Assim como a vibração do sistema energético de chakra dos humanos, o dos animais também gera ao seu redor uma aura luminosa de tonalidade esfumaçada que também possui a capacidade de emitir diferentes cores que terão, dependendo da forma e intensidade, significados muito diferentes.
Os núcleos de chakra dos animais estão da mesma forma situados e possuem praticamente e consideravelmente as mesmas funções do chakras humanos. O que diferencia é que a maioria das formas animais são quadrupedes e o alinhamento de seus chakras são posicionados horizontalmente.
Nos animais, o campo energético é mais amplo. Devido ao seu instinto natural de sobrevivência, eles absorvem muito mais informações sensoriais que os seres humanos.
Eles recebem e distribuem energia por meio dos chakras individuais, o que os tornam sensíveis às vibrações sutis e alterações atmosféricas. Alguns animais, por exemplo, ficam agitados antes de um temporal ou terremoto, pois são capazes de sentir diversos tipo de vibrações que os seres humanos são incapazes de perceber.
A maioria dos animais tem 8 chakras principais ativos, 21 chacras secundários ou menores e 6 chakras em botão, conhecidos como Bud Chakras (4 nos coxins plantares e 2 nas aberturas dos ouvidos).
OS OITO CHAkRAS BÁSICOS
Chakra Básico:
Localiza-se na base da coluna, próximo à região da cauda e também é associado ao ânus. Sua função é suprir as glândulas suprarenais. Está ligado ao instinto de sobrevivência e preservação, força física, estabilidade e bom ânimo. É deste chakra que provém seu instinto de comunicação, como latir, ronronar, uivar, grunhir, relinchar, etc. Sua cor é o vermelho.
Chakra Sacral:
Localiza-se abaixo do abdômem e acima da pélvis. Relaciona-se ao sistema urinário e aos órgãos sexuais. Suas glândulas são as gônadas (ovários e testículos). Diz respeito à emoção, ao desejo sexual, à segurança e ao sentido do paladar. Sua cor é o Laranja.
Chakra Umbilical - Plexo Solar:
Localiza-se na área central do abdome e das costas. Sua glândula é o pâncreas e está relacionado aos órgãos responsáveis pela digestão e ao fígado. Está ligado à força, ao propósito e à sua origem. Pode ser diretamente afetado pelas emoções do animal. Sua cor é o Amarelo.
Chakra Cardíaco:
Localiza-se na área central do tórax. Exerce papel importante no sistema imunológico e está associado ao coração e aos pulmões. Representa o chakra da compaixão e do amor. Está associado à emoção, ao equilíbrio, à sensibilidade e à partilha. Sua cor é o Verde.
Chakra Laríngeo:
Localiza-se na garganta e está relacionado às glândulas tireóide e paratireóide. Representa a comunicação, a criatividade e a expressão. Liga-se à audição e vocalização. Sua cor é o Azul-celeste.
Chakra Frontal:
Localiza-se entre os olhos, um pouco acima do nariz. Cabe a ele a recepção sensorial do meio externo e sua transmissão ao cérebro, além do controle biológico. Está associado à intuição e às sensações. Suas cores são Azul, Violeta e Índigo.
Chakra da Coroa:
Localiza-se no topo da cabeça e controla todos os aspectos do corpo e da mente animal. Supre a glândula pineal, o sistema nervoso central e a medula. Representa a ligação da matéria com a força superior. É associado à serenidade, ao equilíbrio, à paz, à libertação e à sabedoria. Sua cor é o Violeta.
Chakra Braquial ou Chacra Chave:
É o oitavo chakra principal do animal. Localiza-se na área dos ombros de cada um dos lados do corpo. Ele é o canal de acesso aos outros chakras maiores. Representa um importante papel no vínculo entre os animais e os seres humanos. É associado ao plexo branquial, aos nervos da cabeça, ao pescoço e ao tórax. Sua cor é o preto.
Pode-se acessar todo o campo energético do animal rapidamente, colocando a mão sobre esse Chakra. Anatomicamente esse Chakra acessa o Plexo Braquial de Nervos, uma importante rede de inervação da cabeça, pescoço e peito.
Por ele também se pode acessar todos os outros Chakras, o que é útil no tratamento de um animal muito nervoso que não tolera ser tocado em qualquer outro lugar.
Em animais muito sensíveis pode-se fazer o tratamento somente pelo contato com esta área.
Entendendo os Chakras dos Animais
Os 8 chakras principais exercem um papel importante no comportamento dos animais e são estimulados por eles de diversas formas. Muitas vezes, esfregam seus corpos em árvores, objetos, chão e até mesmo em pessoas, com o intuito de ativá-los ou equilibrá-los.
O Chakra Braquial é o centro principal de energia em todos os animais e se refere à interação entre os homens e o animal. Os animais que têm uma ligação forte e saudável com seus companheiros humanos costumam ter esse chakra muito vibrante.
Os chakras da raiz, solar e da coroa permanecem abertos do nascimento à morte dos animais. Os demais ficam abertos ou fechados de acordo com a estimulação dada a cada um.
Os bud-chakras e os chakras menores apresentam-se como anéis de luz, com várias cores misturadas com centelhas brancas. Os dos ouvidos são descritos como de coloração amarelo pálido, alternando com azul brilhante quando despertos ou estimulados.
Os bud-chakras são encontrados em cada pata (almofada, casco, etc) e sobre a abertura da base de cada orelha. Eles conectam o animal com a energia da Terra e são extremamente sensíveis às vibrações energéticas. Quando percebem um ponto de energia positiva {gatos: negativa}, os animais se deitam sobre ele para absorver as boas energias por meio dos chakras solar e da raiz.
Os 21 chakras menores nos animais regulam os sistemas sensoriais e podem ser encontrados em todo o corpo. Os mais importantes estão na ponta do nariz, na cauda e nas orelhas. O "sexto sentido" dos animais emana desses chakras.
Equilíbrio Energético
Qualquer coisa que cause o bloqueio ou a perturbação no fluxo de energia sutil em um ou mais chakras pode dar origem a doenças. O corpo etérico, assim como os chakras, pode ficar bloqueado, afetando o fluxo de energia no animal. A doença geralmente é percebida nos corpos sutis antes de se manifestar no corpo físico.
Um animal que sofreu um trauma físico, mental ou emocional muitas vezes pode não ser sempre capaz de reparar o desequilíbrio energético, provocando, assim, doença física.
Os chakras dos animais podem ser harmonizados por meio de métodos ou terapias diversos, que têm como base e finalidade o equilíbrio energético. De maneira geral, o equilíbrio do corpo inteiro do animal é feito em todos os chakras, começando pelo chakra raiz, na base da cauda, ou pelo chakra braquial. A harmonização pode ser feita por meio da acupuntura, cromoterapia, reiki, florais, etc.
A acupuntura em animais, por exemplo, tem se mostrado um tratamento benéfico em doenças do aparelho motor e dos sistemas nervoso, reprodutor, respiratório e cardíaco. Ela alivia dores, promove o bem-estar, fornece equilíbrio e dá qualidade de vida ao animal. Funciona como um tratamento preventivo e é indicada principalmente para animais idosos, portadores de dores crônicas e mais sensíveis a medicamentos; animais em tratamento contra o câncer, e animais com problemas de coluna.
Namastê!
Equipe Universo da Espiritualidade
Fontes consultadas:
Revista "Animais: Doutrina e Espiritualidade" n° 3
Blogs: Reikipets / Mundo Paralelo / A Nova Descoberta / reikicuraholistica