Passiflora Incarnata
Planta de grande beleza, sabor diferenciado, representa muitas lendas, muito usada entre os indígenas, por suas propriedades e seu imenso encanto.
“Todos aqueles que ao sair pela floresta encontrassem a Incarnata, teriam um delírio momentâneo e veriam a pessoa amada que o estaria esperando logo à frente”.
São, em sua maioria, belas trepadeiras que se abraçam, e decoram com as mais belas flores. São portadoras de grande harmonia, emanam uma energia positiva e um doce aroma, que traz tranquilidade. Esta planta tem efeitos no físico, mas é portadora de energia niveladora para o espírito. A bela Passiflora Incarnata (flor-da-paixão).
Esta planta apresenta vários efeitos biológicos e farmacológicos, incluindo atividade antibacteriana, antiviral, anti-inflamatória, antialérgica e vasodilatadora. Reduz o risco de doenças cardiovasculares, efeitos estes relacionados à sua atividade antioxidante, caracterizada pela capacidade de “sequestrar” radicais livres em organismos vivos.
É utilizada como tranquilizante e até mesmo no auxílio ao tratamento da hipertensão. Possui uma substância que atua no sistema nervoso central, auxiliando os neurotransmissores e proporcionando sensação de relaxamento.
Estimula a liberação de hormônios que levam ao relaxamento e sensação de bem-estar. Por isso, a planta é benéfica em casos de insônia.
Evita a depressão devido à sensação de bem-estar que ela proporciona. Tem ação relaxante e antidepressiva no organismo.
Ao proporcionar a sensação de bem-estar e relaxamento, induz o cérebro a atingir concentração.
A passiflora possui ação antibactericida. Tem propriedades que são muito eficazes contra o Mal de Parkinson.
Suas poderosas substâncias inibem o consumo excessivo e desnecessário de oxigênio pelo cérebro.
Os poderosos compostos são responsáveis por diminuir os níveis de circulação e respiração, reduzindo a pressão arterial.
PARTES USADAS: As partes usadas para consumo da Passiflora são suas flores, folhas e caules. Elas são utilizadas para a elaboração de chás, tinturas e cápsulas.
CHÁ DE PASSIFLORA: O chá de passiflora pode ser feito da seguinte maneira: coloque 2 colheres de chá de Passiflora seca em uma xícara de água fervente e deixe repousar durante 10 minutos. Depois coe e beba até 3 vezes por dia.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: A quantidade que pode ser ingerida depende de cada caso e deve ser prescrita por um nutricionista ou um nutrólogo.
Ao ingerir a passiflora não exceda a quantidade prescrita, para não alcançar efeitos indesejáveis. Ela também não deve ser usada durante a gravidez, pois possui substâncias em seu extrato que causam contração uterina.
Nota: Este artigo refere-se a práticas e terapias naturais e não tem a pretensão de substituir a consulta médica.
Ester de Susan. Aloha!
Querido leitor, se você gostou desse artigo, poderá gostar de nosso Manual Completo sobre Botânica Oculta e Medicinal! Clique no livro abaixo: