A palavra Karma significa o conjunto das ações dos homens e suas consequências. É a causa e efeito simultaneamente, porque toda ação gera uma força energética que retorna para nós da mesma forma.
É bem conhecido o ditado: “Você colhe aquilo que semeia”. Portanto, não há nada de misterioso na lei do Karma. Obviamente, se desejamos felicidade, precisamos aprender a semear felicidade. Karma implica, então, em escolha e ação conscientes.
Tanto você quanto eu somos escolhedores infinitos. Em nossa vida, a todo momento, entramos no campo de todas as possibilidades, onde temos acesso a uma infinidade de escolhas. Algumas dessas escolhas são feitas conscientemente. Outras, não. Portanto, a melhor maneira de entender e utilizar ao máximo a lei do karma é estar conscientemente alerta para as escolhas que fazemos a todo momento.
Quer você goste ou não, tudo o que está acontecendo neste momento é o resultado de escolhas feitas no passado (uma vez que o karma define o nosso destino). Infelizmente, muitos fazem escolhas inconscientes e, por isso, acham que não são escolhas. Mas, são!
Você pode colocar a lei do Karma em ação assumindo o compromisso de dar os seguintes passos:
1) Observar as escolhas que vai fazer hoje a todo momento. E, na observação dessas escolhas, trazê-las para a percepção consciente. Ter bem claro que a melhor maneira de se preparar para todos os momentos do futuro é estar plenamente consciente do presente.
2) Toda vez que for fazer uma escolha, pergunte: “Quais serão as consequências desta escolha ?”; “Esta escolha trará satisfação e felicidade a mim e aos outros que serão afetados por ela ?”
3) Pedir então, orientação ao coração e seguir a mensagem enviada por ele, de conforto ou de desconforto. Se a escolha for de conforto, entregar-se totalmente a ela. Se a escolha for de desconforto, parar para ver as consequências daquele ato com a sua visão interior. Essa orientação permitirá fazer escolhas corretas espontâneas tanto para você quanto para os que o circundam.
Namastê!
Equipe Universo da Espiritualidade
Fonte: Livro, “As Sete Leis Espirituais do Sucesso” - Deepak Chopra