Toda erva traz em sua essência algum tipo de propriedade. Temos o costume de usar somente aquelas características ensinadas pela sabedoria popular, que sempre nos oferece muita informação útil. Mas genericamente podemos destacar dois tipos de propriedades: MEDICINAIS E MÁGICAS.
PROPRIEDADES MEDICINAIS DO HIBISCO
O chá de hibisco, além de auxiliar no emagrecimento, possui propriedades: anti-hipertensiva, sendo eficaz no controle da pressão arterial; gastroprotetora; vasodilatadoras; diurética; anti-inflamatória; laxante; analgésica; expectorante; digestiva; calmante e anticaspa.
A planta ajuda ainda no combate às doenças do coração, aumenta os níveis de colesterol bom, diminui os níveis de colesterol ruim, além de reduzir também os triglicerídeos. O chá é rico em proteínas, carboidratos, fibras, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, vitamina C, vitamina B1 e B2, vitamina A, Ácido fólico e cálcio.
Devido à esses componentes, o chá é eficaz ainda na manutenção da saúde da pele, dos ossos e dos cabelos (inclusive a queda), além de auxiliar o metabolismo do oxigênio e da glicose. O chá age ainda como um antioxidante, ajudando no combate do envelhecimento precoce da pele e da formação de células cancerígenas. Ele também auxilia o cérebro a manter suas funções em harmonia, auxilia na perda de peso, entre muitos outros.
PROPRIEDADES ENERGÉTICAS OU MÁGICAS DO HIBISCO
As flores de Hibisco são consideradas sagradas e são utilizadas para remover obstruções do primeiro chakra (raiz ou básico). Esta erva concede siddhis (poderes ocultos) e aumenta a concentração na meditação. Tem importância similar à flor de lótus e as rosas nas cerimônias sagradas. Ajuda a purificar o coração, física e espiritualmente.
INDICAÇÕES (USO EXTERNO):
Uso tópico: pode ser usado como cataplasma sobre células cancerosas, caxumba e feridas.
COMO PREPARAR O CHÁ?
O chá de hibisco pode ser preparado com 200 ml de água e entre 4 e 6 gamas, aproximadamente uma colher de chá das flores secas de hibisco. Em um recipiente, coloque a água e ferva. Adicione o hibisco, desligue o fogo e tampe, deixando em infusão abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe e consuma morno, frio ou até mesmo gelado.
CONTRAINDICAÇÕES E PRECAUÇÕES
O chá de hibisco, apesar de trazer muitos benefícios, não deve ser consumido em excesso, uma vez que, devido à sua ação diurética, pode acabar eliminando nutrientes essenciais para a saúde. O consumo é contraindicado para gestantes e lactantes, pois o chá pode oferecer riscos na estruturação dos genes do bebê. É contraindicado ainda para pacientes com pressão baixa, pois por atuar na redução da pressão arterial, pode causar tonturas, fraqueza e sonolência.
Obs.: Este artigo refere-se a tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
Fontes: