O SIGNIFICADO DOS MUDRAS PRATICADOS PELO MESTRE JESUS-
Mudra em Sânscrito significa selo. Assim como os mantras, também os mudras funcionam como "chaves" que despertam forças superconscientes para benefício do ser humano.
Apesar de conhecidos originalmente em todas as tradições religiosas, os mudras fazem parte do lado interno de cada tradição, por isso são desconhecidos daqueles que praticam apenas a forma mais superficial das religiões.
OS MUDRAS NA CRISTANDADE
Para surpresa ocidental, Jesus aparece em gestos (mudras) em algumas pinturas cristãs, como podemos ver mais abaixo dois exemplos mais conhecidos.
Isso mostra que iconógrafos cristãos conhecem os significados dos mudras, cuja origem é oriental (hinduísta e budista).
Como a cristandade, em sua forma mais superficial condena como heresia tudo o que não é considerado canônico, conforme as regras estabelecidas pela Igreja, tais expressões acabam "emergindo" como verdades profundas, ligadas à natureza essencial do Ser, pois como símbolos superconscientes não podem ser ocultados da humanidade por muito tempo.
TUDO QUE ESTÁ OCULTO SERÁ REVELADO
Por mais que a ortodoxia tente esconder, tornando herética ou satanizando as verdades mais profundas, elas encontrarão, cedo ou tarde, meios de vir à tona:
"Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz." (Lucas 8:17)
Eis o verdadeiro significado das palavras de Jesus. O conhecimento interior ou esotérico não foi ocultado dos homens senão pela própria autoproclamada ortodoxia cristã em sua visão exotérica defendida ao longo de dois milênios.
OS ICONÓGRAFOS CRISTÃOS
Os iconógrafos são monges contemplativos que praticam a introspecção-meditação e vivem para aperfeiçoar a palavra do Deus por meio da pintura sacra. De certa forma, consciente ou não, eles tornam visíveis os sagrados gestos ("mudras"), demonstrando aos verdadeiros entendidos que o cristianismo místico se inspira na Fonte da superconsciência oriental.
Os mudras que vemos nestes ícones de Jesus representam o amor e a compaixão.