De acordo com os sábios nativos, estar apto a viver o Aloha Spirit é o caminho para a perfeição e autorrealização do corpo e da alma. Quando se vive o Espírito Aloha, se cria sentimentos e pensamentos positivos, que nunca se perdem.
Para os Havaianos ALOHA carrega a presença da respiração divina. Aloha é emanar e absorver boas energias, é viver em harmonia, e reconhecer a natureza divina que reside dentro de tudo e todos.
Ao desejar ALOHA estamos pronunciando em energia, a essência de sentimentos profundos onde está contida a harmonia entre alma, corpo, mente e natureza, e que floresce tanto de dentro para fora quanto de fora para dentro, pois o todo não existe sem a parte e é dependente do amor entre todas as coisas.
ALOHA é expressar amor universal e incondicional. Esta saudação carrega em sua energia de pronuncia compaixão, simpatia, afeição, misericórdia, assim como hospitalidade, amizade, família e paz.
O Espírito da essência do ALOHA é formado pela inicial de palavras profundas, que orientam e harmonizam o povo Havaino.
A – AKAHAI – bondade, ternura, amabilidade
L – LOKAHI – unidade, harmonia
O – OLU’OLU – agradável, cordialidade
H – HA’AHA’A – modéstia, humildade
A – AHONUI – paciência, perseverança
A PROFUNDA LEI DO ALOHA SPIRIT: O povo Havaino com seu imenso coração gostaria que o respeito, empatia e amor fossem sempre lembrados. O Estatuto do Hawai tem como objetivo lembrar as autoridades governamentais de tratar as pessoas com um profundo respeito e cuidado, assim como fizeram seus antepassados.
A lei do Aloha Spirit é mais um ensinamento do que uma lei, e expressa o desejo que todas as pessoas mundiais, autoridades ou não sejam capazes de contribuir para a construção de um mundo melhor.
Em um trecho, o Estatuto do Hawai diz: “Aloha significa respeito e afeto mútuo (...). Aloha está na essência dos relacionamentos, onde cada indivíduo possui uma importância fundamental para todos os outros e para a existência coletiva. Aloha significa ouvir o que não pode ser dito, ver o que não pode ser visto e conhecer o desconhecido. Ao exercer seu poder em nome do povo e no cumprimento de suas responsabilidades, obrigações e serviços, o legislador, governador, vice-governador, chefe de justiça, diretores de departamento, devem contemplar e usufruir da força vital, sempre considerando o Espírito Aloha.”
Que todos possamos viver sendo parte do planeta, desejando uns aos outras boas vibrações, entender que o AMOR FRATERNAL, não é supérfluo. Somos um só povo, uma só raça e para o Criador não existe rico ou pobre. ALOHA!!!
Ester de Susan. Aloha!