O que podemos fazer para nos sentirmos um pouco melhor e em um curto espaço de tempo, quando temos uma leve dor de cabeça, ou quando nos sentimos cansados? Podemos tentar praticar um simples exercício relacionado com a respiração yoga.
Nós não percebemos, mas durante o dia, alternadamente, uma narina predomina sobre a outra enquanto respiramos. Se nos concentrarmos em nossa respiração, podemos compreender se, em um dado momento, estamos respirando principalmente com a narina direita ou com a narina esquerda. Algumas vezes, no entanto, realmente respiramos com ambas as narinas.
A narina direita está ligada ao sol (Surya), ao calor, ao universo masculino, à energia regenerativa e à atividade do sistema nervoso simpático, o qual estimula o metabolismo.
A narina esquerda está ligada à lua (Chandra), ao frio, ao universo feminino, à calma, ao relaxamento, à criatividade e à atividade do sistema nervoso parassimpático.
Quando temos uma dor de cabeça, devemos fechar a narina direita e respirar profundamente por alguns momentos apenas através da narina esquerda (inspiro e expiro apenas através da narina esquerda). A respiração da narina esquerda está ligada ao relaxamento. Se a nossa dor de cabeça tiver origem em tensões física e ou emocional, este exercício pode ajudar a aliviá-la.
Se nos sentimos cansados, devemos fechar a narina esquerda e respirar por alguns momentos apenas com a narina direita (inspirar e expirar apenas através da narina direita). Respirar através da narina direita reativa a nossa energia vital, e pode nos ajudar a encontrar a energia necessária que nos falta. Esta prática é considerada útil para aplicar, por exemplo, quando já estamos cansados ao acordar. Se quando acordamos, percebemos que respiramos com a narina esquerda, tentamos respirar por alguns momentos com a narina direita para ver se a situação melhora.
A respiração alternada é uma prática recomendada para adultos e contra-indicada para crianças (as crianças devem sempre respirar livremente, mesmo quando fazem yoga).
Namastê!
Nina Greguer
Fonte: greenme
Querido Irmão de Jornada, se você gostou deste artigo, poderá gostar de nosso Curso de Mudra. Clique na imagem abaixo: