Esse gesto simboliza a faísca de vida que inflama nossas almas. A faísca da inspiração e da consciência. É uma forma de despertar que pode ocorrer através do poder que reside em nossas mãos.
Quando praticamos o Jnana, fazemos um gesto de consciência para nos conectarmos com a consciência divina/cósmica.
As palmas e os dedos das mãos têm muitas terminações nervosas, com energia constantemente sendo emitida. Quando o dedo indicador toca o polegar, um circuíto é produzido, permitindo que a energia que normalmente se dissiparia no ambiente, viaje de volta para o corpo, indo até o cérebro.
PRÁTICA:
1) Sente-se em uma cadeira ou no chão, em posição confortável. Respire profundamente algumas vezes, enquanto permite que seu corpo libere toda a tensão e sua mente se esvazie das preocupações diárias.
2) Quando se sentir pronto, dobre os dedos indicadores de ambas as mãos para tocar a base de seus polegares formando círculos, conforme imagem abaixo.
3) As mãos devem repousar sobre os joelhos. Quando os dedos e as mãos são colocados nos joelhos, eles são sensibilizados, criando outro circuíto prânico que mantém e redireciona prana para dentro do corpo. Além disso, colocando as mãos sobre os joelhos, estará estimulando um nadi que corre desde os joelhos, até o interior das coxas e para o períneo. Sensibilizar este canal ajuda a estimular as energias do chakra da raiz.
Este gesto simboliza estar pronto para receber. Você pode experimentar uma sensação de movimento energético através de suas mãos, ou de seu corpo. Uma vez que, o dedo indicador também se associa a intuição. Você pode sentir uma leve pressão ou alguma outra sensação na área do chakra do terceiro olho, localizado na testa, entre os olhos e um pouco acima da linha das sobrancelhas. Também está relacionado à intuição e se movimenta com frequência, de acordo com o movimento da energia universal.
Execute esse mudra pelo tempo que for confortável. Quando estiver pronto para encerrar a sessão, una suas mãos na posição de oração, na frente do coração. Expresse gratidão por qualquer coisa que estiver experimentado.
Se você gostou desse artigo e deseja se aprofundar nos conhecimentos dos Gestos Sagrados, clique no livro abaixo e conheça nosso Manual Digital de Mudras:
Namastê!
Nina Greguer
Fonte: Adaptado do Livro, “A Mudança na Palma da Mão” – Sandra Kynes.