As dores de cabeça podem tornar o dia-a-dia um desafio doloroso, obrigando na maioria das vezes a fazer uso de analgésicos.
Quando você toma analgésicos, o que está fazendo é sufocar seus sintomas e ignorar a verdadeira razão do que desencadeia a dor de cabeça.
Em contrapartida, os remédios naturais não causam estragos como outros analgésicos, não causam dependência e o melhor de tudo, trazem alívio para as dores de cabeça.
1) Água:
Os cientistas descobriram que beber regularmente água pode reduzir a gravidade das dores de cabeça e enxaquecas, além de ajudar a reduzir a necessidade de medicação por prescrição. Em média, não bebemos água suficiente diariamente, e só isso já é motivo para ter dor de cabeça. Café, álcool e bebidas açucaradas podem desidratar (daí a dor de cabeça que vem junto com uma ressaca) e deve ser evitado. Simplesmente beber água pode parecer muito óbvio ou simples para realmente funcionar como um remédio para dor de cabeça, mas pode, e muitas vezes funciona.
2) Pimenta caiena
Utilizar algo picante pode não parecer útil para a dor de cabeça, mas a pimenta caiena é reverenciada no reino dos remédios naturais para tratar a dor e a inflamação. O segredo por trás de seu sucesso reside em um ingrediente chamado capsaicina, que inibe algo em nosso corpo que é um dos principais elementos na percepção da dor chamada Substância “P”. Em suma, a substância “P” faz parte do que nos faz sentir dor e é onde a capsaicina age.
3) Amêndoas
Em vez de tomar uma pílula quando sentir dor de cabeça, coma algumas amêndoas. Para as dores de cabeça cotidianas do tipo tensional, as amêndoas podem ser um remédio natural e uma alternativa mais saudável a outros remédios. As amêndoas atuam como analgésico, porque contêm algo chamado salicina. Tente comer um punhado dessas nozes saudáveis quando sentir que a dor começa a aparecer.
4) Camomila:
Dores de cabeça, particularmente enxaquecas, podem ser aliviados através do uso da camomila. Quando uma enxaqueca está em ação, seus vasos sanguíneos estão se expandindo e pressionando os nervos. Foi comprovado que a camomila é eficaz para relaxar a tensão. Também reduz a inflamação e a dor em geral através de uma substância chamada parthenolide, que tem resultados semelhantes aos de tomar aspirina diariamente, mas sem os efeitos colaterais.
5) Vapor de vinagre de maçã:
O vinagre de maçã tem uma longa história no campo dos remédios naturais. Tem sido usado para aliviar tudo, desde o escorbuto até a febre do feno. Alguns estudos modernos provaram sua eficácia no tratamento de certas doenças, mas a maior parte de sua influência está nos relatos de pessoas ao longo dos séculos que se beneficiaram com isso.
Você vai precisar
1/4 xícara de vinagre de maçã;
Aproximadamente 3 xícaras de água fervente.
Instruções
Despeje ¼ xícara de vinagre de maçã em uma tigela grande e, em seguida, acrescente a água fervente.
Coloque uma toalha sobre a cabeça para que ela fique sobre a tigela, prendendo o vapor e mantenha o rosto sobre ele. Certifique-se de que seu rosto não esteja tão perto que seja queimado pelo vapor. Faça isso por 5-10 minutos, ou até a água começar a esfriar, inspirando e expirando profundamente o tempo todo.
Quando terminar, use a toalha para secar o rosto e vá beber um copo de água morna.
6) Estique-se, relaxe e respire
Nossas vidas são agitadas, ocupadas e cheias de estresse. Nossas mentes e corpos sobrecarregados reagem a isso tensionando e atando os músculos, geralmente na parte superior das costas, no pescoço e nos ombros, o que acaba acarretando em dores de cabeça do tipo tensional.
a) Faça Yoga: Yoga irá focalizar sua mente, esticar seus músculos e fazer com que você se mova de maneira que possa ajudá-lo a diminuir a tensão, e assim eliminar a tensão e a dor de cabeça. Reserve alguns minutos por dia para praticar algumas posturas e asanas e dessa forma evitar dores de cabeça.
b) Respirar: Você pode pensar que está respirando bem, mas se está com dor de cabeça, provavelmente não está obtendo o máximo de oxigênio de que precisa. Em geral, nós respiramos muito superficialmente, e quando estamos sentindo dor ou estresse, respiramos ainda mais errado. Faça um esforço consciente para respirar profundamente, com intensidade, que comece no diafragma e encha os pulmões. Isso fará com que você obtenha bastante oxigênio fresco circulando pelo seu sangue e também ajudará a relaxar sua mente e corpo.
c) Relaxe os ombros: Torne-se consciente de como você carrega seus ombros. Quando você pensar nisso, diga a si mesmo que é hora de relaxá-los. Você ficaria surpreso com a frequência com que tensionamos os ombros, resultando é claro em dores de cabeça.
7) Compressas
Há estudos que apoiam tratamentos com compressas quentes e frias, e tudo isso tem a ver com os músculos e os vasos sanguíneos. Algumas dores de cabeça são causadas, pelo menos em parte, por um vaso sanguíneo expandido pressionando os nervos. Para estes, aplicar algo frio na área pode contrair esses vasos e aliviar um pouco da pressão que causa a dor latejante. Outras dores de cabeça são causadas por tensão e ansiedade, e o frio tende a apertar os músculos que depois comprimem os nervos e ampliam os vasos sanguíneos. Você vai ter que ver se é alguém que se beneficia do tratamento frio ou quente. Algumas pessoas alternam entre os dois.
Você vai precisar:
Compressa fria, ou um saco de gelo.
Compressa quente, como uma toalha embebida em água quente.
Instruções:
Encontre um lugar tranquilo para deitar, de preferência onde você possa diminuir as luzes ou desligá-las.
Coloque a compressa fria ou quente na testa e relaxe.
Em algum momento, tente mudar para a parte de trás da sua cabeça, ou o topo, dependendo de onde a dor está concentrada.
Você também pode tentar uma compressa fria em um local e uma compressa quente em outro. Pode também colocar a compressa quente em seus ombros, se sua dor de cabeça é de tensão. Faça isso durante o tempo que achar necessário.
Tente beber água fresca através de um canudo se você puder administrar durante ou após o tratamento.
8) Evite glutamato monossódico:
O glutamato monossódico é adicionado aos alimentos para melhorar seu sabor. É derivado de um aminoácido, chamado ácido glutâmico, que ocorre naturalmente em vários alimentos. Muitas pessoas que sofrem de dores de cabeça descobrem que os alimentos que contêm glutamato monossódico desencadeiam enxaquecas ou outros tipos de dores de cabeça. Certifique-se de ler os rótulos dos alimentos para verificar se o produto tem glutamato monossódico. Seja cauteloso em relação à comida chinesa, carnes processadas, enlatados, molhos para sopa e molhos e itens à base de soja.
9) Use Gengibre
A síntese de prostaglandinas é um processo que ocorre em alguns animais (incluindo seres humanos) que produzem compostos lipídicos (gordura) dentro de suas células. Essas substâncias gordurosas são como pequenos mensageiros químicos que medeiam processos biológicos, como inflamação e também para alertar os neurônios para a dor. Certas enzimas desencadeiam a síntese de prostaglandinas, enquanto algumas drogas, como a aspirina, inibem a síntese. Acredita-se que a raiz de gengibre, uma alternativa natural, também inibe a síntese. Além disso, se você estiver com uma enxaqueca, o gengibre pode ajudar a acabar com a náusea. Basta saborear uma xícara fumegante de chá de raiz de gengibre e relaxar enquanto aguarda a dor de cabeça para aliviar.
10) Óleo de hortelã-pimenta
Óleo de hortelã-pimenta tem um efeito maravilhosamente reconfortante quando você está sofrendo de dor de cabeça, aliviando o desconforto e limpando sua mente. Pode ser aplicado em vários lugares, e as pessoas que o usam descobrem que ele trabalha rapidamente para aliviar a dor. Se você tem pele sensível e acha que isso a irrita, tente diluí-lo em óleo de coco.
Instruções:
Massageie o óleo de hortelã nas têmporas, na parte de trás da mandíbula e na testa. Você sentirá uma sensação refrescante ao aplicá-lo. Respire profundamente e, se possível, encontre um lugar tranquilo para relaxar.
Namastê!
Fonte: https://www.foodmatters.com/article/10-natural-drug-free-remedies-to-relieve-headaches