Os mudras estão cada vez mais conhecidos no ocidente. Mudras são posições com as mãos que podem significar algo místico ou evocar alguma energia. Eles podem representar um estado de consciência e ajudar o praticante a alcançar esse estado.
O mudra envolve certas áreas do cérebro e da alma e exerce uma influência sobre ambos. Graças a conexão mão/cérebro nós podemos influenciar de forma eficaz nosso corpo e nossa mente por meio dos mudras.
Há aproximadamente 5 mil anos, durante o período védico na Índia, essa energia foi estudada e hoje sabemos como o sistema de chakras foi desenvolvido. Há milhares de pontos de energia ao longo do corpo, que variam de simples junções energéticas (sandhis/pontos marma) a grandes centros energéticos (chakras).
Os sete maiores chakras vão desde a base da coluna até o topo da cabeça. Cinco desses chakras se alinham à coluna e se associam ao polegar e demais dedos. Todos os sete grandes chakras possuem pontos correspondentes na mão.
Além dos sete grandes chakras, há também chakras menores ao longo do corpo. Os que nos interessam, é claro, são os chakras das mãos, localizados no centro das palmas.
Os chakras das mãos nos ajudam a dar e receber, a alcançar objetivos e a nos manter na realidade. Além disso, eles se associam ao chakra do coração e dão apoio ao seu fluxo de energia. Por estarem associados ao chakra do coração, os chakras das mãos se associam ao amor, à compaixão e à criatividade.
Os chakras das mãos são naturalmente úteis em terapias de toque e outras modalidades nas quais há um envolvimento emocional.
Portais energéticos são descritos como grandes estações de transmissão de energia. Apesar de a localização exata variar de pessoa para pessoa, muitos se localizam nas articulações e alguns nos pontos de acupuntura. Cada mão possui 20 pequenos portais energéticos.
O centro da palma da mão é chamado de “olho da mão” e possui um portal energético correspondente no lado oposto.
Namastê!
Nina Greguer
Fonte: Adaptado do Livro, “A Mudança na Palma da Mão” – Sandra Kines.
Querido Irmão de Jornada, se você gostou deste artigo, poderá gostar de nosso Curso de Mudra. Clique na imagem abaixo: