Há no campo dos estudos holísticos uma função que consiste em identificar como as emoções se relacionam com a coluna e isso se torna uma ferramenta para conhecer melhor e procurar melhorar diariamente a mente, o corpo, a alma e o espírito.
A posição física que cada pessoa adota indica o que ela vive e como assume a tomada de decisão em todos os aspectos de sua vida. Assim, por exemplo, uma pessoa submissa e com medo sente-se fraca e tende a dobrar as costas.
Sentimentos e emoções reprimidas podem causar doenças ao nível do sistema gástrico, mas também a dor nas costas, algo que tem sido comprovada por vários estudos que concluíram que as emoções estão relacionados com a coluna vertebral que é o apoio de todas as sobrecargas físicas, mas também da Emocional.
VÉRTEBRAS E SEU EQUIVALENTE EMOCIONAL
Cada vértebra fornece informações adicionais sobre a origem de uma doença. A coluna é composta de diferentes áreas: cervical, dorsal ou torácica, lombar, sacral e cóccix.
Vamos ver então todas as vértebras e seu equivalente emocional para entender o que nosso corpo nos diz:
VÉRTEBRAS CERVICAIS
C1: Chamada ATLAS, esta é a primeira vértebra cervical que serve de suporte para a cabeça e a dor nesta área pode ser causada por medo, preocupação, negatividade ou dificuldade em expressar suas próprias emoções.
C2: Seu nome é AXIS e é a segunda vértebra cervical; Ela se conecta com os principais órgãos dos sentidos (olhos, nariz, orelhas, boca) que serão afetados quando o C2 tiver algum desconforto.
C3: É a terceira vértebra cervical, por causa de sua posição permanece isolada e não trabalha com outras vértebras e se estiver com problemas pode causar isolamento e trazer problemas na pele, ossos ou nervos da face.
C4, C5, C6: São as quarta, quinta e sexta vértebras cervicais e estão localizados no nível da tiróide assim relacionam-se com ela, desempenhando um papel importante nas cordas vocais e todos os tipos de desarmonia na comunicação. Elas estão relacionadas às doenças que afetam a boca, língua, cordas vocais e faringe, além de todas as áreas do corpo que estão entre a boca e os ombros.
C7: Esta é a última vértebra cervical e é influenciada por tudo relacionado a crenças, moral e espiritual. Quando o organismo não está harmonizado, esta vértebra pode reagir e afetar as mãos, braços, cotovelos e isso pode ser sentido através de inflamação ou dificuldade de movimento.
ZONA DORSAL OU TORÁCICA
Esta é a área central da coluna localizada na área abaixo dos ombros e a região que reflete a culpa emocional e afetiva. A dor nesta área dorsal pode ser aliviada com uma massagem para eliminar contraturas e também é recomendado combiná-la com algumas sessões de acupuntura.
As 12 vértebras que compõem a área dorsal são:
D1: Esta vértebra pode reagir quando os limites da exigência são superados, seja no trabalho, na prática de um esporte ou em qualquer situação que leve o indivíduo ao ponto final das forças mentais, físicas ou emocionais. As dores serão refletidas em qualquer área do corpo entre os cotovelos e as pontas dos dedos, mas também podem causar dificuldades respiratórias.
D2: Esta vértebra reage facilmente quando a emotividade é afetada, muito comum quando uma pessoa acumula e afoga suas emoções, um desconforto que também pode ser acompanhado por dores na área do coração ou pulmões.
D3: Relacionada com os pulmões e o tórax, esta vértebra dorsal geralmente afeta indivíduos com uma forte tendência a julgar pessoas ou situações.
D4: Relacionada aos prazeres, desejos e tentações insatisfeitas, muitas vezes a pessoa tem uma expectativa em relação a isso que carece de realismo e pode gerar dificuldades com a vesícula biliar.
D5: A quinta vértebra dorsal pode ser afetada por encontrar uma situação em que a pessoa tem a sensação de perder o controle. Deve notar-se que o mau estado da D5 é frequentemente acompanhado por vários desconfortos que afetam o fígado e a circulação sanguínea.
D6: Dor ou desconforto são gerados quando uma pessoa tende a ser criticada e julgada com muita severidade, algo que geralmente vem de ser educado em um ambiente muito rígido. O desconforto geralmente ocorre no nível do estômago.
D7: Esta vértebra reage quando o indivíduo está empurrando seus limites sem ouvir o seu corpo que precisa de descanso e relaxamento.
D8 e D9: Localizadas na altura do diafragma, eles trabalham juntas e são afetadas quando a pessoa experimenta um estado de insegurança ou medo de perder o controle de uma situação ou de outra pessoa. A D8 afetada pode causar dor do diafragma e do baço, enquanto que se a afetada é a D9 pode aparecer uma alergia, urticária ou até mesmo um mau funcionamento das glândulas supra-renais.
D10: Quando esta vértebra é afetada, ela reflete uma profunda insegurança e, geralmente, seu mau estado é acompanhado por dores nos rins.
D11: Geralmente essa vértebra é afetada quando o sistema nervoso tem dificuldade em funcionar adequadamente e pode gerar dores nos rins ou doenças da pele, como acne ou eczema.
D12: Esta vértebra dorsal é afetada especialmente quando a pessoa vive em local fechado e seu desconforto é geralmente acompanhado por problemas intestinais, dores articulares ou má circulação linfática.
ÁREA LOMBAR
As dores nesta região são uma manifestação da presença de inseguranças materiais relacionadas ao trabalho, dinheiro, bens e problemas afetivos.
As 5 vértebras lombares são:
L1: Geralmente é afetada por um sentimento de desamparo quando não é capaz de mudar uma certa situação indesejada e pode trazer doenças relacionadas ao sistema digestivo, constipação, disenteria, etc.
L2: O bom estado desta vértebra lombar depende da flexibilidade da pessoa diante de si e dos outros. Esta vértebra em condições precárias pode gerar doenças ao nível do abdômen, apêndice ou pernas com o surgimento de varizes.
L3: Esta vértebra lombar pode ser afetada ao viver situações familiares tensas e pode levar a doenças nos genitais ou joelhos como artrite.
L4: Desconforto nesta vértebra lombar é muitas vezes devido à dificuldade em se comprometer com a realidade da vida e pode levar a sofrer de dor no nervo ciático ou de próstata se for do sexo masculino.
L5: É afetada por sentimentos como ciúme, desgosto ou frustração e seu mau estado pode causar dores nas pernas até os dedos dos pés.
ZONA SACRAL E CÓCCIX
Esta é a área que pode causar mais dores na maioria das pessoas.
Entre as vértebras do sacro temos:
S1, S2, S3: Estas três vértebras pertencentes à área do sacro são unidas, sendo assim, formam um todo. Relacionam-se com a rigidez, com pessoas com mentes fechadas que se recusam a ouvir os outros, causando problemas na comunicação verbal e sexual.
S4, S5: A origem dos desejos está nestas vértebras do sacro e quem é capaz de administrá-lo bem (descansar e fazer coisas agradáveis) pode desfrutar do seu bom funcionamento. Um desequilíbrio nessas vértebras pode trazer queixas relacionadas com os órgãos genitais (infertilidade, frigidez ou herpes), rins (cistite, cálculos) ou relacionados à digestão (diarréia, constipação).
Cóxis: Está ligado ao centro de energia ou primeiro chakra. Representa a dependência frente a vida em geral e um desequilíbrio no nível do centro de energia pode produzir diferentes distúrbios físicos, tais como hemorróidas, ou incontinência urinária.
CONHECER MAIS SOBRE AS VÉRTEBRAS
Conhecer as vértebras e sua relação emocional ajuda a investigar como é possível viver de maneira mais saudável, fazer mudanças no estilo de vida e incorporar valores essenciais.
Namastê!
Fonte: https://triskelate.com/vertebras-relacion-emocional
Tradução e adaptação: Equipe Universo da Espiritualidade
Querido Irmão de Jornada, desperte o imenso poder que habita em você através da ativação do 7 chakras! Clique na imagem abaixo: