Prana é a energia fundamental que vitaliza tudo no universo. É, em última análise, a energia da consciência propriamente dita, responsável por todos os movimentos neste mundo consciente.
Todos os sistemas de medicina atuam por meio de algum aspecto do prana, ainda que não compreendam o que vem a ser isso.
Apesar de não ser reconhecido pela medicina alopática como uma entidade em si mesma, ainda assim o prana afeta nossa vitalidade de diversas maneiras, as quais a medicina alopática descreve como circulação ou homeostase.
Portanto, poderíamos dizer que toda cura é uma cura prânica.
A cura prânica também está relacionada com o sistema da yoga. Esta não é apenas um sistema de exercícios, ou mesmo de meditação. É uma forma de trabalhar com as energias sutis do corpo e da mente, e a principal delas é o prana. Muitas das posturas/asanas de yoga e exercícios têm como objetivo melhorar a funcionalidade de órgãos específicos do corpo.
Neste artigo apresentaremos os benefícios da Yoga para as doenças da visão. A Yoga proporciona uma série de exercícios que melhoram o funcionamento dos olhos e ajudam a superar diversos problemas relacionados a eles, tais como:
Miopia;
Hipermetropia;
Outras doenças relacionadas ao olho;
Palming significa cobrir os olhos fechados com as palmas das mãos. Este método tirado dos exercícios de yoga para os olhos é perfeito para o relaxamento de todo o corpo e a mente. Às vezes, leva alguns minutos para obter o nível de relaxamento necessário, mas, outras vezes, é quase imediato.
Exercício:
1 - Sente-se confortavelmente em uma cadeira com as costas retas. Coloque os cotovelos sobre a mesa, em cima de um travesseiro ou cobertor para maior conforto.
2 - Esfregue as palmas das mãos juntas, vigorosamente até sentir que esquentaram.
3 - Coloque as palmas suavemente sobre as pálpebras, sem qualquer pressão indevida. A mão esquerda deve estar sobre a direita.
4 - Sinta o calor e a energia sendo transmitida através das mãos para os olhos, relaxando-os.
5 - Os olhos estão sendo banhados em uma escuridão calmante. Mantenha-se nessa posição até que o calor das mãos tenham sido totalmente absorvidos pelos olhos. O tempo pode variar entre 5 a 15 minutos.
6 - Em seguida, abaixe as mãos, mantendo os olhos fechados.
7 - Novamente esfregue as palmas das mãos até que esquentem e coloque-as sobre os olhos fechados. (Repita este procedimento pelo menos 3 vezes.)
Benefícios:
Palming relaxa e revitaliza os músculos dos olhos; estimula a circulação do líquido aquoso que corre entre a córnea e a lente do olho; ajuda na correção da miopia; evita uma maior deterioração da visão.
Namastê!
Fontes: Livro Hatha Yoga (Indra Devi)
Livro: PRANA – O segredo da Cura pela Yoga (Atreya)