Nome científico: Sambucus nigra L.
Nome popular: Sabugueiro.
Você sabia que o sabugueiro é uma das plantas medicinais mais utilizadas no mundo?
Benefícios do sabugueiro
Um estudo de 2011 publicado no BMC Complementary and Alternative Medicine reconhece a capacidade do sabugueiro de combater os vírus influenza A e B.
A causa desses vírus é responsável pelo que chamamos de gripe anual que atinge até 20% da população.
Este estudo se autodenomina o primeiro a observar o efeito do sabugueiro no combate a esses vírus. Os pesquisadores continuam sugerindo que, com base em seus resultados, o sabugueiro pode ser um ótimo medicamento “adicional e alternativo” para combater essas infecções.
Por meio de outro estudo os pesquisadores testaram o efeito do sabugueiro em 60 pacientes. Os pacientes, com idades entre 18-54, sofriam de sintomas semelhantes aos da gripe.
Durante o estudo, os pesquisadores deram aos pacientes extrato de sabugueiro ou xarope de placebo quatro vezes ao dia durante cinco dias.
Os pesquisadores observaram os sintomas dos pacientes e notaram que o extrato de sabugueiro foi capaz de aliviá-los em média quatro dias antes.
“O extrato de sabugueiro parece oferecer um tratamento eficiente, seguro e econômico para a gripe”, observam os pesquisadores em seu resumo.
Como o sabugueiro atua?
Em outro caso um virologista israelense testou o extrato em pacientes que sofriam da epidemia de gripe no sul de Israel em 1992/1993.
Seus resultados fornecem informações sobre por que combate a gripe tão bem.
Em 24 horas, 20% dos pacientes da Dra. Madeleine Mumcuoglu viram melhoras dramáticas nos sintomas, como febre, dores musculares e tosse. No segundo dia, 73% dos pacientes melhoraram. No terceiro dia, esse número saltou para 90%.
Enquanto isso, do grupo que não recebeu o extrato, apenas 16% notaram melhora dos sintomas após dois dias. Demorou quase uma semana antes que eles notassem qualquer melhora.
“Que eu saiba, é o único produto que pode reduzir a gripe pela metade, antes que as complicações tenham a chance de se instalar”, disse a Dra. Mumcuoglu sobre suas descobertas.
Graças à pesquisa do Dra. Mumcuoglu, agora sabemos que o sabugueiro funciona ativando o sistema imunológico e os processos inflamatórios que são responsáveis por combater um vírus.
Pesquisas subsequentes da European Cytokine Network confirmam isso verificando que o sabugueiro desencadeia citocinas inflamatórias que auxiliam o sistema imunológico.
Surpreendentemente, esses efeitos não se limitam apenas às pessoas que já estão infectadas. Mesmo indivíduos saudáveis receberão um reforço no sistema imunológico.
Além da gripe
Os efeitos promissores do sabugueiro levaram os pesquisadores a formular hipóteses sobre seu potencial para combater doenças além da gripe.
Outros benefícios propostos incluem:
Melhor saúde digestiva;
Alívio de alergias;
Tratamento de infecções do trato urinário;
Como usar sabugueiro
Devido a toxicidade da baga crua, você pode estar se perguntando como se deve consumir o sabugueiro.
Não se preocupe; o sabugueiro está disponível em uma variedade de formas incluindo suplementos.
Os suplementos são de fato a forma mais comum de consumi-lo. Eles variam em tipo de cápsulas a tinturas e pastilhas.
Toxicidade/Contraindicações: Deve ser utilizado com precaução, pois pode causar espasmo e irritações estomacais e intestinais.
Nota: Nenhum tipo de Terapia Complementar descrito neste site substitui o tratamento médico. O conteúdo deste artigo não substitui em hipótese alguma procedimentos, diagnósticos e consultas médicas, prescrição e orientação médicas e exames clínicos que devem ser feitos regularmente com profissionais da saúde.
Fonte: https://www.davidwolfe.com/elderberry-immunity/