A Glândula Timo fica situada ao nível do coração. Seu nome em grego, thýmos, significa energia vital. O Timo cresce quando estamos contentes, encolhe pela metade quando estressamos e mais ainda quando adoecemos.
No feto ela é grande, estende-se da região do pescoço até o diafragma (região de abdômen); durante a infância ela começa a diminuir e após a puberdade ela diminui mais ainda. Possui a forma piramidal, mesmo ao atrofiar-se, e sua falta afeta a Glândula Pineal.
O CORAÇÃO QUE RESPIRA
A melhor maneira de trabalhar para tranquilizar e equilibrar o corpo é fazê-lo com a respiração e com a energia da glândula Timo ou do “coração superior”.
O Timo é o portal energético do Chakra do Coração, no qual a luz ou emissões energéticas são experimentadas essencialmente na forma de Amor Incondicional.
O Chakra do Coração também é o chakra mestre dos pulmões, e o ato da respiração física ativa o Timo e o Chakra do Coração. O próprio chakra cardíaco, fonte energética de união e compaixão, tem mais a ver com o Timo do que com o coração.
Podemos notar como quando estamos ansiosos, respiramos de uma maneira muito superficial, até mesmo retendo nossa respiração. Isso impede que o Chakra do Coração se abra, impedindo o equilíbrio a este nível.
Quando estamos profundamente relaxados, como em meditação, respiramos profundamente e permitimos que a energia do Coração flua com suavidade, produzindo esta sensação de relaxamento e de profunda tranquilidade que caracteriza a meditação.
Portanto, a maneira de acalmar o sistema bio-energético e de reequilibrar o corpo é a técnica chamada “Respirar através do Coração”. Quando respiramos profundamente e nos concentramos no Chakra do Coração, melhoramos a circulação no sistema, graças à energia de luz do Amor Incondicional. Isto por sua vez contrabalança o excesso de estimulação elétrica sobre a Pineal, proporcionando uma sensação de calma e de paz.
A RELAÇÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO E O ESTILO DE VIDA
Muitos sintomas que possuímos no dia a dia podem estar relacionados ao funcionamento do sistema imunológico, consequentemente, ao Timo. Por isso são denominadas doenças oportunistas.
Exemplos de situações que podem levar ao estresse: desprezo amoroso; dor e mágoa; luz forte; níveis fortes de som; doenças crônicas; morte, divórcios, separações, nascimentos; desemprego; dívidas, responsabilidades; falta de recursos materiais; conflito; decepção; relacionamento pessoal infeliz; estilo de vida (álcool, fumo, alimentação errada, falta de sono,cansaço)
CARACTERÍSTICAS DA GLÂNDULA TIMO
֍ É muito sensível a imagens, cores, luzes, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras, pensamentos.
֍ Amor e ódio a afetam profundamente.
֍ Idéias negativas têm mais poder sobre ela do que vírus ou bactérias.
֍ Em compensação, ideias positivas conseguem do Timo, uma ativação geral em todos os poderes, lembrando “a fé que remove montanhas”.
TÉCNICA
Pela manhã, ao levantar, ou à noite, antes de dormir:
֍ Fique de pé, os joelhos levemente dobrados. A distância entre os pés deve ser a mesma dos ombros. Ponha o peso do corpo sobre os dedos e não sobre o calcanhar, e mantenha toda a musculatura bem relaxada.
֍ Feche qualquer uma das mãos e comece a dar pancadinhas contínuas com os nós dos dedos no centro do peito, marcando o ritmo assim: uma forte e duas fracas.
֍ Continue entre três e cinco minutos, respirando calmamente, enquanto observa a vibração produzida em toda a região torácica.
֍ O exercício estará atraindo sangue e energia para o Timo, fazendo-o crescer em vitalidade e beneficiando também pulmões, coração, brônquios e garganta. Ou seja, enchendo o peito de algo que já era seu e só estava esperando um olhar de reconhecimento para se transformar em coragem, calma e nutrição emocional.
Namastê!
Equipe Universo da Espiritualidade
FontesPesquisadas: portal2013
Querido Irmão de jornada, se você gostou deste artigo e deseja saber mais sobre técnicas e terapias de cura, clique no livro abaixo: