, antivirais, antibactericida, anti fungicida e antisséptica.
BENEFÍCIOS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS:
Lavanda: aumenta o sono; melhora o humor e relaxa.
Alecrim: deixa alerta; diminui a ansiedade; proporciona grande agilidade mental e física; excelente para limpar ferimentos de diabéticos.
Melissa: ajuda nos caos de demência grave.
Melaleuca: antibiótica e antisséptica.
Limão, pinho e camomila: apresentam efeito anti viral, anti séptico, bactericida e anti inflamatório.
Bergamota e sálvia: fungicida, sedativo e antiespasmódico.
Melissa, capim limão, citronela e canela: anti sépticos e anti infecciosos.
Menta: refresca o hálito; alivia náuseas e outros problemas digestivos; alivia coceiras e restaura músculos cansados (graças ao mentol).
Gerânio: trata tensão pré-menstrual; possui propriedades adstringentes, que refrescam a pele; alivia inflamações; trata acne e pele oleosa; aumenta a circulação e diminui inchaço.
FORMAS DE USO
Há vários modos de seu usar óleos essenciais: massagens, banhos de imersão, compressas, inalações e escalda-pés. Apresentamos abaixo algumas dicas de como usar os óleos:
MASSAGEM:
Escolha até 3 óleos essenciais de acordo com a finalidade desejada.
Para 30 ml (3 colheres de sopa) de óleo vegetal, adicionar 5 gotas de óleo essencial.
BANHO DE IMERSÃO (BANHEIRAS):
Num recipiente diluir os óleos essenciais em óleos vegetais de sua preferência ou álcool de cereais:
1 colher (sopa) de óleo vegetal adicionar de 5 a 10 gotas de óleo essencial. Pode-se misturar até 3 tipos de óleos essenciais.
COMPRESSAS:
Pingar de 5 a 6 gotas de óleo essencial em 1 litro de água quente ou fria dependendo do caso.
INALAÇÕES:
Colocar de 3 a 5 gotas de óleo essencial em um recipiente com água quente, cobrir a cabeça com uma toalha e fechar ou proteger os olhos com uma máscara apropriada. Inalar o vapor por alguns minutos.
AROMATIZAÇÃO AMBIENTAL:
Aromatizadores elétricos, velas ou Sprays ambientais: pingue de 5 a 10 gotas de um mesmo óleo essencial ou até 3 no total.
SPRAY AMBIENTAL (OU PARA PASSAR ROUPA):
No Spray (pode se fazer uso de um pulverizador de plantas) coloque 3 colheres de sopa de álcool (se tiver de cereais melhor) para diluir e adicione até 50 gotas dos óleos essenciais desejados e complete com água, agitar muito bem antes de usar.
BANHO DE CHUVEIRO:
Pingar até 5 gotas do óleo essencial no canto do box do chuveiro e inalar durante o banho.
3 gotas em 1 colher de sopa de óleo vegetal e distribuir por todo o corpo através de auto massagem.
Enxágue final do banho: em um recipiente pingar ate 5 gotas de óleo essencial que não irritam a pele; completar com água do chuveiro e jogar no corpo.
ESCALDA-PÉS:
Diluir 6 gotas do óleo essencial em 1 colher (chá) de óleo vegetal ou álcool de cereais.
Adicionar em 4 litros da água quente no inverno e água fresca no verão.
Obs.: Estes óleos podem ser adquiridos em farmácias de manipulação de confiança, lojas de produtos naturais, casas especializadas e através da internet.
Namastê!
Nina Greguer